A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO Prof.ª Sílvia Gelpke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO Prof.ª Sílvia Gelpke."— Transcrição da apresentação:

1 AULA DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO Prof.ª Sílvia Gelpke

2 O texto dissertativo-argumentativo
A argumentação está presente no nosso cotidiano, nas nossas conversas mais simples, no diálogo com o outro. Sempre estamos querendo convencer alguém de alguma coisa. Não é diferente numa redação e em vários tipos de texto que lemos, como o editorial, o artigo de opinião, a carta do leitor, o comentário.

3 No texto dissertativo-argumentativo você vai precisar pôr em ação sua capacidade de argumentar de forma convincente para que o leitor se convença de seu ponto de vista. Para isso, deve ler muito sobre os mais variados assuntos, saber organizar as ideias e selecionar as mais importantes, para com elas desenvolver sua argumentação.

4 Na redação do Enem Uma das competências do Enem trata da habilidade para trabalhar com informações a fim de enfrentar um problema que é apresentado. Veja: “Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.”

5 Para atender aos requisitos de uma prova de Redação do Enem, é imprescindível estar bem informado e, principalmente, saber aproveitar seu conhecimento de mundo para defender seu ponto de vista. Sem um repertório básico de informações, não é possível conferir qualidade e criatividade a seus argumentos.

6 Temas exigidos nas redações do Enem
Movimento imigratório para o Brasil no século Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado O trabalho na construção da dignidade humana O indivíduo frente à ética nacional Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar O desafio de se conviver com as diferenças

7 O poder de transformação da leitura O trabalho infantil na sociedade brasileira Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

8 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional Cidadania e participação social Viver e aprender

9 A estrutura do texto dissertativo
Um texto dissertativo deve ser organizado da seguinte forma: Introdução (1º parágrafo): Apresenta a ideia principal da dissertação, podendo conter uma citação, uma ou mais perguntas (contanto que sejam respondidas durante o texto), comparação, estatística,, afirmação histórica, etc.

10 “Aprender a escrever é aprender a pensar.” José Saramago
Para refletir “Aprender a escrever é aprender a pensar.” José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura)

11 Introdução por base histórica
O candidato deve procurar na história uma relação direta com o tema proposto, ainda que este seja contemporâneo. Ou seja, em um tema como “A importância do amor no mundo pós-moderno”, começar a introdução dizendo como os relacionamentos eram “montados” com base nas terras e dotes no passado pode ser uma boa estratégia.

12 Introdução por citação
Consiste em citar uma frase ou citação de algum especialista no assunto, ou personalidade. Por exemplo, nesse tema sobre o amor, uma boa estratégia seria começar a introdução com algo como: “O grande poeta Camões, certa vez, disse que ‘Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente.’. A partir disso, é possível contemplar a questão do amor no mundo contemporâneo, uma vez que tal romantismo é cada vez mais difícil na atualidade’”.

13 Introdução por comparação
A comparação – pode ser feita por semelhança ou oposição       Procura-se neste tipo de introdução mostrar como o tema, ou aspectos dele, se assemelham - ou se opõem - a outros.       É comum encontrar crianças de dez anos de idade vendendo balas nas esquinas brasileiras. Na França, nos EUA ou na Inglaterra, nessa idade as crianças estão na escola e não submetidas à violência das ruas.       É bastante importante que a comparação seja adequada e sirva a algum propósito bem claro - no caso, mostrar o subdesenvolvimento brasileiro na questão do menor.

14 Introdução com base em estatísticas
      Consiste em se apresentar dados estatísticos relativos à questão a ser tratada.       Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição. Para cada criança que morreu hoje, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocará os pés em uma sala de aula. Isso não é uma catástrofe futura. Isso aconteceu ontem, está acontecendo hoje. E irá acontecer amanhã, exceto se o mundo decidir proteger suas crianças.       Veja que o dado estatístico, muitas vezes, não diz nada por si só. E necessário que ele apareça acompanhado de uma análise criteriosa.

15 Introdução por meio de perguntas
      Esta introdução constitui-se de uma ou mais perguntas sobre o tema.       É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e com justiça social enquanto existir tanta violência contra o menor?       O principal problema neste tipo de introdução é não responder, ou responder de forma ineficaz, as perguntas feitas. Além disso, por ser uma forma bastante simples de começar um texto, às vezes não consegue atrair suficientemente a atenção do leitor.

16 Desenvolvimento (do 2º ao penúltimo parágrafos – )
Desenvolvimento ou argumentação: o autor expõe seu ponto de vista para convencer o leitor; é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc). O.b.s.: Evita-se o uso da primeira pessoa do singular. Opte por: sabe-se; acredita-se; entendemos....

17 Conclusão Conclusão (último parágrafo):
Resumo do que foi dito no texto e/ou uma proposta de solução para os problemas nele tratados. Para um texto de 25 linhas: Introdução – 1 parágrafo Desenvolvimento – 3 parágrafros

18 Organizando o texto dissertativo
Para um texto de 25 linhas: Introdução – 1 parágrafo Desenvolvimento – 3 parágrafos Conclusão – 1 parágrafo Em média, 5 linhas para cada parágrafo. Total: Em torno de 25 linhas.

19 Exemplo de texto dissertativo
Livros desprezados Grave problema presente no Brasil é o baixo nível cultural da população devido à falta de leitura de boa qualidade. Segundo o Pisa (Programa internacional de avaliação de alunos), que verifica a capacidade de leitura do jovem, dentre os 32 países envolvidos na pesquisa de 2001, o nosso ficou com a última colocação.

20 Um dos fatores que provocam a falta de domínio da leitura na avaliação brasileira é a escassez de livrarias: apenas uma para cada 84,4 mil habitantes. Porém, essa não é a única razão: o brasileiro prefere ler futilidades que pouco ou nada acrescentam ao seu intelecto a se dedicar aos grandes nomes da literatura.

21 Os políticos tentam suavizar a situação do semianalfabetismo gerada pela falta de leitura com o discurso de que é perfeitamente normal que algumas pessoas alcancem o final do ensino médio sem saber expressar suas ideias por meio da escrita. Obviamente, é “perfeitamente normal”, visto que o sistema de repetência foi indevidamente abolido nas escolas públicas.

22 É imprescindível que a leitura no Brasil seja estimulada desde a infância e que o sistema de ensino sofra uma revisão. Nossa nação não pode aspirar ao desenvolvimento tendo tão deficiente capital humano.  Aluno: Alexandre Budu (corrigido por Silvinha)


Carregar ppt "AULA DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO Prof.ª Sílvia Gelpke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google