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Períodos Históricos da Educação Comparada

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Apresentação em tema: "Períodos Históricos da Educação Comparada"— Transcrição da apresentação:

1 Períodos Históricos da Educação Comparada
Centro de Competências das Ciências Sociais 2º ano/1º semestre Educação Comparada Períodos Históricos da Educação Comparada

2 Friendrich Schneider Pedagogia do Estrangeiro Pedagogia Comparada
Observação de sistemas educativos estrangeiros; Comparação com o próprio país; Pedagogia Comparada Século XX; “Explicação dos fatos pedagógicos” (Pariz, 2004, p.18)

3 George Bereday Empréstimo Predição Análise Século XIX;
Avaliação das melhores práticas educativas através da comparação de dados descritivos; Transposição das melhores práticas para outros países; Predição Século XX; Sistema educativo e sociedade indissociáveis (Michael Sadler); Tendo por base a utilização de uma prática num dado país é possível prever o sucesso/insucesso de um sistema educativo; Análise Desenvolvimento de teorias e métodos e estabelecimento de etapas dos processos e dos mecanismos de comparação;

4 Alexandre Vexliard Etapa Estrutural 2. “Inquiridores”
Obra “Esquisse...” (1817)de Jullien de Paris; Definição de métodos para comparação em educação; 2. “Inquiridores” ; Inquiridores financiados pelos governos eram enviados a outros países para estudar os sistemas de ensino; 3.Sistematizações Teóricas ; Abordagem histórica marcada pelos trabalhos de Kandel, Schneider, Hans, entre outros; 4.Prospectivo Ocorre após Segunda Guerra Mundial; Estudos direccionados para o futuro da educação;

5 Noah e Eckstein Período dos Viajantes 2. Período dos Inquiridores
- Relatos do que ocorre nos outros países em termos educativos; 2. Período dos Inquiridores - Século XIX; - Observadores visitavam países estrangeiros com o propósito de analisar os sistemas educativos a fim de melhorar os seus; 3. Período da colaboração internacional - Ênfase na troca cultural entre os povos; - Educação como factor de união entre as nações;

6 4. Período de “Forças e fatores”
- Entre as duas guerras mundiais; - Análise histórico-culturalista - Importância da ligação entre a educação e a cultura; - Explicação dos fenómenos do presente através do que ocorreu no passado; 5. Último Período - Explicação através das ciências sociais da relação entre a educação e a sociedade;

7 Ferran Ferrer Marc-Antoine Jullien de Paris 2. Etapa descritiva
1817; “Introduziu a comparação na abordagem da educação” (Pariz, 2004, p.20); 2. Etapa descritiva Descrição dos sistemas educativos dos países mais desenvolvidos; Todavia, começou a perceber-se que era perigoso apenas imitar os outros países, pois as realidades económicas, históricas e culturais variam; 3.Etapa interpretativa 1900 Michael Sadler: Texto sobre a importância da Educação Comparada para a análise de sistemas educativos “Autodeterminação da Educação Comparada “ (Pariz, 2004, p.23)

8 Interpretação dos fenómenos educativos através das seguintes abordagens:
- interpretativo-histórica Kandel: influência dos factos históricos sobre os factos educativos; Hans: defende que os factores que influenciam os sistemas educativos são os factores naturais (língua, raça), factores religiosos (anglicanismo, catolicismo), factores seculares (democracia, humanismo);

9 - interpretativo-antropológica
Schneider: considera importante estudar todos os factores que constituem o sistema educativo, quer seja, o espaço geográfico, a economia, a religião e a história, etc; Moehlman: considera que a educação de cada sociedade se define através de vários factores como a população, a linguagem, a estrutura social e a tecnologia;

10 - interpretativo-filosófica:
Hessen: procura entender as ideologias do sistema educativo; Lauweris: a educação comparada deve ter em conta os tipos de filosofia de cada país;

11 4. Etapa Comparativa Abordagem Positivista:
- Entre a Segunda Guerra Mundial e os anos 60; - Kazamias . Educação Comparada objectiva; . Importante compreender a função da escola na sociedade de cada país;

12 -Anderson . A Educação Comparada deve ter em conta duas dimensões: - A situação educativa em si – “análise intra-educativa” (Pariz, 2004, p.26) - Ligação dos factos educativos com a sociedade – “análise social-educativa” (Pariz, 2004, p.26);

13 Abordagem da Resolução de Problemas:
- Meados dos anos sessenta; - Holmes . Considera importante ter em conta os problemas da sociedade e procurar encontrar uma solução tendo por base as seguintes etapas: “análise dos problemas”, “formulação da hipótese”, “especificação das condições iniciais nas quais o problema foi localizado”, “predição lógica dos resultados prováveis a partir das hipótese adotadas”, “comparação dos resultados logicamente preditos com os acontecimentos verdadeiros” (Pariz, 2004, p.27);

14 Abordagem Crítica: - Anos setenta; - A escola é considerada um aparelho ideológico do Estado, reproduzindo a ideologia dominante; - Visão crítica relativamente à acção das organizações internacionais e às políticas adoptadas em relação aos países subdesenvolvidos; - Martin Carnoy . Procurou explicar porque razão ocorrem desigualdades a nível educacional, considerando que a escola beneficia a classe dominante;

15 - Os estudiosos da época interessavam-se pela questão da “diferença de oportunidades, de experiências, os resultados das mulheres, das minorias étnicas e raciais e dos diferentes estratos sociais.” (Pariz, 2004, p.28); Abordagem Sócio-histórica: - Anos 90 - A realidade é demasiado complexa e subjectiva, dependendo muito dos aspectos sócio-históricos; - A Educação Comparada deve interpretar e analisar factos, procurando entender as suas causas, tendo em conta o factor histórico;

16 Referências Bibliográficas:
Pariz, Josiane. (2004). A formação inicial do professor para os primeiros anos da educação básica no Brasil e em Portugal. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnlogias.

17 Elaborado por: Ana Dalila de Sá nº 2030909
Carolina Fernandes nº Diana Fernandes nº Diana Freitas nº Lídia Canha nº


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