A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Competências das Ciências Sociais 2º ano/1º semestre Educação Comparada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Competências das Ciências Sociais 2º ano/1º semestre Educação Comparada."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Competências das Ciências Sociais 2º ano/1º semestre Educação Comparada

2 Friendrich Schneider Pedagogia do Estrangeiro Observação de sistemas educativos estrangeiros; Comparação com o próprio país; Pedagogia Comparada Século XX; Explicação dos fatos pedagógicos (Pariz, 2004, p.18)

3 George Bereday George Bereday Empréstimo Século XIX; Avaliação das melhores práticas educativas através da comparação de dados descritivos; Transposição das melhores práticas para outros países; Predição Século XX; Sistema educativo e sociedade indissociáveis (Michael Sadler); Tendo por base a utilização de uma prática num dado país é possível prever o sucesso/insucesso de um sistema educativo; Análise Desenvolvimento de teorias e métodos e estabelecimento de etapas dos processos e dos mecanismos de comparação;

4 Alexandre Vexliard 1.Etapa Estrutural Obra Esquisse... (1817)de Jullien de Paris; Definição de métodos para comparação em educação; 2. Inquiridores 1830-1914; Inquiridores financiados pelos governos eram enviados a outros países para estudar os sistemas de ensino; 3.Sistematizações Teóricas 1920-1940; Abordagem histórica marcada pelos trabalhos de Kandel, Schneider, Hans, entre outros; 4.Prospectivo Ocorre após Segunda Guerra Mundial; Estudos direccionados para o futuro da educação;

5 Noah e Eckstein 1.Período dos Viajantes - Relatos do que ocorre nos outros países em termos educativos; 2. Período dos Inquiridores - Século XIX; - Observadores visitavam países estrangeiros com o propósito de analisar os sistemas educativos a fim de melhorar os seus; 3. Período da colaboração internacional - Ênfase na troca cultural entre os povos; - Educação como factor de união entre as nações;

6 4. Período de Forças e fatores - Entre as duas guerras mundiais; - Análise histórico-culturalista - Importância da ligação entre a educação e a cultura; - Explicação dos fenómenos do presente através do que ocorreu no passado; 5. Último Período - Explicação através das ciências sociais da relação entre a educação e a sociedade;

7 Ferran Ferrer 1.Marc-Antoine Jullien de Paris 1817; Introduziu a comparação na abordagem da educação (Pariz, 2004, p.20); 2. Etapa descritiva Descrição dos sistemas educativos dos países mais desenvolvidos; Todavia, começou a perceber-se que era perigoso apenas imitar os outros países, pois as realidades económicas, históricas e culturais variam; 3.Etapa interpretativa 1900 Michael Sadler: Texto sobre a importância da Educação Comparada para a análise de sistemas educativos Autodeterminação da Educação Comparada (Pariz, 2004, p.23)

8 Interpretação dos fenómenos educativos através das seguintes abordagens: - interpretativo-histórica Kandel: influência dos factos históricos sobre os factos educativos; Hans: defende que os factores que influenciam os sistemas educativos são os factores naturais (língua, raça), factores religiosos (anglicanismo, catolicismo), factores seculares (democracia, humanismo);

9 - interpretativo-antropológica Schneider: considera importante estudar todos os factores que constituem o sistema educativo, quer seja, o espaço geográfico, a economia, a religião e a história, etc; Moehlman: considera que a educação de cada sociedade se define através de vários factores como a população, a linguagem, a estrutura social e a tecnologia;

10 - interpretativo-filosófica: Hessen: procura entender as ideologias do sistema educativo; Lauweris: a educação comparada deve ter em conta os tipos de filosofia de cada país;

11 4. Etapa Comparativa Abordagem Positivista: - Entre a Segunda Guerra Mundial e os anos 60; - Kazamias. Educação Comparada objectiva;. Importante compreender a função da escola na sociedade de cada país;

12 - Anderson. A Educação Comparada deve ter em conta duas dimensões: - A situação educativa em si – análise intra- educativa (Pariz, 2004, p.26) - Ligação dos factos educativos com a sociedade – análise social-educativa (Pariz, 2004, p.26);

13 Abordagem da Resolução de Problemas: - Meados dos anos sessenta; - Holmes. Considera importante ter em conta os problemas da sociedade e procurar encontrar uma solução tendo por base as seguintes etapas: análise dos problemas, formulação da hipótese, especificação das condições iniciais nas quais o problema foi localizado, predição lógica dos resultados prováveis a partir das hipótese adotadas, comparação dos resultados logicamente preditos com os acontecimentos verdadeiros (Pariz, 2004, p.27);

14 Abordagem Crítica: - Anos setenta; - A escola é considerada um aparelho ideológico do Estado, reproduzindo a ideologia dominante; - Visão crítica relativamente à acção das organizações internacionais e às políticas adoptadas em relação aos países subdesenvolvidos; - Martin Carnoy. Procurou explicar porque razão ocorrem desigualdades a nível educacional, considerando que a escola beneficia a classe dominante;

15 - Os estudiosos da época interessavam-se pela questão da diferença de oportunidades, de experiências, os resultados das mulheres, das minorias étnicas e raciais e dos diferentes estratos sociais. (Pariz, 2004, p.28); Abordagem Sócio-histórica: - Anos 90 - A realidade é demasiado complexa e subjectiva, dependendo muito dos aspectos sócio-históricos; - A Educação Comparada deve interpretar e analisar factos, procurando entender as suas causas, tendo em conta o factor histórico;

16 Referências Bibliográficas: Pariz, Josiane. (2004). A formação inicial do professor para os primeiros anos da educação básica no Brasil e em Portugal. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnlogias.

17 Ana Dalila de Sá nº 2030909 Carolina Fernandes nº 2033909 Diana Fernandes nº 2050409 Diana Freitas nº 2043009 Lídia Canha nº 2026109


Carregar ppt "Centro de Competências das Ciências Sociais 2º ano/1º semestre Educação Comparada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google