A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Ano Lectivo BASQUETEBOL

2 História 1892 – O Professor James Naismith cria uma actividade para dentro do ginásio, devido às agrestes condições atmosféricas em Springfield no Inverno. O objectivo do jogo era: • arremessar a bola, tipo futebol, para dentro de um cesto de pêssegos, colocado acima da cabeça dos jogadores. • Cada equipa era constituída por 9 jogadores, pelo facto da classe ter 18 alunos. O nome de “Basketball” surge pelo facto do jogo ser jogado com cestos e bola Modalidade Olímpica, em Berlim Na Argentina foi disputado o 1º. Campeonato Mundial. 1º. Lugar ficou a Argentina e em 2º. os USA O basquetebol feminino passa a integrar o quadro das modalidades olímpicas.

3 História Basquetebol em Portugal;
É fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol. º. Campeonato de Portugal. O vencedor foi o Conimbricense. 1995/96 –1º Campeonato da Liga Profissional. Patricia "Ticha" Penicheiro sagrou-se campeã na WNBA.

4 Icones Basquetebol Equipas Lendárias: Jogadores Lendários:
Jogadores Actuais:: Lary Bird Magic Johnson. Michael Jordan EUA EUA EUA Ginobili Tony Parker Kobie Bryan Paul Gasol ARGENTINA FRANÇA EUA ESPANHA

5 Campo de Basquetebol

6 Regras Jogadores Tempo Início Jogo Pontuação Bola Fora
Uma é constituída por 5 jogadores de campo e 7 suplentes. Tempo 4 períodos de 10 minutos cada, ou seja, um jogo tem a duração total de 40 minutos. Início Jogo Cada meio tempo é iniciado com um lançamento de bola ao ar no círculo central, realizado pelo árbitro principal, para um jogador de cada equipa tentar tocar a bola, desviando-a para os seus colegas de equipa. Pontuação Um cesto é válido quando a bola entra por cima e passa através dele. Um cesto de campo conta 2 pontos. Se for obtido para além da linha dos três pontos, vale 3 pontos. Um cesto de lance livre, vale 1 ponto. Bola Fora Quando a bola sai fora do campo, a sua reposição é feita no local onde a bola saiu (linha lateral ou final).

7 Regras Apoios: O jogador só pode dar 2 passos com a bola nas mãos. Um jogador só pode realizar dois apoios com a bola nas mãos. Para iniciar um drible só é permitido realizar um apoio antes de driblar. Ao utilizar um pé eixo (pivot) o jogador poderá fazer vários apoios com o outro pé, mas nunca levantar o pé eixo. Não pode levantar o pé eixo antes de iniciar um drible, apenas o pode levantar para lançar ao cesto, passar ou após um drible. Drible Só é permitido driblar com 1 mão de cada vez. Não é permitido: Bater a bola com as duas mãos simultaneamente. Driblar, controlar a bola com as duas mãos e voltar a driblar

8 Outras Regras

9 Simbologia Arbitragem
Simbologia do Arbitro Passos Dribles Falta Pessoal Bola Presa

10 Técnicas

11 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
POSIÇÃO BASE FUNDAMENTAL Componentes Críticas Erros mais Frequentes Um apoio ligeiramente avançado em relação ao outro; Tronco ligeiramente inclinado à frente; - Cabeça levantada. Olhar para o solo.

12 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
PEGA E CONTROLO DA BOLA Componentes Críticas Erros mais Frequentes -Colocar os dedos de forma a sentir a bola; Colocar os dedos afastados, com polegares atrás da bola; - Não tocar a bola com a palma da mão. - Dedos juntos, com os polegares juntos.

13 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes RECEPÇÃO
- Ir ao encontro da bola com as duas mãos; - Colocar os dedos bem abertos e firmes. - Fechar os olhos, não seguindo a trajectória da bola; - Mãos tensas, agarrando a bola com as palmas das mãos; - Recuar em vez de ir ao encontro da bola.

14 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes PASSE DE PEITO
- Colocar os cotovelos junto ao corpo; Nota: Deve-se utilizar este tipo de passe para distâncias curtas ou médias. - Afastamento exagerado dos cotovelos.

15 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes PASSE PICADO
- Colocar os cotovelos junto ao corpo; Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente. Nota: Deve-se utilizar este tipo de passe quando existe um adversário entre um jogador e o seu colega de equipa. - Enviar a bola para muito perto ou muito longe do colega que recebe.

16 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
DRIBLE DE PROGRESSÃO Componentes Críticas Erros mais Frequentes - Coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo; Driblar a bola ao lado do corpo; - Manter o olhar dirigido para a frente. - Olhar para a bola; - Batimentos muito altos (acima da cintura).

17 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
DRIBLE DE PROTECÇÃO Componentes Críticas Erros mais Frequentes - Coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo; Driblar a bola de forma a estar de costas para o adversário. - Olhar para a bola; - Desproteger a bola

18 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
LANÇAMENTO EM APOIO Componentes Críticas Erros mais Frequentes - Avançar ligeiramente o apoio do lado da mão que lança; - Segurar a bola com as duas mãos; - Posicionar de lado a mão de apoio na bola; - Lançar com as duas mãos (sem precisão e com força em demasia);

19 TÉCNICAS Componentes Críticas Erros mais Frequentes
LANÇAMENTO NA PASSADA Componentes Críticas Erros mais Frequentes - Lançar pelo lado direito com o primeiro apoio direito e o segundo esquerdo; - Lançar pelo lado esquerdo com o primeiro apoio esquerdo e o segundo direito; - Elevar o joelho da perna livre em direcção ao cesto; - Executar o lançamento com a mão do lado correspondente. - Colocação errada dos apoios; - Não elevar o joelho durante o ultimo apoio;

20 Algumas Imagens

21 Teste Teórico Dia 2 de Dezembro de 2008

22 Vídeos FIM Afundanços NBA 3 Pontos – NBA GlobeTrotters
NBA – Finais 2008 NBA – Movimentos Música FIM


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google