A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atributos, Encapsulamento e Interface em Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atributos, Encapsulamento e Interface em Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Atributos, Encapsulamento e Interface em Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes

2 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 2 Atributos Sintaxe: ; Exemplo: public class Financas { public static float juros_selic; }

3 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 3  public » Especifica que o atributo pode ser acessado diretamente pelo objeto ou classe dentro de outras classes;  private » Especifica que o atributo só pode ser acessado dentro da própria classe;  protected » Especifica que o atributo só pode ser acessado dentro da própria classe ou das subclasses que o herdam; Modificador de Acesso do Atributo

4 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 4  static » Atributos com esse modificador são chamados de atributos estáticos ou atributos de classe. » Um atributo estático mantém seu valor de forma única para todos os objetos instanciados a partir da classe que o declara;  final » Especifica que o atributo é uma constante.  A ausência do modificador static indica que o atributo é um atributo de instância (objeto). Modificadores

5 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 5  Um atributo estático não é a mesma coisa que uma constante;  No entanto podemos ter um atributo estático que também é uma constante: » public static final double pi = ; Atributo Estático x Constante

6 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 6  Um atributo só pode armazenar (ou referenciar) valores de acordo com o tipo que ele foi declarado;  Os tipos podem ser: » Tipos primitivos boolean, char, byte, shor, int, long, float e double; » Tipos de classe String, Date, Array entre outras classes da própria linguagem Java ou até mesmo classes criadas pelo programador. Tipo de Dado do Atributo

7 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 7 Encapsulamento  Consiste em ocultar a implementação dos métodos e restringir o acesso aos atributos somente através de métodos internos;  Para isso precisamos que todos os atributos sejam privados (acultados) à classe; private String nome; private String endereco; private byte idade;

8 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 8 Interface de uma Classe  É o conjunto de métodos públicos que permitem o objeto ou classe se comunicar com o meio externo;  Para que cada atributo privado seja acessado fora da classe que o implementa, é necessário um par de métodos que permite alterar o valor do atributo assim como mostrar o valor do mesmo.  Veja o exemplo no slide seguinte:...

9 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 9 Interface de uma Classe public class Quadrilatero { // Atributos privados private float base; private float altura; // Interface: métodos públicos que acessam os atributos privados public float mostreBase() { return base; } public void ajusteBase( float nova_base ) { base = nova_base; } public float mostreAltura() { return altura; } public void ajusteAltura( float nova_altura ) { altura = nova_altura; }

10 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 10 Interface de uma Classe /* Esse aplicativo (Java Application) usa a classe Quadrilatero e sua interface para poder acessar os atributos privados da mesma */ public class Aplicativo { public static void main () { Quadrilatero umQuadr = new Quadrilatero(); umQuadr.ajusteBase( 15f ); umQuadr.ajusteAltura( 20f ); System.out.println( umQuadr.mostreBase() ); System.out.println( umQuadr.mostreAltura() ); float area = umQuadr.mostreBase() * umQuadr.mostreAltura(); System.out.println(“Area: “ + area + “ cm 2 ”); }


Carregar ppt "Atributos, Encapsulamento e Interface em Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google