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1. 2 GIS Um Sistema de Informações Geográficas é um sistema computadorizado de gerenciamento de bases de dados para captura, armazenamento, recuperação,

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Apresentação em tema: "1. 2 GIS Um Sistema de Informações Geográficas é um sistema computadorizado de gerenciamento de bases de dados para captura, armazenamento, recuperação,"— Transcrição da apresentação:

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2 2 GIS Um Sistema de Informações Geográficas é um sistema computadorizado de gerenciamento de bases de dados para captura, armazenamento, recuperação, análise e visualização de dados espaciais (posicionalmente definidos). National Science Foundation Geographic Information System Conceituação

3 3 Pirâmide GIS Mapas Dados (layers) Aplicações Resultados Dados (Layers) O que se deseja O que precisa ser construído antes Conceituação

4 4 Gerenciamento de Projetos GIS / Mapas Atendimento ao Consumidor Manobra Modelagem de água Planejamento Modelagem de Esgoto Comercial Manutenção Ordens de Serviço GIS Distribuído Database Padrão Integração de Processos Conceituação

5 5 Objetivos Fundamentais INTEGRAR as atividades de Gestão de Redes e Instalações e Manutenção à estrutura de INFORMAÇÃO da Empresa; DISPONIBILIZAR ferramentas efetivas de análise e suporte à decisão, transformando dados em informação e conhecimento.

6 6 Viabilizar um combate sistemático e científico às perdas físicas; Preparar a integração operacional com ferramentas de gestão empresarial; Institucionalizar o conhecimento da Operação das Redes e adotar técnicas modernas de operação e gestão; Preparar a integração operacional com a automação na distribuição (tipo SCADA); Aumentar a eficiência e o desempenho comercial nas perdas não-físicas; Outros Objetivos

7 7 Acompanhamento do Desempenho Comercial A combinação de informações comerciais (ligações e consumos), cadastrais (redes), zoneamento urbano e dados de outras organizações irá viabilizar um firme combate e prevenção de fraudes, além de um melhor conhecimento do mercado consumidor da SABESP Benefícios Recuperação de Receitas O GIS irá potencializar as medidas em curso para recuperação de receitas e vai acelerar a depuração cadastral da Companhia. Adicionalmente será facilitado o programa de ligações factíveis de esgoto Aprimoramento do Atendimento ao Consumidor As estruturas de atendimento da Companhia (195, 0800, ERs), apenas com as informações mais confiáveis e integradas que o GIS irá poderá oferecer, sem outros investimentos, melhor qualidade nos serviços prestados.

8 8 Benefícios Registro Histórico e Espacial de Incidentes O GIS, através do acompanhamento espacial e temporal das ocorrências nas redes (vazamentos, extravasamentos, anomalias,...), racionalizará as ações de campo, preventivas e corretivas, além de permitir a mensuração do desempenho das unidades e seu controle gerencial Análise Conjunta de dados Através da análise conjunta dos dados da infra-estrutura (redes e instalações) com os dados dos sistemas atuais, poderão ser visualizadas e identificadas características de desempenho do sistema, tradicionalmente de difícil e demorada obtenção Visualização das Regiões não Abastecidas Com um registro central “on-line” das ações de manutenção e das manobras na rede, será possível monitorar as regiões onde a rede está (ou estará) temporariamente fora de carga além de identificar os consumidores afetados e informar o Call Center

9 9 Engenharia de Operação de Rede Através da ligação do GIS com os softwares de modelagem hidráulica das redes de água e esgoto, esses modelos podem ser ferramentas efetivas de engenharia de operação permitindo um salto de qualidade sobre as práticas atuais Melhoria no Desempenho do Controle de Perdas O GIS irá dotar a Companhia de um novo elenco de ferramentas para permitir um melhor gerenciamento de pressões na rede e a identificação e substituição dos trechos críticos. Benefícios

10 10 Gerenciamento do Projeto O projeto envolve mais de 1900 atividades

11 11 Prestação de Serviços Técnicos de Informática e Licenciamento de SW Prestação de Serviços Técnicos de Conversão de Dados Fornecimento e instalação de HW arquitetura de processamento Parceiros do Projeto GIS Prestação de Serviços de Gerenciamento e Auditoria da Implantação do Sistema GIS Em contratação JNS/BASE EMISSÃO/CSI

12 12 Estrutura de Gerenciamento

13 13 1a. Etapa Disponibilizar Aplicações para o Município de São Paulo Complementar e integrar as bases do Município de São Paulo 2a. Etapa Disponibilizar Aplicações para os demais Municípios da RMSP Converter e integrar as bases dos demais Municípios da RMSP Disponibilizar Aplicações Avançadas para todos Municípios da RMSP Estender o sistema para as áreas do Interior Estratégia de Implantação

14 14 O Desafio do Projeto GIS Iniciativas LOCAIS Objetivos OPERACIONAIS Iniciativa CORPORATIVA Objetivos de NEGÓCIO

15 15 Situação Atual Situação Atual Situação Futura Situação Futura É algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada futura, definida no escopo do projeto. Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: Objetivos esperados Agentes de mudança Público alvo Processos de negócio/trabalho Tecnologias Pessoas Cultura da organização O Processo de Gestão de Mudanças

16 16 Promover um equilíbrio entre o lado humano e o lado técnico da questão O Papel da Gestão de Mudanças

17 17 OBJETOS DA MUDANÇAS Impactos previstos Pessoas Cultura Processos Estrutura COMPREENSÃO DA MUDANÇA Levantamento e análise dos impactos COMPREENSÃO DA MUDANÇA Levantamento e análise dos impactos …………………… PLANEJAMENTO DA ABORDAGEM …………………… …………………… PLANEJAMENTO DA ABORDAGEM …………………… Definição do Grupo de Trabalho (Integradores) Elaboração do Macro Plano de Gestão de Mudanças Team Building Kick Off Estratégia Desenvolv. do Plano de Comunicação Procedimentos de Monitoria PLANEJAMENTO DA MUDANÇA Cronograma de Implantação de estrutura de processos/ procedimentos Plano de Capacitação dos usuários Plano de Comunicação IMPLEMENTAÇÃO DA MUDANÇA IMPLEMENTAÇÃO DA MUDANÇA Atividades por UN/s em 4 dimensões da mudança: Modelagem - acompanhamento de implantação de novas funções ou novos processos Capacitação – monitoramento dos treinamentos técnicos e de processos Comunicação – acompanhamento da implantação do plano de comunicação Facilitação – desenvolvimento de atividades de receptividade da mudança Por Unidade de Negócio O Papel da Gestão de Mudanças

18 18 Passos para a Gestão da Mudança

19 19 Gestão da Mudança – Canais de Comunicação Comitês Integradores INTRANET Grupo de Desenvolvimento Funcional Grupo de Análise Integrada Áreas Funcionais 109 processos impactados em 25 áreas da Sabesp

20 20 Intranet - Portal GIS

21 21 Metodologia de Abordagem das Pessoas-chave (Stakeholders) Mapeamento das visões e percepções das Pessoas-Chave (stakeholders) Relatório de Análise de posicionamento frente ao projeto/ações pontuais para gerir a mudança Escopo Atividade Produto Identificação das Pessoas-Chave (stakeholders)

22 22 O objetivo da figura é ilustrar e enfatizar a conexão existente entre os Impactos da Mudança, Reações à Mudança e a Cultura Sabesp, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia de gestão da mudança que deve levar em conta todos os aspectos e dimensões de forma integrada, coordenada, pois estes exercem impactos significativos uns nos outros. Relação entre Impactos, Reações e Cultura Sabesp

23 23 Visão Geral do Cronograma

24 24 Situação do Projeto Cadastro digital de redes e ligações da cidade de São Paulo em formato CAD Georeferenciado concluído; Modelagem de dados de cartografia, redes e ligações concluída; Modelagem funcional detalhando as aplicações do sistema em fase final de conclusão; Plataforma de SW definida; Cadastro digital de redes e ligações das demais cidades da RMSP em conversão; Funcionalidades iniciais desenvolvidas; Aquisição do hardware em contratação

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26 26 DEPURAÇÃO CADASTRAL: Integração dos Cadastros Técnico e Comercial, permitindo análise de situações de inconsistência cadastral - ligação só de água quando há rede coletora de esgotos na rua ATUALIZAÇÃO DE CLIENTES: Integração com o Sistema Comercial - visualização automática da situação das ligações cadastradas (inclusive de solicitações de novas ligações) ATENDIMENTO AO CLIENTE: informações on-line sobre as características de determinada ligação (através do endereço do cliente) e da possibilidade de execução de novas ligações solicitadas (presença ou não de rede na rua) Atendimento Comercial Funcionalidades

27 27 APOIO AO PROGRAMA CAÇA RECEITA: análise de comportamentos de consumo, através da combinação de informações comerciais (ligações e consumos), cadastrais (redes), zoneamento urbano e dados de outras organizações (IBGE, DAEE,...); ANÁLISE DE PERDAS: Comparação entre valores de micro e macro medição de determinada área MANUTENÇÃO: facilidade e rapidez de acesso (visualização e impressão de qualquer ponto da rede) às informações dos detalhes de localização dos elementos de rede (Croquis de Localização de água/ esgoto) Análises complementares Funcionalidades

28 28 Desempenho Operacional VISUALIZAÇÃO DE OCORRÊNCIAS tipo (vazamento, extravasamento, refluxo,...) localização (rede, ramal, cavalete,...) consumidores afetados por determinada manobra na rede APOIO À COBRANÇA DE SERVIÇOS ANÁLISE DE ÍNDICES DE DESEMPENHO OPERACIONAL identificação do cliente a ser cobrado pelo serviço tempo médio de solução de ocorrências / área controle de serviços executados por terceiros serviços pendentes / em execução / executados / área ANÁLISE DE ÍNDICES DE PERFORMANCE DE REDES no. ocorrências / tipo de ocorrência / extensão de rede no. ocorrências / tipo de ocorrência / no. de ligações Funcionalidades APOIO AO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SERVIÇOS otimização dos itinerários (programação) produtividade das equipes de campo

29 29 RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Notificação prévia ao cliente do período e causa de corte / queda de performance do abastecimento em função de manutenções preventivas no sistema CONTROLE DE EFLUENTES: Disponibilização da visualização dos consumidores contribuintes para determinado ponto da rede, permitindo a identificação dos potenciais consumidores responsáveis por lançamento de carga tóxica detectado Funcionalidades

30 30 MANUTENÇÃO DE REDES VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS PONTOS DE COLETA em função dos parâmetros de controle (cloro, pH, cor, turbidez,...) e da distribuição espacial dos mesmos OTIMIZACAO DA OPERAÇÃO DA REDE com simulações hidráulicas (inclusive de expansão de rede) – software de modelagem hidráulica Análise integrada de características físicas da rede (no. Vazamentos no trecho, idade e pressão) de forma a subsidiar decisões do tipo recuperação ou substituição do trecho Funcionalidades


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