A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alexandre e Karin (Monte Alegre) A PARÁFRASE. Na construção linguística do enunciado, desenvolvem-se atividades de formulação : Construir linguisticamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alexandre e Karin (Monte Alegre) A PARÁFRASE. Na construção linguística do enunciado, desenvolvem-se atividades de formulação : Construir linguisticamente."— Transcrição da apresentação:

1 Alexandre e Karin (Monte Alegre) A PARÁFRASE

2 Na construção linguística do enunciado, desenvolvem-se atividades de formulação : Construir linguisticamente o enunciado significa dar forma e organização linguística a uma intenção comunicativa. Construir o texto falado é desenvolver-lhe o planejamento à medida que evolui o processo de formulação. (a intenção não é anterior à formulação)

3 É precisamente esta preocupação simultânea com o que dizer e com o como dizer que vai deixar evidente, no texto falado, uma série de marcas responsáveis pela caracterização específica de sua formulação.

4 O fluxo da formulação: descontinuidades e problemas A descontinuidade caracteriza um problema de formulação Hesitações, por exemplo, caracterizam a procura de uma palavra adequada

5 Problemas prospectivosretrospectivos o falante se dá conta deles antes da formulação o falante só os percebe quando já estão linguisticamente inseridos na formulação

6 Problemas prospectivos L1 abre seu turno e o interrompe à procura de formulação adequada para prosseguir o tempo de hesitação é preenchido com Pausa Alongamento de sons vocálicos Repetições Inserção de comentários

7 Problemas retrospectivos Quando o falante sente que certa expressão já dita pode não ter sido suficientemente explícita (do ponto de vista do reconhecimento da intenção comunicativa do falante por parte do ouvinte) e que pode até provocar um pedido de esclarecimentos, ele interrompe o fluxo e retoma-o em paráfrase, para dar-lhe maior explicitação. Enunciados de difícil compreensão levam o falante a reformular esses enunciados a fim de lhes garantir a compreensão.

8 Paráfrase Um enunciado que reformula um enunciado anterior, mantendo com este uma relação de equivalência semântica. Retoma com outras palavras o sentido de um enunciado anterior.

9 O fato de um falante retomar um segmento já formulado revela: a) descontinuidade – interrupção no fluxo b) um problema de formulação – alguma razão na interação comunicativa a determinou c) um problema retrospectivo atividades de reformulação

10 Componentes das atividades de reformulação Enunciado de origem (EO) Marcador de reformulação (anuncia a reformulação a ocorrer) Enunciado reformulador (ER) hoje fazer pesquisa é viver de poesia quer dizer o pessoal não teria nem para a subsistência As formulações parafrásticas e de correção distinguem-se de seus enunciados de origem por apresentarem variações sintáticas, lexicais, fonéticas ou suprassegmentais.


Carregar ppt "Alexandre e Karin (Monte Alegre) A PARÁFRASE. Na construção linguística do enunciado, desenvolvem-se atividades de formulação : Construir linguisticamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google