A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo

2 1892 – O Professor James Naismith cria uma actividade para dentro do ginásio, devido às agrestes condições atmosféricas em Springfield no Inverno. O objectivo do jogo era: arremessar a bola, tipo futebol, para dentro de um cesto de pêssegos, colocado acima da cabeça dos jogadores. Cada equipa era constituída por 9 jogadores, pelo facto da classe ter 18 alunos. O nome de Basketball surge pelo facto do jogo ser jogado com cestos e bola Modalidade Olímpica, em Berlim Na Argentina foi disputado o 1º. Campeonato Mundial. 1º. Lugar ficou a Argentina e em 2º. os USA O basquetebol feminino passa a integrar o quadro das modalidades olímpicas.

3 Basquetebol em Portugal; É fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol º. Campeonato de Portugal. O vencedor foi o Conimbricense. 1995/96 –1º Campeonato da Liga Profissional Patricia "Ticha" Penicheiro sagrou-se campeã na WNBA.

4 Equipas Lendárias: Jogadores Lendários: Jogadores Actuais:: Lary Bird Magic Johnson.Michael Jordan EUAEUAEUA GinobiliTony ParkerKobie BryanPaul Gasol ARGENTINAFRANÇAEUAESPANHA

5

6 Jogadores Uma é constituída por 5 jogadores de campo e 7 suplentes. Tempo 4 períodos de 10 minutos cada, ou seja, um jogo tem a duração total de 40 minutos. Início Jogo Cada meio tempo é iniciado com um lançamento de bola ao ar no círculo central, realizado pelo árbitro principal, para um jogador de cada equipa tentar tocar a bola, desviando-a para os seus colegas de equipa. Pontuação Um cesto é válido quando a bola entra por cima e passa através dele. Um cesto de campo conta 2 pontos. Se for obtido para além da linha dos três pontos, vale 3 pontos. Um cesto de lance livre, vale 1 ponto. Bola Fora Quando a bola sai fora do campo, a sua reposição é feita no local onde a bola saiu (linha lateral ou final).

7 Apoios: O jogador só pode dar 2 passos com a bola nas mãos. Um jogador só pode realizar dois apoios com a bola nas mãos. Para iniciar um drible só é permitido realizar um apoio antes de driblar. Ao utilizar um pé eixo (pivot) o jogador poderá fazer vários apoios com o outro pé, mas nunca levantar o pé eixo. Não pode levantar o pé eixo antes de iniciar um drible, apenas o pode levantar para lançar ao cesto, passar ou após um drible. Drible Só é permitido driblar com 1 mão de cada vez. Não é permitido: Bater a bola com as duas mãos simultaneamente. Driblar, controlar a bola com as duas mãos e voltar a driblar

8

9 Simbologia do Arbitro PassosDriblesFalta PessoalBola Presa

10

11 Componentes Críticas POSIÇÃO BASE FUNDAMENTAL -Um apoio ligeiramente avançado em relação ao outro; -Tronco ligeiramente inclinado à frente; - Cabeça levantada. Erros mais Frequentes -Olhar para o solo.

12 PEGA E CONTROLO DA BOLA Componentes CríticasErros mais Frequentes -Colocar os dedos de forma a sentir a bola; -Colocar os dedos afastados, com polegares atrás da bola; - Não tocar a bola com a palma da mão. - Dedos juntos, com os polegares juntos.

13 RECEPÇÃO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Ir ao encontro da bola com as duas mãos; - Colocar os dedos bem abertos e firmes. - Fechar os olhos, não seguindo a trajectória da bola; - Mãos tensas, agarrando a bola com as palmas das mãos; - Recuar em vez de ir ao encontro da bola.

14 PASSE DE PEITO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Colocar os cotovelos junto ao corpo; Nota: Deve-se utilizar este tipo de passe para distâncias curtas ou médias. - Afastamento exagerado dos cotovelos.

15 PASSE PICADO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Colocar os cotovelos junto ao corpo; -Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente. Nota: Deve-se utilizar este tipo de passe quando existe um adversário entre um jogador e o seu colega de equipa. - Enviar a bola para muito perto ou muito longe do colega que recebe.

16 DRIBLE DE PROGRESSÃO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo; -Driblar a bola ao lado do corpo; - Manter o olhar dirigido para a frente. - Olhar para a bola; - Batimentos muito altos (acima da cintura).

17 DRIBLE DE PROTECÇÃO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo; -Driblar a bola de forma a estar de costas para o adversário. - Olhar para a bola; - Desproteger a bola

18 LANÇAMENTO EM APOIO Componentes CríticasErros mais Frequentes - Avançar ligeiramente o apoio do lado da mão que lança; - Segurar a bola com as duas mãos; - Posicionar de lado a mão de apoio na bola; - Lançar com as duas mãos (sem precisão e com força em demasia);

19 LANÇAMENTO NA PASSADA Componentes CríticasErros mais Frequentes - Lançar pelo lado direito com o primeiro apoio direito e o segundo esquerdo; - Lançar pelo lado esquerdo com o primeiro apoio esquerdo e o segundo direito; - Elevar o joelho da perna livre em direcção ao cesto; - Executar o lançamento com a mão do lado correspondente. - Colocação errada dos apoios; - Não elevar o joelho durante o ultimo apoio;

20

21 Dia 2 de Dezembro de 2008

22 Afundanços NBA 3 Pontos – NBA 3 Pontos – NBA GlobeTrotters NBA – Finais 2008 NBA – Movimentos Música FIM


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google