A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João Paulo R. Mendes, Mariana O. Guimarães, Mayara A. Rocha, Maylton A. Araújo, Murilo Dyonisio, Ritta C. Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João Paulo R. Mendes, Mariana O. Guimarães, Mayara A. Rocha, Maylton A. Araújo, Murilo Dyonisio, Ritta C. Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 João Paulo R. Mendes, Mariana O. Guimarães, Mayara A. Rocha, Maylton A. Araújo, Murilo Dyonisio, Ritta C. Ramos.

2 A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita. Cerca de 97,5% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; 2,493% é doce mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas (aqüíferos) de difícil acesso; 0,007% é doce encontrada em rios, lagos e atmosfera de fácil acesso para o consumo humano.

3 No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável

4 As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e uso de agrotóxicos sem controle.

5 A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes. Poluição por esgoto

6 A poluição industrial é um dos fatores que está devastando rios e lagos com produtos químicos e resíduos lançados diretamente no meio ambiente, assim como também é um dos maiores fatores no aquecimento do planeta. Poluição Industrial

7 Os produtos agrotóxicos usados em excesso nas lavouras, também contribuem para a poluição da água, infiltrando no solo e escorrendo para os lençóis freáticos. Poluição por agrotóxicos

8 A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática. Chuva ácida

9 Processo de poluição de rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos. Eutrofização

10 É causada por processos de erosão e decomposição que fazem aumentar o conteúdo de nutrientes, aumentando a produtividade biológica, permitindo periódicas proliferações de algas, que tornam a água turva e com isso podem causar deficiência de oxigênio pelo seu apodrecimento, aumentando sua toxidez para os organismos que nela vivem.

11 Os vazamentos de petróleo produzem um fenômeno conhecido como "maré negra", quando uma película do produto, com densidade diferente da água, forma-se na superfície do mar. Seu efeito já é letal para as espécies que integram o ecossistema marinho, mas os prejuízos aumentam quando a poluição chega à costa.

12 É provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

13 As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

14 Entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.

15 Um oceano de plástico de tamanho incerto e aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. É o Pacífico, o maior dos oceanos, agredido pela humanidade onde a humanidade raramente chega. Há plástico e plâncton, lixo e alimento, tudo misturado. Poluindo o paraíso, confundindo as aves, criando anomalias – como a tartaruga que cresceu com um anel de plástico em volta do casco.

16 Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

17 Outras ações para prevenir a poluição das águas são: Não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

18 Vídeos  Vl4&feature=related Vl4&feature=related  Q Q

19 SUA PESQUISA. Disponível em: Acessado em 03/11/2011. EDUCAR. Disponível em: educar.sc.usp.br. Acessado em 03/11/2011. UOL. Disponível em Acessado em 03/11/2011. WIKIDOT. Disponível em: biologiaambiental- ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua. Acessado em 03/11/2011. USP. Disponível em: eco.ib.usp.br. Acessado em 03/11/2011. PORTAL SÃO FRANCISCO. Disponível em Acessado em 03/11/2011.


Carregar ppt "João Paulo R. Mendes, Mariana O. Guimarães, Mayara A. Rocha, Maylton A. Araújo, Murilo Dyonisio, Ritta C. Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google