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COMPETITIVIDADE: INOVAÇÃO , ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

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Apresentação em tema: "COMPETITIVIDADE: INOVAÇÃO , ORGANIZAÇÕES E PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 COMPETITIVIDADE: INOVAÇÃO , ORGANIZAÇÕES E PESSOAS
Coordenação: Professor Luiz Carlos Di Serio Colaboração: Leopoldo Antonio de Oliveira Neto Agosto 2011

2 COMPETITIVIDADE: INOVAÇÃO , ORGANIZAÇÕES E PESSOAS
• PÚBLICO-ALVO Profissionais que estejam exercendo ou se preparando para ocupar cargo gerencial, interessados em atuar ativamente no diagnóstico, delineamento e implantação de inovações e mudanças, que agreguem valor para a Organização e para as pessoas que dela participem, com ganhos de competitividade num mercado em transformação. • OBJETIVO O programa busca ampliar o entendimento de como se dá a integração entre o conhecimento (tecnologia do produto e processo, informação), o ambiente inovador (gestão, motivação) e as ações (pessoas, capacitação) voltadas para a busca de resultados. Ao longo do curso, os alunos participarão ativamente da criação de uma metodologia para diagnóstico, planejamento e implantação das mudanças necessárias à melhoria da satisfação e da competitividade.

3 Como produto final do programa:
• METODOLOGIA O curso é desenvolvido por meio de preleções, palestras, filmes e aplicação de instrumentos diagnósticos com o uso de recursos instrucionais ativos tais como, discussão de casos, dinâmicas, aplicações práticas com base em diagnósticos relativos às pessoas e ao sistema produtivo do qual participam. Como produto final do programa: Cada participante receberá um relatório confidencial que apontará seus principais talentos e pontos de melhoria, relativos à melhoria da satisfação e da competitividade profissional e organizacional. Proposta inovadora: os grupos formados no início do programa devem desenvolver e apresentar, no ultimo encontro, uma proposta de inovação em uma empresa ou ambiente escolhido pelo grupo.

4 • PROGRAMA I. Estratégia, Competitividade Empresarial, Inovação e a Função Criadora da Gestão II. Mecanicidade de Pessoas: Organizações e os Sistemas Técnicos e Sociais III. A Função Criadora da Gestão: Necessidades dos Sistemas Produtivo e Humano IV. Modelo: Mental, Emocional, Organizações e os Sistemas Formais V. Orientação do Projeto Final VI. Gestão da Inovação VII. Tecnologia da Informação e Inovação VIII. Competitividade e o Futuro da Administração IX. Estratégia, Teorias da Firma e o Futuro da Inovação X. Enfoque Sistêmico: Gestão, Tecnologia e Pessoas XI. Estudo de Casos e Implantação XII. Gestão, Tecnologia, Pessoas, Cultura e Aprendizagem Organizacional XIII. Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas, articulada por Competências XIV. Competitividade Empresarial: Diagnóstico e Planejamento para a Inovação XIV. Projetos Aplicados pelos Grupos

5 Programação

6 Bibliografia Básica DI SERIO, L.C.; VASCONCELLOS, M. A. Estratégia e Competitividade Empresarial: Inovação e criação de valor. São Paulo: Editora Saraiva, 2009

7 Referências complementares:
MOUNTIAN, S. O criador no mundo empresarial: as dimensões a serviço do gestor. São Paulo: Editora Conex, 2007 PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, V. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004 KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2007 HAMEL, G.; BREEN, B. O futuro da administração. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008 ANTHONY, S. D.; ROTH, E. A. O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008 COVEY, S.M.R. O poder da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro; Editora Campus, 2008 FERNANDES, B.H.R. Competências & Desempenho Organizacional: o que há além do balanced scorecard, São Paulo: Editora Saraiva, 2006 ANTHONY, S. D.; JOHNSON, M., W.; SINFIELD, J. V.; ALTMAN, E., J. Inovação para o crescimento: Guia Prático e Funcional-Ferramentas para Incentivar e Administrar a Inovação. São Paulo: M.Books, 2011 GIBSON, R.; SKARZYNSKI, Inovação Prioridade Nº1: O caminho para transformação nas organizações. Editora Campus, 2008 RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. A empresa cocriativa: Por que envolver stakeholders no processo de criação de valor gera mais benefícios para todos. Editora Campus, 2011

8 INSTRUÇÕES DO CURSO Fundação Getulio Vargas/EAESP luiz.diserio@fgv.br
Prof. Luiz Carlos Di Serio Monitor: Luciano Moura de Araujo Agosto 2010

9 AGENDA WIKISPACES – AMBIENTE DE CONTEÚDO AVALIAÇÃO DO CURSO
CONTROLE DE FREQUÊNCIA COFFEE-BREAK LOCALIZAÇÃO DA SECRETARIA GVPEC

10 WIKISPACES.COM Programa do curso Documentos referente a cada aula
Fórum de debate

11 AVALIAÇÃO DO CURSO Documento distribuído 15 min antes do término da aula Recolhimento da avaliação no final da aula

12 CONTROLE DE FREQUÊNCIA
Colocar a digital situado na mesa do professor Horário de registro de entrada: 19 às 19:50hs – leitura do período das 19:30 às 21:00hs 21 às 21:30hs - leitura do período das 21 às 10:35hs Horário de saída: a partir das 22:35hs Número de faltas: até 25% do total da carga horária NÃO HÁ ABONO DE FALTAS Não receberão certificado do curso alunos com maior número de faltas permitido

13 COFFEE-BREAK Horário de Coffee-Break: 21 às 21:15hs

14 LOCALIZAÇÃO GVPEC Secretaria GVPEC localizada no 8º andar

15 BUSINESS PLAN Como montar um Business Plan Profs. Luiz C. Di Serio
Wagner B. Damiani PC-8067-RR

16 SUMÁRIO EXECUTIVO Propósito do Plano Produtos e Serviços Ofertados
Análise de Marketing – Características e Escopo Estratégia de Mercado e de Vendas Pessoa-Chave Dados Financeiros Retorno do Investimento

17 BACKGROUND Descrição da Empresa – Passado e Presente
Habilidades distintas, Singularidade e Proteção

18 ANÁLISE DE MERCADO Descrição da Indústria, escopo e tendências
Perfil do Principal Cliente Mercado-alvo – Penetração de Mercado Técnicas predominantes de Vendas Problemas, obstáculos e Oportunidades Pesquisa de Mercado – Específica e Geral Competição – Forças e Franquezas

19 PRODUTO E/OU SERVIÇO Benefícios – Satisfação das Necessidades do Cliente Estágio Atual – Idéia, Protótipo, Pequenas Vendas, Etc. Ciclo de Vida Propriedade Intelectual – Patentes, Comércio Secreto, Etc.

20 ESTRATÉGIA DE MERCADO Estratégia Específica para o Crescimento
Distribuição Propaganda – Institucional e de Produto Estratégia Específica de Vendas

21 OPERAÇÕES Pessoa-Chave – Alocação de Recursos, Principais Forças
Produção e/ou Entrega de Serviço – Capacidade Técnica, Custos, Logística, Controle de Qualidade, Economias de Escala Necessidade de Fornecedores Estrutura Legal Stakeholders Mapa Organizacional Recursos Humanos

22 FINANCEIRO Capital Necessário Uso do Capital Retorno dos Investidores
Passado e Presente Financeiro – Fluxo de Caixa, Lucro, Prejuízo, Balanço Projeções Futuras – Fluxo de Caixa, Balanço Explicação das Projeções Futuras

23 APÊNDICE Resumo dos Gestores-Chave

24 Exercício

25 Conceitos E Implementação
Inovação e Competitividade: Conceitos E Implementação Prof. Luiz C. Di Serio Fundação Getulio Vargas Agosto de 2011

26 Tema I: Abertura 1. Apresentação do Curso: metodologia, estrutura e apredizagem Atividades_Monitoria_ pptx 2. Planos de Negócios e projetos para o final do programa BUSINESS PLAN.ppt busplan.doc 3. Conteúdo 3.1 Integração de Gestão, Tecnologia e Pessoas Inovacao_Abril_Conceitos_REf_ [Modo de Compatibilidade].pdf 3.2 Pessoas: modelo mental e emocional 4. Estudo de Casos Pc8104cr_CasoBurti_1.pdf Artigo_Fleury_simpoi_2008.doc 5. Inovações: tendências

27 Roadmap para análise da competitividade


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