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Innovation institute with ICT [Maio/ 2009 ]. Salas de Reuniões Online voltadas ao Ensino à Distância Maio| 2009 Ana Cláudia Didier.

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1 Innovation institute with ICT [Maio/ 2009 ]

2 Salas de Reuniões Online voltadas ao Ensino à Distância Maio| 2009 Ana Cláudia Didier

3 Visão Geral Escopo Escopo – Não Funcional/Premissas Fora de Escopo Fatores críticos de Sucesso Time do Projeto Cronograma Riscos Tracking Plano de Qualidade Questões

4 Visão Geral O escopo do projeto visa três frentes de trabalho: Construir um ambiente para gerenciamento de reuniões On-line, acessível por qualquer usuário no ambiente Web e independente do portal de Educação do IAS; Desenvolver novas funcionalidades sobre a ferramenta de reuniões on-line com para enriquecer as explanações através de recursos multimídiaa e aumentar a colaboração entre os participantes em tempo real; Migrar o portal de Educação e tecnologia e os sites Escola Conectada e Comunidade Conectada para uma ferramenta gerenciadora de conteúdo escrita em ambiente Microsoft.

5 Escopo Desenvolvimento de Ferramenta de Gestão de Reuniões On-Line Usuários: Público em geral ▪ Cadastro de participantes. ▪ Cadastro de palestrantes ▪ Cadastro de reuniões ▪ Enviar convites por e-mail ▪ Gerenciador de recursos disponíveis ▪ Áudio ▪ Vídeo ▪ Compartilhamento de Desktop ▪ Compartilhamento de Arquivos ▪ Compartilhamento de Apresentação ▪ Relatório de acesso ▪ Acesso às informações de feedbacks e enquetes ▪ Cadastro de enquetes

6 Escopo Desenvolvimento de novas funcionalidades no módulo de Reuniões On-Line Usuários: Público em geral Liberação de enquetes para os participantes Solicitação de microfone pelos participantes e criação de fila de solicitação Ferramentas de desenho com o mouse Permitir upload de arquivos (palestrantes), Permitir download de arquivos (participantes) Execução de arquivos de vídeo e áudio compartilhado Compartilhar o desktop do palestrante (screen sharing) Permitir que o palestrante libere o controle a um participante Expandir a área do conteúdo apresentado (palestrante) Expandir a área do conteúdo apresentado (participante) Criar fila de perguntas de forma ordenada

7 Escopo Migração das seguintes funcionalidades do Portal de Educação e Tecnologia para ambiente Microsoft: Usuários: Público em geral Fórum Chats Bibliotecas de documentos Enquetes Busca Cadastro de usuários Área de conteúdo informativo do portal 8 relatórios de saída Notícias Entrevistas Depoimentos Artigos e textos Mural de avisos Link para formação a distância (turmas de público em geral) Envios de boletins e e-mail marketing Link para 3 outros sites: área de EAD, Comunidade Conectada, Escola Conectada

8 Escopo Migração dos sites Escola Conectada e Comunidade Conectada para ambiente Microsoft: Fórum Chat Biblioteca de documentos Busca Agenda Controle de login Mensagens instantâneas Possibilidade de reunião on-line (com apoio de um ppt sendo visualizado por todos) Área de relatos de experiências das escolas parceiras (publicação de textos e fotos)

9 Escopo Suporte ▪ Implantação ▪ Treinamento de usuários ▪ Dúvidas do cliente ▪ Correção de eventuais bugs (2 meses)

10 Escopo – Não Funcional/Premissas –Para a implementação das funcionalidades serão utilizadas ferramentas Microsoft ou desenvolvidas por parceiros Microsoft –Todas as aplicações terão uma mesma identidade visual com variações –O IAS irá designar um responsável na área de IT para acompanhar a instalação dos produtos e para receber um treinamento “hands-on” durante a semana de instalação –O IAS será responsável pelo cadastramento dos dados de produção

11 Fora de Escopo Manutenção do sistema e operação do sistema Está fora do escopo dar manutenção e operar o sistema após a finalização do projeto. Hospedagem do ambiente de produção A hospedagem do portal e serviços é de total responsabilidade da IAS. Fornecimento de hardware e software para ambiente de produção O fornecimento de hardware e software e suas respectivas licenças para o ambiente de produção é de total responsabilidade da IAS.

12 Fatores Críticos de Sucesso Agilidade. IAS Product Owner definido e disponível para o time. Transparência. Entregas dentro do prazo. Comprometimento com a qualidade. Completamente testado. Flexibilidade em integrar softwares de terceiros.

13 Time do Projeto Gerente de Projetos Ana Claudia Didier Eng. Configuração Rachel Pernambuco Eng. de Qualidade Luciana Valadares Eng. Software Eric Oliveira Adriano Odísio Daniel Ferreira Maurício Formiga Marcus Lyra Raphael Baden Eng. Testes Anderson Daniel Chief Project Manager Benedito Macedo

14 Duração do Projeto Fase de Desenvolvimento do Projeto: –2 de maio/2009 à 31 de Agosto/2009 Gerente de Projeto: 30% de recurso Garantia de Qualidade e Gerenciamento de Configuração: 2 recursos (20% de cada) Engenheiros de Software: 6 recursos Engenheiro de Testes: 1 recurso Fase de Estabilização e Suporte –01 de setembro/2009 a 30 de Novembro/2009 Gerente de Projeto: 5 % de recurso Garantia de Qualidade e Gerenciamento de Configuração: 2 recursos (5% de cada) Engenheiros de Software: 1 recurso Engenheiro de Testes: 0,5 recurso

15 Riscos Mitigação Alterações potenciais nos requisitos podem afetar o planejamento do projeto. Definição clara do escopo e o uso de um robusto mecanismos de controle de mudanças. Falta de experiência no uso das aplicações de gerenciamento de conteúdo que usam padrões Microsoft de desenvolvimento pode impactar a data final Pesquisar e estudar essas ferramentas e selecionar a que oferecer maior facilidade de uso.

16 Tracking Mecanismos de tracking do projeto: –Relatório e Reunião de Status Semanal Distribuição: GP IAS, GP Lenovo Primeira semana após kick-off começa a ser realizada, definir qual o melhor dia e hora para a reunião acontecer –Cronograma do Projeto Distribuição: GP IAS, GP Lenovo Freqüência de atualização: quando ocorre replanejamento e refinamento das estimativas no projeto –Reuniões Internas do Projeto Reuniões diárias rápidas (Stand-up Meetings) Reuniões semanais (Terças-feiras às 15:00H) Reunião mensal executiva interna – Terças-feiras, 16:00 (Recife) GP CESAR, Gerente de Operações CESAR

17 Plano de Qualidade Auditoria do Produto –Todos os produtos liberados serão auditados pelo Engenheiro de Qualidade –Resultados da auditoria serão registrados no Checklist de Auditoria do Produto e registrados e encaminhados para ferramenta de controle de mudanças Mantis. Processo e Metodologia –Nós iremos utilizar uma customização do ProSces que aplica técnicas Ágeis utilizando o SCRUM.

18 Plano de Qualidade Auditoria do Processo –O Processo de auditoria será planejado e monitorado pelo Relatório de Qualidade que será gerado semanalmente. –Resultados de auditoria serão registrados no Checklist de Auditoria do Processo e publicado no Relatório de Auditoria do Processo. –Ações serão registradas e acompanhadas na ferramenta de gerenciamento de mudanças Mantis.

19 Planejamento de Qualidade - PDP A especificação detalhada para o processo adotado pelo projeto está documentada no LENOVO PDP (Project Defined Process) LENOVO PDP será apresentado para o time do projeto 1 semana a partir desta data.

20 Histórico de Revisão DataVersãoDescriçãoAutor 25/04/200901.00Versão para reunião de Kick-OffAna Claudia

21 Ana Claudia Didier anaclaudia@cesar.org.br +55 81 3134 5000


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