A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Amor Redentor Pra. Neidinha. Introdução O livro de Rute é um livro histórico do velho Testamento. Trata-se de uma linda história de amor que aconteceu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Amor Redentor Pra. Neidinha. Introdução O livro de Rute é um livro histórico do velho Testamento. Trata-se de uma linda história de amor que aconteceu."— Transcrição da apresentação:

1 Um Amor Redentor Pra. Neidinha

2 Introdução O livro de Rute é um livro histórico do velho Testamento. Trata-se de uma linda história de amor que aconteceu “nos dias em que julgavam os juízes”. O romance contado neste livro simboliza a nossa redenção e o nosso relacionamento com o nosso Senhor Jesus Cristo. Rute, a nora moabita de Noemi, representa aqueles que ainda não fazem parte da família de Deus. Veremos como Ele manifestou seu amor e sua graça em favor de Rute no processo de redenção prescrito na lei de Deus.

3 Rute 1 : Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra, e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2. Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; seus filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3. Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4. Os quais casaram com mulheres Moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5. Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.

4 I) A Família Passou Por Adversidades e Uma Profunda Tristeza Crise da perda (morte). O livro de Rute mostra o amor de Deus ao homem, ou seja, sua Redenção e Salvação.

5 II) Fé e Sobrevivência Noemi reconheceu a bondade de Deus em sua vida, dando-lhe duas filhas (noras). Rute 1: 6- 7, 14, 15, Então, se dispôs ela com suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.

6 III) Companheirismo Entre as Mulheres (Compromisso Nos Relacionamentos) 7. Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá. 8. Disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

7 Rute demonstra um ato de amor, lealdade e determinação. 15. Disse Noemi: eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; porém tu; volta após a tua cunhada. 16. Disse, porém Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, a onde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus

8 Rute era uma mulher determinada. Com essa frase. ”O teu Deus é o meu Deus.” Mostrou que o seu compromisso não era de meras palavras ou de uma simples emoção, comprometendo-se apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel.

9 IV) Duas mulheres, (Noemi e Rute). Três atitudes vivenciadas nos momentos de crise 1.Atitude de fé. (Hb. 12:2a) Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,...

10 2. Atitude de amor (Rute 1:17) Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rm. 8:38-39) Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar- nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

11 3. Atitude de determinação. (Gl.5:23). Domínio próprio, a chance de escolher e o autocontrole nas decisões.

12 V) Qualidades Importantes Na Vida De Rute: Capacidade de compreender; Honestidade; Amor recíproco; Virtuosa; (Rute 3:11) Sábia; Modelo de caráter feminino.

13 9. Quando também segares a messe a tua terra, o canto do teu campo não segará totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe. 10. Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha, deixá-lo-ás aos pobres e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Essa lei é chamada a “Lei da Colheita” (Rute 2:2-4). 2. Rute, a Moabita, disse a Noemi: deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que me favorecer. Ela disse: vá minha filha! 3. Ela foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.

14 VI) Noemi e Rute chegam a Israel e recebem a graça de Deus. (Rute 1:22) 22. Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada. Noemi representa uma filha de Deus voltando para a casa de seu Pai. (Lc 15:20) Rute representa uma pessoa que precisa pertencer à família de Deus. A graça de Deus encontra-se na lei de Deus. (Levítico 19: 9-10).

15 Boaz era um homem rico e influente, proprietário de terras, um empregador bondoso, um líder sensível e espiritual, um homem que escolheu ser instrumento de felicidade.

16 Lei do Resgatador ou Redentor. (Deuteronômio 25:5-6). Se irmãos morrem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado. 6. O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel.

17 VII) O Primeiro Encontro De Boaz Com Rute (2:8 -10) 8. Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tão pouco passes daqui, porém aqui ficarás com as minhas servas. 10. Então, ela, inclinando-se o rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? O diálogo e a afeição profunda entre Boaz e Rute. Noemi dá a perceber a Rute que Boaz seria o seu resgatador.

18 Boaz resgatou Rute de duas formas: 1.Comprou de volta quando pagou todas as suas dívidas. 2.Firmou um relacionamento com ela, trazendo de volta para a família.

19 I Pedro 1: Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro que fostes resgatados do vosso fútil procedimentos que dos vossos pais vos legaram, 19- mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20- conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado nos fins dos tempos, por amor de nós, 21- que por meio dele, tendes fé em Deus, o qual ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança esteja em Deus.

20 Conclusão Essa é uma linda história redentora de “Amor”. ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.


Carregar ppt "Um Amor Redentor Pra. Neidinha. Introdução O livro de Rute é um livro histórico do velho Testamento. Trata-se de uma linda história de amor que aconteceu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google