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novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social

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Apresentação em tema: "novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde
novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social fevereiro 2004

2 Fonte da pesquisa Pesquisa 2003
Realizada em dezembro de 2003 pela Datamétrica, empresa selecionada por processo de licitação. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

3 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003
universo abrangendo operadoras; amostra aleatória de 480 operadoras; entrevistas por telefone com diretores ou gerentes de operadoras. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

4 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

5 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

6 Conhecimento sobre a ANS
Funções da ANS Apenas as operadoras que têm registro na ANS: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

7 Conhecimento sobre a ANS
Funções da ANS (resposta espontânea) 67% das administradoras apontaram outras funções que não foram especificadas; 33% das administradoras também associaram à ANS a função de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das regras pelas operadoras; 11% das seguradoras especializadas em saúde não souberam afirmar quais seriam as funções da ANS. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

8 Contato com a ANS Tentativas de contato
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

9 Contato com a ANS Canais de contato com a ANS internet
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

10 Contato com a ANS Notas atribuídas aos canais de contato
Num passo subseqüente à identificação dos canais utilizados pelas operadoras, foi solicitado que as operadoras atribuíssem a cada um desses canais notas entre 0 e 10: Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

11 Contato com a ANS Notas atribuídas aos canais de contato
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

12 Contato com a ANS Conhecimento e avaliação sobre a Central de Atendimento às Operadoras Perguntou-se às operadoras se elas conheciam o serviço Central de Atendimento às Operadoras: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

13 Contato com a ANS Conhecimento e avaliação sobre a Central de Atendimento às Operadoras Nota atribuída ao atendimento através da Central de Atendimento às Operadoras (estimulada): Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

14 Avaliação da imagem da ANS
Desempenho de forma geral Nota atribuída ao desempenho da ANS de forma geral: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

15 Uso do site da ANS Razões para utilização do site
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

16 Uso do site da ANS Perguntou-se às operadoras se já tinham utilizado o site da ANS: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

17 Uso do site da ANS Notas atribuídas ao site
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

18 Funções da ANS Identificação e avaliação
Numa segunda etapa de identificação e avaliação, os entrevistados foram solicitados a apontarem de maneira estimulada, a partir de uma lista de 11 funções, quais dessas seriam da ANS; Além disso, foi solicitado que os mesmos atribuíssem notas entre 0 e 10 para o desempenho da ANS em cada uma dessas responsabilidades. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

19 Funções da ANS Identificação e avaliação Continua »
Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

20 Funções da ANS Identificação e avaliação « Continuação Continua »
Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

21 Funções da ANS Identificação e avaliação « Continuação Continua »
Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

22 Funções da ANS Identificação e avaliação « Continuação
Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

23 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS é mais eficaz
Comparando-se esses resultados com os demais obtidos, uma das conclusões possíveis é a de que os entrevistados associam à ANS a imagem de órgão fiscalizador e aplicador de multas; neste aspecto, avaliam positivamente o seu desempenho no mercado de saúde suplementar, em particular com as operadoras de planos de saúde. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

24 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS é mais eficaz
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

25 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS deixa mais a desejar
Os três itens mais apontados nas área em que a ANS deixa mais a desejar são: fiscalização das empresas e acompanhamento das normas estabelecidas; deficiência na comunicação; ineficácia na busca pelo equilíbrio entre os diversos atores/agentes do mercado. O item sobre a fiscalização aparece entre os mais eficazes no aspecto da aplicação de multas e como o mais ineficiente no âmbito da fiscalização das empresas e acompanhamento das normas. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

26 Normas do setor Conhecimento sobre as normas
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

27 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS deixa mais a desejar
Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

28 Principais conflitos Avaliação de conflitos entre usuários e operadoras As operadoras foram solicitadas a indicarem os principais pontos de conflito e desentendimento entre os usuários e a operadoras. Foram desconsideradas aquelas que não souberam ou não responderam - 19% (As resposta não são excludentes, o que gera um total acima de 100%) Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

29 Normas do setor Canais utilizados para obter informação
Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

30 Normas do setor Grau de atualização sobre as normas
Entre as operadoras que afirmaram conhecer as normas do setor de saúde suplementar – 86% da amostra. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

31 Normas do setor Conhecimento sobre os canais de participação
Muito embora as operadoras avaliem o seu grau de atualização em relação às normas do setor de saúde positivamente, a maior parte delas demonstrou desconhecimento sobre os canais de participação das operadoras nas decisões referentes à saúde. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

32 Normas do setor Conhecimento sobre os canais de participação
Apenas com as operadoras que responderam conhecer algum canal de participação: 33% conhecem as Consultas Públicas; 20% referiram-se às Câmaras Técnicas e à Câmara de Saúde Suplementar; 43% apontaram outros canais de participação, que não os mencionados. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

33 Relação com prestadores de serviços
A pesquisa procurou identificar, também, o relacionamento contratual entre operadoras e prestadores de serviço. De um modo geral, os resultados apresentaram pequenas variações quando consideramos o conjunto das operadoras para todas as faixas consideradas como identificadas nos gráficos a seguir. Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

34 Relação com prestadores de serviços
Prestadores com os quais têm contrato Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

35 Relação com prestadores de serviços
Prestadores com contrato por escrito Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde

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