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Qualiaids 2010: avaliação dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/aids Sistema Qualiaids.

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1 Qualiaids 2010: avaliação dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/aids Sistema Qualiaids

2 EQUIPE QUALIAIDS Maria Ines Battistella Nemes 1 Joselita Maria de Magalhães Caraciolo 1,2 Cáritas Relva Basso 1,2 Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves 3 Regina Melchior 4 Wania Maria do Espírito Santo Carvalho 1 Ruth Kehrig 5 Elen Rose Lodeiro Castanheira 6 Maria Altenfelder Santos 1 Felipe Campos Vale 1 Ana Maroso Alves 1 Chizuru Minami Yokaichiya 7 Rachel Baccarini 8 1 Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva 2 Coordenação Estadual de DST e Aids de São Paulo, Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids 3 Departamento de Saúde Pública da UFMA, São Luis 4 Departamento de Saúde Coletiva da UEL, Londrina 5 Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso 6 Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNESP, Botucatu 7 Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Coordenadoria Regional de Saúde Sul 8 Secretaria Estadual de Saúde de Belo Horizonte Congresso de Prevenção DST/Aids 2010

3 Sistema Qualiaids para avaliação dos serviços: questionário e guia de boas práticas Objetivo: avaliar e aprimorar a qualidade da assistência dos serviços ambulatoriais do SUS que assistem adultos vivendo com HIV e aids

4 Sistema Qualiaids Questionário Online Auto – avaliativo Resposta: Gerente e Equipe Guia de Recomendações

5 Elaboração do questionário Grupos focais: usuários / profissionais Normas do programa Literatura Modelo Delphi Pré-teste e avaliação qualitativa Grupo de experts Questionário

6 Características do Questionário Dimensões da Qualidade 107 questões de única ou múltipla escolha

7 Pontuação 99 questões: escala de três pontos 0 Padrão insuficiente 1 Padrão aceitável 2 Padrão esperado

8 Exemplo 25. Caso o paciente com sorologia positiva confirmada não retornar a esse serviço: Assinale apenas uma alternativa (1) Aguarda o retorno espontâneo (2) Convoca, tendo o cuidado de não quebrar o sigilo (3) Convoca, apenas se for gestante, tendo o cuidado de não quebrar o sigilo (4) Não se aplica, pois a testagem é anônima (5) Não se aplica, pois esse serviço não oferece exame

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10 Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

11 Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade Equipes e gerentes dos serviços Gerentes das coordenações municipais e estaduais

12 Responder em conjunto com equipe possibilita avaliação Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade Equipes e gerentes dos serviços Consulta do guiaSubsídios para pautas de discussão e metas de reorganização. Fragilidades do serviço Ao final: relatório de respostas com pontuação

13 Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais Informações sobre a organização dos serviços do município, do município e do Estado e identificação de pontos críticos passíveis de mudanças e intervenções organizacionais e previsão de recursos orçamentários, na PAM, etc. Permite o monitoramento dos serviços classificados nos piores grupos de qualidade e posteriormente, a observação da movimentação dos mesmos nos grupos. Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

14 Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais Devolutivas para os serviços e municípios –I Oficina de Avaliação e Monitoramento da Assistência Ambulatorial às Pessoas que Vivem com HIV no Estado de São Paulo. Elaboração do plano de ação em subgrupos realização de oficina de qualidade monitoramento presencial dos serviços nos piores estratos divulgação dos dados nos espaços de gestão e científicos: câmara técnica, conselho, treinamentos e encontro de serviços. Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

15 Onde encontrar?

16 Onde encontrar?

17 Resultados da avaliação Qualiaids Participação dos serviços nas três avaliações realizadas AnoServiços existentes Serviços respondentes N% 2001* , , ,6 * Validação do questionário e aplicação sob a forma de pesquisa, em 7 estados brasileiros

18 Resultados da avaliação Qualiaids

19

20 Resultados 2010: disponibilidade de recursos Porcentagem de serviços segundo indicadores de recursos, Brasil, (N= 659) Referenciamento para proctologia > 45 ou imp

21 Resultados 2010: organização da assistência Porcentagem de serviços segundo indicadores de assistência, Brasil, (N= 659)

22 Resultados 2010: gerenciamento técnico do trabalho Porcentagem de serviços segundo indicadores de gerência, Brasil, (N= 659)

23 Distribuição das médias por dimensão segundo os grupos de qualidade, Brasil, 2010 (N = 641) Grupos RecursosGerênciaAssistênciaGeral N MédiaDPMédiaDPMédiaDPMédiaDP Primeiro1,470,171,480,161,480,141,480,11214 Segundo1,370,191,220,191,280,161,280,10102 Terceiro1,190,211,140,221,340,141,240,1279 Quarto1,250,191,040,201,150,151,130,12176 Quinto1,160,260,780,220,950,170,940,1570 p*<0,001 * Teste Kruskal-Wallis Resultados 2010: grupos de qualidade

24 Grupos de qualidade segundo as médias nas três dimensões, Brasil, (N= 641)

25 Gráfico 4: Distribuição dos Grupos de Qualidade Segundo Região Brasileira, 2010 (N = 641)

26 Gráfico 5: Distribuição dos Grupos de Qualidade Segundo Regiões do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil, 2010 (N = 641)

27 Conclusões Aumento da taxa de participação dos serviços em relação à aplicação anterior Mais de 10% dos serviços no 5º grupo de qualidade: requer ações gerenciais imediatas Mais de 30% dos serviços no 1º grupo de qualidade: necessidade de tornar os padrões de qualidade mais exigentes Revisão do questionário, da pontuação e do Guia de Boas Práticas: busca de maior precisão e de atualização das metas de qualidade


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