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ARTES TÊXTEIS E PERSONALIZADA - 2 ADORNOS História da Arte: Arte e Cultura Africana.

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1 ARTES TÊXTEIS E PERSONALIZADA - 2 ADORNOS História da Arte: Arte e Cultura Africana

2 Discutindo padrões de beleza  Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas. Muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e uma busca por outro padrão de beleza.  Na África diversos povos possuem algumas práticas e costumes que podem parecer bizarros para os ocidentais.

3 Os coloridos dos brincos  O povo Mursi, na Etiópia, costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma pôr também, no lóbulo da orelha.  Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho da placa para uma maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Tais procedimentos estão associados a padrões de beleza.[...]

4 As argolas...  As mulheres do povo Ndebele, em Lesedi, na África, usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.

5 Beleza para mulheres africanas...  Esse hábito também pertence as mulheres do povo Padaung, de Burma, no sudoeste da Ásia, conhecidas como “mulheres girafas”.  Segundo a tradição, o pescoço das mulheres é alongado utilizando anéis metálicos e pode alcançar até 30 centímetros. Esses anéis são substituídos até atingirem a fase adulta.  Para o povo Padaung, o pesçoço é o centro da alma, é a identidade da tribo. Por isso, protegem muito bem com os anéis de metal, que também são colocados nos pulsos e tornozelos. Esses aros, um dia, já foram feitos usando ouro. Hoje são de latão e cobre, chegando a pesar até 12 quilos com 8.5 milímetros de diâmetro, que começam a serem colocados aos 5 anos.  Ao contrário do que alguns imaginam, essas mulheres não morrem se os anéis forem retirados (elas fazem isso para se lavar), pois não é o pescoço que cresce e sim a clavícula que desce. Após dez anos de uso contínuo, elas sentem como se as argolas fizessem parte de seu corpo.

6 As tatuagens corporais...  Em alguns povos africanos, as escarificações (scarification), marcas feitas com cortes na pele, registram fases importantes na vida de uma mulher. Os cortes são feitos na pele e quando cicatrizam parecem uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes tem função estética e servem para deixá-las mais bonitas. escarificações  Em algumas regiões da Nigéria, as marcas começam a serem feitas cedo, a partir dos 5 anos de idade, em partes específicas do corpo, obedecendo uma sequência. As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a sequência de desenhos estiverem completas.

7 Vênus Hottentot: o exotismo da beleza da mulher africana  Representaçao de mulher africana que sofria de steophagia, isto é, tinha glúteos e órgão genital de tamanho exagerado (características comuns entre mulheres desta etnia). Levada para Europa, foi exibida em shows circenses e apresentações "antropológicas"..  Reação dos europeus à Venus Hottentot  Fonte: t.html t.html

8 Vênus Hottentot: o exotismo da beleza da mulher africana  Chamada de Venus Hottentot, Baartman foi representada em dezenas de imagens, seu corpo foi exibido e analisado como anomalia. Baartman acabou se tornando o símbolo da exploração da sexualidade da mulher negra  Sara Baartman, the Hottentot Venus, 1810

9 Vênus Hottentot: o exotismo da beleza da mulher africana Fonte:  Terceira sala on-line do projeto Representação imagética das africanidades no Brasil, que discutiu a representação imagética das africanidades nas artes, nos espaços museológicos e sua produção simbólica. p.br/africanidades/ p.br/africanidades/  p.br/africanidades/debates/ debate_28_11.pdf p.br/africanidades/debates/ debate_28_11.pdf


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