A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DO TELEDUC UMA REALIDADE NO APRENDER A APRENDER
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS Fernando R. G. Schirmbeck

2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DO TELEDUC UMA REALIDADE NO APRENDER A APRENDER
“A Educação a Distância apresenta-se como uma alternativa eficaz no contexto, por incorporar procedimentos metodológicos que estimulam a independência, a iniciativa e a criatividade, aproveitando-se dos meios tecnológicos e de comunicação cada vez mais interativos”. SENAI. DN. Projeto Estratégico Regional Educação Profissional a Distância. SU-024; relatório final. Porto Alegre, SENAI/RS, 1998.

3 O Artigo Surgiu da necessidade de investigar o processo de Elaboração de Educação Profissional por Competência. O ambiente utilizado é o TelEduc, desenvolvido pela Unicamp.

4 Comunidade Virtual O ambiente foi desenvolvido para ser uma Comunidade Virtual de apoio a construção de material para o desenvolvimento do Desenho Curricular e Perfil Profissional. O ambiente foi disponibilizado em 2003, sem uma data prevista para seu término. Os colaboradores disponibilizam material sobre Elaboração de Educação por Competências e estão divididos entre o Departamento Regional do SENAI/RS e em mais de 20 Unidades Operacionais de todo o Rio Grande do Sul. O número de colaboradores está crescendo.

5 O Ambiente Teleduc – Comunidade Virtual
Colaboração Interação Social Perspectiva Construtivista

6 Colaboração A colaboração ocorre entre os indivíduos e é propiciada
por ambientes de trabalho em equipes: são os grupos formados a partir de interesses comuns, no caso desse estudo, esses interesses são as áreas industriais: Gás, Metrologia, Calçado, Eletrotécnica, Madeira & Mobiliário, Automação e Robótica, Vestuário e Tecelagem, Gráfica: Pré-Impressão, Construção Civil: Pedreiro, Metalmecânica e Técnico em Curtimento.

7 Perspectiva Construtivista
A aprendizagem dentro dessa perspectiva contempla, de modo fundamental, a interação social dos sujeitos envolvidos no processo de elaboração do Perfil Profissional por Competência.

8 Interação Social O ambiente oportuniza novas formas de apreender conceitos e conteúdos mesclando idéias da educação a distância com convenções do ensino tradicional, tornando possível a interação social e promovendo a construção do conhecimento e da cooperação.

9 Interface do Ambiente na Web.
Elaborador de Programas de Educação Profissional por Competência.

10 Grupo de pessoas 29 colaboradores: 21 das Unidades Operacionais
8 do Departamento Regional. 1 1 1 3 7 1 1 1 1 3 1 1 2 2 1

11 Gráficos de acesso Número de Acessos

12 Intermap – Relações entre os Colaboradores e os Formadores.

13 Considerações finais:
O ambiente demonstrou-se: amigável, de fácil manuseio e compreensão no uso de suas ferramentas; oportuno para a formação de um grupo de colaboradores, de localidades distantes e formações diferenciadas, que desejam trocar informações na construção de conhecimentos; Durante o curso, percebe-se que alguns alunos desenvolvem a aprendizagem colaborativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados e a interação aumentando sua aprendizagem, construindo conhecimento; Outros alunos são mais resistentes, e muitas vezes são estes que acabam por evadir.

14 Considerações finais:
Alguns colaboradores salientaram a necessidade de disponibilizar 2 horas/dia, dentro horário de trabalho, para que possam acessar e colaborar melhor com a comunidade. A importância do uso do ambiente ficou demonstrada pelo aumento do número de colaboradores e dos próprios acessos ao mesmo. O Ambiente terá continuidade e será acompanhado pelo Núcleo, sendo fomentado pelo formador da Comunidade.

15 SENAI/RS DET Diretoria de Educação e Tecnologia UEDE
Unidade Estratégica de Desenvolvimento Educacional NEAD Núcleo de Educação a Distância.


Carregar ppt "Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google