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Geographic Information System

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Apresentação em tema: "Geographic Information System"— Transcrição da apresentação:

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2 Geographic Information System
Conceituação GIS Geographic Information System Um Sistema de Informações Geográficas é um sistema computadorizado de gerenciamento de bases de dados para captura, armazenamento, recuperação, análise e visualização de dados espaciais (posicionalmente definidos). National Science Foundation

3 Conceituação Mapas Pirâmide GIS Resultados O que se deseja Aplicações
Dados (Layers) O que precisa ser construído antes Dados (layers) Mapas

4 Integração de Processos
Conceituação Integração de Processos Gerenciamento de Projetos Ordens de Serviço GIS / Mapas Manutenção Atendimento ao Consumidor Comercial GIS Distribuído Database Padrão Modelagem de Esgoto Manobra Modelagem de água Planejamento

5 Objetivos Fundamentais
INTEGRAR as atividades de Gestão de Redes e Instalações e Manutenção à estrutura de INFORMAÇÃO da Empresa; Objetivos Fundamentais DISPONIBILIZAR ferramentas efetivas de análise e suporte à decisão, transformando dados em informação e conhecimento.

6 Outros Objetivos Viabilizar um combate sistemático e científico às perdas físicas; Preparar a integração operacional com ferramentas de gestão empresarial; Institucionalizar o conhecimento da Operação das Redes e adotar técnicas modernas de operação e gestão; Preparar a integração operacional com a automação na distribuição (tipo SCADA); Aumentar a eficiência e o desempenho comercial nas perdas não-físicas;

7 Benefícios Acompanhamento do Desempenho Comercial
A combinação de informações comerciais (ligações e consumos), cadastrais (redes), zoneamento urbano e dados de outras organizações irá viabilizar um firme combate e prevenção de fraudes, além de um melhor conhecimento do mercado consumidor da SABESP Recuperação de Receitas O GIS irá potencializar as medidas em curso para recuperação de receitas e vai acelerar a depuração cadastral da Companhia. Adicionalmente será facilitado o programa de ligações factíveis de esgoto Aprimoramento do Atendimento ao Consumidor As estruturas de atendimento da Companhia (195, 0800, ERs), apenas com as informações mais confiáveis e integradas que o GIS irá poderá oferecer, sem outros investimentos, melhor qualidade nos serviços prestados.

8 Benefícios Registro Histórico e Espacial de Incidentes
O GIS, através do acompanhamento espacial e temporal das ocorrências nas redes (vazamentos, extravasamentos, anomalias,...), racionalizará as ações de campo, preventivas e corretivas, além de permitir a mensuração do desempenho das unidades e seu controle gerencial Análise Conjunta de dados Através da análise conjunta dos dados da infra-estrutura (redes e instalações) com os dados dos sistemas atuais, poderão ser visualizadas e identificadas características de desempenho do sistema, tradicionalmente de difícil e demorada obtenção Visualização das Regiões não Abastecidas Com um registro central “on-line” das ações de manutenção e das manobras na rede, será possível monitorar as regiões onde a rede está (ou estará) temporariamente fora de carga além de identificar os consumidores afetados e informar o Call Center

9 Benefícios Engenharia de Operação de Rede
Através da ligação do GIS com os softwares de modelagem hidráulica das redes de água e esgoto, esses modelos podem ser ferramentas efetivas de engenharia de operação permitindo um salto de qualidade sobre as práticas atuais Melhoria no Desempenho do Controle de Perdas O GIS irá dotar a Companhia de um novo elenco de ferramentas para permitir um melhor gerenciamento de pressões na rede e a identificação e substituição dos trechos críticos.

10 Gerenciamento do Projeto
O projeto envolve mais de 1900 atividades

11 Parceiros do Projeto GIS
Prestação de Serviços de Gerenciamento e Auditoria da Implantação do Sistema GIS Prestação de Serviços Técnicos de Informática e Licenciamento de SW JNS/BASE Prestação de Serviços Técnicos de Conversão de Dados EMISSÃO/CSI Em contratação Fornecimento e instalação de HW arquitetura de processamento

12 Estrutura de Gerenciamento

13 Estratégia de Implantação
1a. Etapa Disponibilizar Aplicações para o Município de São Paulo Complementar e integrar as bases do Município de São Paulo 2a. Etapa Disponibilizar Aplicações para os demais Municípios da RMSP Converter e integrar as bases dos demais Municípios da RMSP Disponibilizar Aplicações Avançadas para todos Municípios da RMSP Estender o sistema para as áreas do Interior

14 O Desafio do Projeto GIS Objetivos OPERACIONAIS Iniciativa CORPORATIVA
Gestão da Mudança O Desafio do Projeto GIS Iniciativas LOCAIS Objetivos OPERACIONAIS Iniciativa CORPORATIVA Objetivos de NEGÓCIO

15 O Processo de Gestão de Mudanças
É algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada futura, definida no escopo do projeto. Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: Objetivos esperados Agentes de mudança Público alvo Processos de negócio/trabalho Tecnologias Pessoas Cultura da organização Situação Futura Situação Atual

16 O Papel da Gestão de Mudanças
Promover um equilíbrio entre o lado humano e o lado técnico da questão

17 O Papel da Gestão de Mudanças
Impactos previstos Atividades por UN/s em 4 dimensões da mudança: Modelagem - acompanhamento de implantação de novas funções ou novos processos Capacitação – monitoramento dos treinamentos técnicos e de processos Comunicação – acompanhamento da implantação do plano de comunicação Facilitação – desenvolvimento de atividades de receptividade da mudança Estrutura Processos Cronograma de Implantação de estrutura de processos/ procedimentos Plano de Capacitação dos usuários Plano de Comunicação Cultura Definição do Grupo de Trabalho (Integradores) Elaboração do Macro Plano de Gestão de Mudanças Team Building Kick Off Estratégia Desenvolv. do Plano de Comunicação Procedimentos de Monitoria Pessoas OBJETOS DA MUDANÇAS Por Unidade de Negócio …………………… PLANEJAMENTO DA ABORDAGEM …………………… COMPREENSÃO DA MUDANÇA Levantamento e análise dos impactos PLANEJAMENTO DA MUDANÇA IMPLEMENTAÇÃO DA MUDANÇA

18 Passos para a Gestão da Mudança

19 Grupo de Desenvolvimento
Gestão da Mudança – Canais de Comunicação Integradores Áreas Funcionais INTRANET Grupo de Desenvolvimento Funcional Grupo de Análise Integrada Comitês 109 processos impactados em 25 áreas da Sabesp

20 Intranet - Portal GIS

21 Metodologia de Abordagem das Pessoas-chave (Stakeholders)
Escopo Identificação das Pessoas-Chave (stakeholders) Atividade Mapeamento das visões e percepções das Pessoas-Chave (stakeholders) Produto Relatório de Análise de posicionamento frente ao projeto/ações pontuais para gerir a mudança

22 Relação entre Impactos, Reações e Cultura Sabesp
O objetivo da figura é ilustrar e enfatizar a conexão existente entre os Impactos da Mudança , Reações à Mudança e a Cultura Sabesp, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da mudança que deve levar em conta todos os aspectos e dimensões de forma integrada, coordenada, pois estes exercem impactos significativos uns nos outros.

23 Visão Geral do Cronograma

24 Situação do Projeto Cadastro digital de redes e ligações da cidade de São Paulo em formato CAD Georeferenciado concluído; Modelagem de dados de cartografia, redes e ligações concluída; Modelagem funcional detalhando as aplicações do sistema em fase final de conclusão; Plataforma de SW definida; Cadastro digital de redes e ligações das demais cidades da RMSP em conversão; Funcionalidades iniciais desenvolvidas; Aquisição do hardware em contratação

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26 Funcionalidades Atendimento Comercial
DEPURAÇÃO CADASTRAL: Integração dos Cadastros Técnico e Comercial, permitindo análise de situações de inconsistência cadastral - ligação só de água quando há rede coletora de esgotos na rua ATUALIZAÇÃO DE CLIENTES: Integração com o Sistema Comercial - visualização automática da situação das ligações cadastradas (inclusive de solicitações de novas ligações) ATENDIMENTO AO CLIENTE: informações on-line sobre as características de determinada ligação (através do endereço do cliente) e da possibilidade de execução de novas ligações solicitadas (presença ou não de rede na rua)

27 Análises complementares
Funcionalidades Análises complementares APOIO AO PROGRAMA CAÇA RECEITA: análise de comportamentos de consumo, através da combinação de informações comerciais (ligações e consumos), cadastrais (redes), zoneamento urbano e dados de outras organizações (IBGE, DAEE,...); ANÁLISE DE PERDAS: Comparação entre valores de micro e macro medição de determinada área MANUTENÇÃO: facilidade e rapidez de acesso (visualização e impressão de qualquer ponto da rede) às informações dos detalhes de localização dos elementos de rede (Croquis de Localização de água/ esgoto)

28 Funcionalidades Desempenho Operacional VISUALIZAÇÃO DE OCORRÊNCIAS
tipo (vazamento, extravasamento, refluxo,...) localização (rede, ramal, cavalete,...) consumidores afetados por determinada manobra na rede ANÁLISE DE ÍNDICES DE DESEMPENHO OPERACIONAL tempo médio de solução de ocorrências / área controle de serviços executados por terceiros serviços pendentes / em execução / executados / área APOIO AO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SERVIÇOS otimização dos itinerários (programação) produtividade das equipes de campo ANÁLISE DE ÍNDICES DE PERFORMANCE DE REDES no. ocorrências / tipo de ocorrência / extensão de rede no. ocorrências / tipo de ocorrência / no. de ligações APOIO À COBRANÇA DE SERVIÇOS identificação do cliente a ser cobrado pelo serviço

29 Funcionalidades CONTROLE DE EFLUENTES: Disponibilização da visualização dos consumidores contribuintes para determinado ponto da rede, permitindo a identificação dos potenciais consumidores responsáveis por lançamento de carga tóxica detectado RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Notificação prévia ao cliente do período e causa de corte / queda de performance do abastecimento em função de manutenções preventivas no sistema

30 Funcionalidades MANUTENÇÃO DE REDES
Análise integrada de características físicas da rede (no. Vazamentos no trecho, idade e pressão) de forma a subsidiar decisões do tipo recuperação ou substituição do trecho OTIMIZACAO DA OPERAÇÃO DA REDE com simulações hidráulicas (inclusive de expansão de rede) – software de modelagem hidráulica VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS PONTOS DE COLETA em função dos parâmetros de controle (cloro, pH, cor, turbidez,...) e da distribuição espacial dos mesmos


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