A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB

2 Eletrônica Embarcada Eletrônica embarcada (On-boad electronics, em inglês), é a eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel, como automóveis, aviões, etc; A cada dia que passa ela se torna mais presente, pois em todas as partes do mundo, a boa parte dos automóveis já sai de fábrica com injeção eletrônica, painéis digitais, freio ABS (anti-blocante), computador de bordo, alarmes, e muitos outros aparatos;

3 Eletrônica Embarcada Também a vemos nos aviões (denominada aviônica, nos navios, nos trens mais modernos, nos satélites, nos submarinos e em outras menos comuns;

4 Eletrônica Embarcada Também vemos em celulares, máquinas de lavar roupa, fornos de microondas, MP3 players.

5 Ciências da Computação No curso de Ciencias da Computação, o aluno terá muito contato com programação; A programação será tanto para PC como também dispositivos móveis; Estes dispositivos móveis possuem um microcontrolador que tomará a decisão, baseado em Software; Este microcontrolador (com Software) e o Hardware, formam a ELETRÔNICA EMBARCADA.

6 Ciências da Computação O aluno terá contato com Eletrônica durante o curso; Resistores, capacitores, diodos, transistores, circuitos integrados, sensores, atuadores,microcontroladores.

7 Linguagens Embarcadas Embedded Java; Uclinux (Linguagem C).

8 Monitoramento Veicular via Internet - DSCar

9 Estrutura do Monitoramento Computador PC Conectado a Internet (Servidor); Modulo GPRS ou CELULAR; Microcontrolador; Placa de Aquisição de dados (sensores); Software.

10 Computador PC Conectado a Internet Computador PC com ponto de acesso a Internet e IP fixo; Software Servidor baseado em SOCKETS para receber as conexões dos veículos e assim monitorá-los.

11 Modulo GPRS ou CELULAR Permitem que dados possam ser transmitidos ao SERVIDOR via Internet (sem fio). Recebe o nome de Módulo GPRS.

12 Microcontrolador Pequeno processador que monitora eventos e envia para o Servidor se necessário (temperatura, velocidade, etc); Para o envio, este pequeno processador consegue um ponto da Internet via o módulo GPRS e assim se conecta ao Servidor.

13 Placa de Aquisição de dados (sensores e atuadores) Permitem medir temperatura, acionar alarme, detectar movimento do carro, ver velocidade, etc.

14 Software Servidor Aceita conexões e envia comandos para os veículos sendo monitorados; Permite visualizar status do veículo.

15 Software Cliente Monitora em tempo real os eventos do carro; Toma a decisão quando se conectar ao servidor.

16 Módulo do Veículo

17 Integração

18 Procedimento conexão Microcontrolador detecta movimento; Microcontrolador disca via GPRS para *99***1# e tem acesso a Internet; Microcontrolador acessa servidor; Aguarda comandos do servidor; Continua sendo monitora em qualquer região que tenha cobertura de GPRS e sinal forte.


Carregar ppt "Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google