A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTROPOSSOCIOLOGIA DA ÁGUA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTROPOSSOCIOLOGIA DA ÁGUA"— Transcrição da apresentação:

1 ANTROPOSSOCIOLOGIA DA ÁGUA
SEDE ZERO

2 SEDE ZERO 1 – ILHAS PALAWAN – O Último refúgio
2- NAURU – O Planeta Ilha 3- A Miragem do Mar 4 – AMAZÔNIA – Legado de um mundo perdido 5 – INDONÉSIA – Os pomares do diábo 6 – Sumatra – O coração do mar 7 – O danúbio Azul 8 – Mekong – A Dádiva da Água 9 – Tempestade de neve na selva 10 – Vietnã e Cambodja – Crianças de arroz e de armas SEDE ZERO

3 Ilhas Palawan Morada dos temporais e tormentas, Palawan, a maior ilha
das 7000 ilhas das Filipinas, no oceano Pacífico, tem uma costa singular e impressionante. É formada por rochedos de corais e pedras que começam a se desfazer pelo efeito das marés e intempéries formando imensas cavernas por onde o mar vai entrando. Aí vivem milhares de pássaros e morcegos. Mas é no fundo do mar que se escondem os mais belos peixes do mundo, capturados para decorar aquários. A população de Palawan é responsável por 30% de toda a pesca filipina. E abandonou os meios tradicionais de captura pela pesca com dinamite, que destrói os recifes e deixa os peixes mortos no fundo do mar. Somente nas águas mais profundas sobrevivem os peixes coloridos em meio a recifes de formas tão diversas quanto das espécies que os procuram como refúgio.

4 Nauru – O planeta-ilha Durante os últimos 100 anos, o fosfato foi a principal riqueza da ilha de Nauru, no oceano Pacífico. As florestas foram derrubadas para a exploração do solo e o país viveu uma época de prosperidade. Os 8000 nativos arrendaram suas terras e passaram a viver do lucro, sem plantar ou criar novas opções de trabalho. Assim toda a alimentação é importada. Os carrões contornam a ilha pela única entrada existente. Mas as reservas de fosfato estão se esgotando e o fantasma da pobreza assusta os nauruanos. A esperança é reconstruir a ilha com terras novas vindas de outros lugares e voltar a plantar. Nauru está a 6000 quilômetros da Austrália. O projeto é um sonho, mas se der certo poderá ajudar na Recuperação do mar de Nauru, transformado pelo Efeito Estufa.

5 A Miragem do Mar Nesse vídeo, o oceanógrafo Jacques Cousteau traça um panorama geral dos oceanos do planeta, mostrando sua beleza natural, suas riquezas e tragédias. Será o mar uma fonte inesgotável de alimento para o homem? O que todos nós tememos que a resposta seja negativa. Acredita-se que a enorme multidão de seres vivos que compõem o maravilhoso mundo marítimo está ameaçada. A cada ano, mais espécies desaparecem pela mão do homem, que transformou a pesca em um negócio extremamente rentável. Outro tipo de devastação é provocado por acidentes com navios que carregam petróleo., responsáveis pela destruição das zonas Costeiras outrora belas e férteis. Mesmo assim, o mar resiste, encantando os que se aproximam de suas Surpreendentes formas de vida, sua incrível flora, ou a imensidão do seu Deserto Azul.

6 Amazônia – Legado de um mundo perdido
Neste vídeo, vamos desvendar os mistérios de um mundo que resiste ao tempo, com trechos intocados pelo gênero humano E espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta. A selva abriga animais raros: o peixe-boi, um mamífero gigante que Se alimenta de plantas aquáticas; o bicho-preguiça de três dedos, que dorme 16 horas por dia; e o tapir do Amazonas, inofensivo apesar de sua aparência assustadora. Esse mundo, porém, pode estar perdido. Veremos a ação predadora dos caçadores, que matam animais como as jaguatiricas, os jacarés, as cobras e as tartarugas. Mas ainda há tempo de salvar esse mundo e devolvê-lo aos Índios, que conhecem melhor do que qualquer Ser Civilizado.

7 Indonésia – Os pomares do Diabo
O encontro entre o fogo e a água traz a morte, mas também espalha vida. Neste vídeo vemos as contradições de um país assolado pela tragédia, mas rico em beleza marítima. Com mais de 13600 Ilhas, o arquipélago da Indonésia, no sudeste da Ásia, abriga a fúria de centenas de vulcões – pelo menos setenta deles ativos. É possível provar o gosto do inferno ao visitar, de helicóptero, o topo dos vulcões fumegantes. Depois, volta-se ao paraíso. Mergulhando, encontra-se uma riqueza marítima que sobrevive a devastação: arraias, enguias, esponjas, corais, e peixes ornamentais habitam um cenário de jardins de pedras e cascatas intermináveis desenhadas pela lava. Em terra, a surpresa é a salamandra, um carnívoro de 135 quilos coberto por escamas.

8 Sumatra – O coração do Mar
A partir de um sobrevoo de helicóptero, vamos nos surpreender Com uma ilha em formato pouco comum: Coração. Assim começa esse documentário Sumatra, o Coração do Mar, Uma jornada por um mundo de incrível diversidade submarina e cultural. Na região de Sumatra, uma das principais ilhas do arquipélago da Indonésia, mergulhadores encontram um cenário de beleza indescritível: As águas-vivas lembram cometas vagando na noite, enquanto os siris viajam em meio a uma via láctea de plâncton. Peixes ornamentais misturam-se a arraias, garoupas, anêmonas e barracudas prateadas, compondo um espetáculo deslumbrante. A natureza também e exibe na superfície, onde bonitos saltam no ar à caça de anchovas, e no mangue, que serve de palco para a reprodução de peixes.

9 O Danúbio Azul O rio mais importante da Europa é visitado nesse documentário. Em o Danúbio Azul vamos ver o esplendor de um dos rios mais belos do Planeta, que atravessa oito países, da Alemanha à Bulgária. Ás margens do Danúbio, castelos, abadias e vilas medievais, Enriquecem ainda mais a paisagem, ilustrando de maneira sublime a história do velho continente. Nas profundezas do rio, cientistas acompanham o movimento De peixes ornamentais, medusas reluzentes e exóticas salamandras sem olhos. Mês esse espetáculo sofre cada vez mais pela ação do Gênero Humano. Existem aqueles que destroem o rio sem pensar: na Romênia e na Bulgária, indústrias, usinas nucleares e complexos químicos poluem as Águas. Isso não impede, porém, que centenas de pássaros escolham como lar o delta do rio, onde constroem seus ninhos. O Danúbio é a própria celebração da vida.

10 Mekong – A dádiva da Água
O fascínio pelo rio Mekong, um dos maiores do mundo, nos leva a explorar um recanto distante do planeta. Nas misteriosas montanhas do Himalaia, nasce o lendário rio, chamado de “Mãe das Águas” por 50 milhões de pessoas que o Veneram como fonte de toda a vida. Atravessando China, Laos, Tailândia e Camboja, o Mekong comanda um universo marcado pela riqueza de tradições religiosas e culturais. O rio fornece água potável, alimento, trabalho e diversão. Na estação das chuvas, o Mekong atinge todo o seu esplendor: é tempo de celebrar, diante dos templos budistas e suas imagens talhadas em ouro, na beira do rio - Onde barcos iluminados por velas anunciam a chegada de um Novo Tempo.

11 Tempestade de neve na Selva
Esse documentário investiga uma das maiores ameaças à vida na Terra. Na floresta amazônica: o reino da cocaína. É o lado escuro da floresta amazônica – “não podemos ficar indiferentes à poluição interna do homem” (Jacques Cousteau). Nas matas tropicais, nasce uma planta de aspecto comum, mas com poderes extraordinários. A partir das folhas de coca, É produzida a cocaína, que vale hoje cinco vezes mais que o ouro. Na selva amazônica, os exploradores ouvem os depoimentos de viciados, Assistem de perto à ação da polícia, São ameaçados por chefões da droga e testemunham prisões de famílias inteiras, Que carregam a droga por um punhado de dólares.

12 Vietnã e Cambodja - Crianças de arroz e de armas
Esse documentário constata o renascimento da vida, com força total, em dois países marcado pela violência da guerra. Em Vietnã e Cambodja – crianças de amor e de armas, vamos conhecer duas nações que carregam as marcas de dois conflitos. Das cinzas da Guerra do Vietnã, nasceu uma nova nação, Que hoje caminha em direção à prosperidade: já é a terceira maior exportadora de arroz do mundo. No Camboja, arrasado por anos de guerra Civil, a situação parece maia difícil. La os documentaristas foi Recebida a tiros, disparados por adolescentes com armas automáticas. Logo, porém, os exploradores se deparam com outra face daquele país: A maior edificação religiosa já construída no planeta, composta por belos templos. Mais um sinal de que há esperança para As crianças na terra do arroz e das armas.

13 OBRIGADO! “UMA COISA É POR IDÉIAS ARRANJADAS,
OUTRA É LIDAR COM PESSOAS DE CARNE E SANGUE, DE MIL E TANTAS MISÉRIAS”. Guimarães Rosa OBRIGADO!

14 LAOS

15 Cambodja

16 Vietnã


Carregar ppt "ANTROPOSSOCIOLOGIA DA ÁGUA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google