A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios. O livro dos Provérbios é uma coletânea de textos de diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios. O livro dos Provérbios é uma coletânea de textos de diferentes."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios. O livro dos Provérbios é uma coletânea de textos de diferentes origens e datas. Pertence à literatura sapiencial, gênero literário que floresceu, desde remotas eras. Essa coletânea é atribuída a Salomão, filho de David, rei de Israel. Ao apresentar o autor como rei de Israel referia-se à concepção, comumente admitida em todo o Oriente antigo, da origem real de toda sabedoria. Não era o Senhor o Rei de Israel, por excelência? O compilador sacralizou o livro e esse livro é o mais representativo da sabedoria do povo de Israel. É um livro para dar a conhecer a sabedoria, a educação e a compreensão de sentenças inteligentes; para proporcionar uma educação esclarecida: justiça, eqüidade, retidão; para proporcionar aos inexperientes a prudência, aos jovens, conhecimento e discernimento. Meditemos.

4 O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. (Prov 1,7) Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera. (Prov 15,1) Em todo o lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons. (Prov 15,3)

5 Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe. (Prov 1,8) Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração porque, com longos dias e anos de vida, assegurar-te-ão eles a felicidade. (Prov 3,1-2)

6 Meu filho, se pecadores te quiserem seduzir, não consintas. (Prov 1,10) Evita-o, não passes por ele, desvia-te e toma outro. (Prov 4,15) Na estrada dos ímpios não te embrenhes, não sigas pelos caminhos dos maus. (Prov 4,14)

7 Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, nem te espantes de que ele te repreenda. (Prov 3,11) Porque o Senhor castiga aquele a quem ama, e pune o filho a quem muito estima. (Prov 3,12) Mais precioso que o mais fino ouro é o meu fruto; meu produto tem mais valor que a mais fina prata. (Prov 8,19)

8 Ouve, meu filho, recebe minhas palavras e se multiplicarão os anos de tua vida. (Prov 4,10) É o caminho da sabedoria que te mostro, é pela senda da retidão que eu te guiarei. (Prov 4,11) Se nela caminhares, teus passos não serão dificultosos; se correres, não tropeçarás. (Prov 4,12) Quem ouve a palavra com atenção encontra a felicidade; ditoso quem confia no Senhor. (Prov 16,20)

9 Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. (Prov 4,23) Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos! (Prov 4,26) Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal. (Prov 4,27) O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor quem dirige seus passos. (Prov 16,9)

10 Eu, a Sabedoria, sou amiga da prudência, possuo uma ciência profunda. (Prov 8,12) O temor ao Senhor é o ódio ao mal. Orgulho, arrogância, caminho perverso, boca mentirosa: eis o que eu detesto. (Prov 8,13) Amo os que me amam. Quem me procura, encontra- me. (Prov 8,17) Comigo estão a riqueza e a glória, os bens duráveis e a justiça. (Prov 8,18)

11


Carregar ppt "Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios. O livro dos Provérbios é uma coletânea de textos de diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google