A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio de Aplicação CAp-UFRGS Departamento de Humanidades Filosofia Um pouco de metafísica... (e arte!, claro) Professor: Leonardo Ruivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio de Aplicação CAp-UFRGS Departamento de Humanidades Filosofia Um pouco de metafísica... (e arte!, claro) Professor: Leonardo Ruivo."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio de Aplicação CAp-UFRGS Departamento de Humanidades Filosofia Um pouco de metafísica... (e arte!, claro) Professor: Leonardo Ruivo

2 RETOMADA 1.Áreas da filosofia 2.Pensar x estar de acordo 3.Estética: reflexão sobre a experiência a partir de produções sensíveis (arte); investiga o problema do gosto. 4.Crítica, Poética, Produtos sensíveis 5.Verdade: enunciados que correspondem a fatos na realidade (linguagem espelha o mundo)

3 ARTE É...?

4 Arte é.... Linguagem que se vale ou não da ficção, expressa a visão particular do autor e apresenta ações, ideias e sentimentos humanos singulares mediante uma linguagem que visa a beleza.

5

6 1.SUPER-HOMEM EXISTE? 2.E SE HOUVESSE O CANDIDATO SUPER- HOMEM? 3.E A CRIANÇA QUE ACREDITA EM SUPER- HOMEM? PRESENÇA DA LINGUAGEM PRESSUPÕE A EXISTÊNCIA!!!!

7 1.DIFERENÇA ENTRE LINGUAGEM E EXISTÊNCIA Tudo o que dizemos, existe! 2.QUANDO CHEGAMOS NO MUNDO A LINGUAGEM ESTÁ ESTRUTURADA E OPERANTE - Mas a linguagem tem uma história, uma origem. 3.REGISTROS DE LINGUAGEM E REGISTROS DE EXISTÊNCIA Linguagem e existência operam em registros distintos. REGISTRO DE EXISTÊNCIA = REGISTRO ONTOLÓGICO

8 VOLTA DE PLATÃO CONTRA A ARTE A filosofia opera no registro da verdade, do essencial. X A cópia (a mímese, a arte) não opera no registro da verdade, opera na aparência

9 Natureza Morta, s/d, s/ autor

10 Paul Gauguin, Natureza Morta e Bule, 1896

11 Cézanne, Natureza Morta, s/d


Carregar ppt "Colégio de Aplicação CAp-UFRGS Departamento de Humanidades Filosofia Um pouco de metafísica... (e arte!, claro) Professor: Leonardo Ruivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google