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Produto Inédito Sustentável – Plano de MKT Gestão de Marketing CEAG – FGV 01/09/2010 BioWindow Janela com estrutura de PET Apelo ecológico, arquitetônico,

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Apresentação em tema: "Produto Inédito Sustentável – Plano de MKT Gestão de Marketing CEAG – FGV 01/09/2010 BioWindow Janela com estrutura de PET Apelo ecológico, arquitetônico,"— Transcrição da apresentação:

1 Produto Inédito Sustentável – Plano de MKT Gestão de Marketing CEAG – FGV 01/09/2010 BioWindow Janela com estrutura de PET Apelo ecológico, arquitetônico, sustentável Vida útil longa Material reciclável Design inovador Estudo Novos Modelos

2 Análise do Mercado e do Produto Tecnologia: Patentes tecnológicas disponíveis para o desenvolvimento agregam altos valores. Tecnologia para a elaboração do produto ainda está em desenvolvimento e requer um alto investimento. Existem outras utilidades para as embalagens além do produto proposto, como a transformações das mesmas em combustível, por exemplo. Social: Maior conscientização ambiental da sociedade. Aumento na geração de renda e emprego. A reciclagem incentiva o crescimento de cooperativas e promove a inclusão dos catadores na vida econômica e na cidadania. Economia: O volume de crédito imobiliário previsto para 2011, da ordem de R$ 85 Bilhões. Crescimento da demanda de garrafas PETs para 2011 é da ordem de 8% a 12%. Facilidade de obtenção de crédito ; Meio Ambiente: Existe abundância de matérias-prima para a produção; PET: produção 253 toneladas, 54,8% reciclada; As embalagens PET são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico. Política: A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituida pela lei 12305/10, ainda é bastante genérica. A regulamentação da coleta de resíduos sólidos de grandes geradores na cidade de São Paulo, em vigor desde novembro de 2010, não inclui catadores de materiais recicláveis.

3 Forças Motrizes

4 Possíveis Cenários

5 Cenário 1 - Verde Elementos pré-determinados: 1 - Demanda por produtos derivados de materiais recicláveis em franco crescimento. 2 - Aumento da população e do consumo de garrafas PET's no Brasil. 3 - Necessidade do envolvimento da Sociedade para melhorar o processo e separação do material reciclável. 4 - Devido aos grandes eventos esportivos da Copa do Mundo e das Olimpiadas no Brasil, existirá um grande mercado para as janelas recicladas em hotéis, centros esportivos, etc. 5 - Conscientização ambiental crescente na população mundial 6 - Utilização de recursos que a matéria prima (a garrafa PET) de uma forma consciente e ajudando o meio ambiente e em paralelo o Planeta. Elementos de incerteza neste cenário: 1 - Processos, tecnologia e incentivos fiscais favorecem a utilização de material reciclável em diversos setores da economia e no nosso caso, construção civil. 2 - Novos postos de trabalho na áreas de sustentabilidade. 3 - Desenvolvimento da legislação para favorecer organizações e pessoas na área de sustentabilidade. 4 - Governantes dispostos a resolução de problemas de questões ambientes desde regionais a federais. L egislação favoráveis para reciclagem das garrafas PETs com incentivos fiscais. Inexistências de produtos substitutos.

6 Cenário 2 - Cinza Elementos pré-determinados: 1 - Demanda por produtos derivados de materiais recicláveis em franco crescimento. 2 - Aumento da população e do consumo de garrafas PET's no Brasil. 3 - Necessidade do envolvimento da Sociedade para melhorar o processo e separação do material reciclável. 4 - Devido aos grandes eventos esportivos da Copa do Mundo e das Olimpiadas no Brasil, existirá um grande mercado para as janelas recicladas em hotéis, centros esportivos, etc. 5 - Conscientização ambiental crescente na população mundial 6 - Utilização de recursos que a matéria prima (a garrafa PET) de uma forma consciente e ajudando o meio ambiente e em paralelo o Planeta. Elementos de incerteza neste cenário: 1 - Ausência de incentivos para melhorias nos processos e utilização de material reciclável por parte do governo. 2 - Demora na elaboração de leis favoráveis aos processos e tecnologia de reciclagem de materias. 3 - Novos materias surgem para produção de janelas na forma de "Produtos Substitutos". 4 - Construção civil, irá procurar importar janelas de países como a China. 5 - Aumento nos encargos de trabalhadores que trabalham com material reciclável. L egislação desfavorável ( ausência, demora na elaboração ) para reciclagem das garrafas PETs com incentivos fiscais. Aparecimento de produtos substitutos.

7 Ameaças e Oportunidades CENÁRIO 2 - CINZA Ameaças: Dificuldade na obtenção de recursos públicos para pesquisas. Ameaças de produtos substitutos, visto que a elaboração do produto final demanda tempo e altos investimentos. Falta de um padrão de qualidade à ser atendido, por se tratar de um produto inovador. Oportunidades: Lançamento de produto sustentável frente à uma sociedade que está cada vez mais valorizando a preservação e a reutilização e condenando a exploração e o desperdício. Inovação de um produto até hoje pouco explorado na questão sustentável e que atenderá as necessidades do mercado de maneira objetiva. CENÁRIO 1 - VERDE Ameaças: Legislação muito geral e com pouca aplicabilidade, dificultando a comercialização e criação de novos produtos. Sem referência tecnológica para a produção de janelas feitas de plástico PET, o que requer tempo e altos investimentos em pesquisas. Oportunidades: Grandes demandas originárias pelo crescimento do setor imobiliário e a oportunidade de comercializar um produto inovador no mercado agregando a idéia de sustentabilidade. Incentivo à mão de obra, envolvimento da sociedade na preservação do meio ambiente e criação de novas frentes de trabalho focadas em reciclagem.

8 Proposta de Ação 1 - Fazer parcerias com imobiliárias, para vender as janelas para todo o prédio (B2B), sem a interferência do cliente final. 2 - Caso a primeira opção não seja possível para alguns empreendimentos imobiliários, fazer parcerias com as construtoras para montar um stand com representantes comerciais da janela PET, assim que o espaço de um novo prédio estiver disponível para visitação. 3 - A janela PET também poderá ser comprada através do site da própria empresa (e- commerce), sendo oferecidos os serviços de entrega e instalação. 4 - Num primeiro momento, para lançar o produto, a comunicação seria feita pela internet através de um hotsite, twitter, blogs e revistas online relacionados à construção civil e sustentabilidade. 5 - Para manter a campanha, num segundo momento seriam veiculados filmes na televisão e entregues material impresso em lojas de material de construção. 6 - Merchandising nas lojas de material de construção através de um representante da empresa para divulgar o produto diretamente ao cliente final.

9 Resultado Esperado 1 - Imagem de ser uma janela correta: sustentável e durável, suprindo as mesmas necessidades que as janelas feitas de outros materiais já existentes, mas com o apelo de ser feita de material reciclável. 2 - Empresa pioneira a lançar um produto inovador e que agride menos o meio ambiente no mercado de construção civil. 3 - Desenvolvimento de um novo produto que vai revolucionar o segmento de janelas. 4 - Espera-se vender janelas no primeiro ano, e em cinco anos, ter um lucro líquido equivalente a milhões de reais.

10 BioWindow Obrigado!!! MARIANA PAPINI FERNANDO DA SILVA FERREIRA MAURÍCIO AYRES RAFAEL IAZZETTI


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