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Fevereiro 2004 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social.

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1 fevereiro 2004 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde novembro e dezembro 2003 Gerência Geral de Comunicação Social

2 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 2 Fonte da pesquisa Pesquisa 2003 Realizada em dezembro de 2003 pela Datamétrica, empresa selecionada por processo de licitação.

3 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 3 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003 universo abrangendo operadoras; amostra aleatória de 480 operadoras; entrevistas por telefone com diretores ou gerentes de operadoras.

4 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 4 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003 Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

5 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 5 Perfil da amostra Perfil da amostra da pesquisa de 2003 Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

6 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 6 Conhecimento sobre a ANS Funções da ANS Apenas as operadoras que têm registro na ANS: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

7 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 7 Conhecimento sobre a ANS Funções da ANS (resposta espontânea) 67% das administradoras apontaram outras funções que não foram especificadas; 33% das administradoras também associaram à ANS a função de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das regras pelas operadoras; 11% das seguradoras especializadas em saúde não souberam afirmar quais seriam as funções da ANS.

8 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 8 Contato com a ANS Tentativas de contato Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

9 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 9 Contato com a ANS Canais de contato com a ANS Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003 internet

10 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 10 Contato com a ANS Notas atribuídas aos canais de contato Num passo subseqüente à identificação dos canais utilizados pelas operadoras, foi solicitado que as operadoras atribuíssem a cada um desses canais notas entre 0 e 10:

11 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 11 Notas atribuídas aos canais de contato Contato com a ANS Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

12 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 12 Contato com a ANS Conhecimento e avaliação sobre a Central de Atendimento às Operadoras Perguntou-se às operadoras se elas conheciam o serviço Central de Atendimento às Operadoras: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

13 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 13 Contato com a ANS Conhecimento e avaliação sobre a Central de Atendimento às Operadoras Nota atribuída ao atendimento através da Central de Atendimento às Operadoras (estimulada): Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

14 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 14 Avaliação da imagem da ANS Desempenho de forma geral Nota atribuída ao desempenho da ANS de forma geral: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

15 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 15 Uso do site da ANS Razões para utilização do site Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

16 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 16 Uso do site da ANS Perguntou-se às operadoras se já tinham utilizado o site da ANS: Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

17 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 17 Uso do site da ANS Notas atribuídas ao site Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

18 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 18 Funções da ANS Identificação e avaliação Numa segunda etapa de identificação e avaliação, os entrevistados foram solicitados a apontarem de maneira estimulada, a partir de uma lista de 11 funções, quais dessas seriam da ANS; Além disso, foi solicitado que os mesmos atribuíssem notas entre 0 e 10 para o desempenho da ANS em cada uma dessas responsabilidades.

19 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 19 Funções da ANS Identificação e avaliação Continua »

20 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 20 Funções da ANS Identificação e avaliação « Continuação Continua »

21 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 21 « Continuação Continua » Funções da ANS Identificação e avaliação

22 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 22 Funções da ANS Identificação e avaliação « Continuação

23 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 23 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS é mais eficaz Comparando-se esses resultados com os demais obtidos, uma das conclusões possíveis é a de que os entrevistados associam à ANS a imagem de órgão fiscalizador e aplicador de multas; neste aspecto, avaliam positivamente o seu desempenho no mercado de saúde suplementar, em particular com as operadoras de planos de saúde.

24 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 24 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS é mais eficaz Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

25 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 25 Os três itens mais apontados nas área em que a ANS deixa mais a desejar são: fiscalização das empresas e acompanhamento das normas estabelecidas; deficiência na comunicação; ineficácia na busca pelo equilíbrio entre os diversos atores/agentes do mercado. O item sobre a fiscalização aparece entre os mais eficazes no aspecto da aplicação de multas e como o mais ineficiente no âmbito da fiscalização das empresas e acompanhamento das normas. Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS deixa mais a desejar

26 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 26 Conhecimento sobre as normas Normas do setor Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

27 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 27 Funções da ANS Áreas de atuação em que a ANS deixa mais a desejar Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

28 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 28 Principais conflitos Avaliação de conflitos entre usuários e operadoras As operadoras foram solicitadas a indicarem os principais pontos de conflito e desentendimento entre os usuários e a operadoras. Foram desconsideradas aquelas que não souberam ou não responderam - 19% (As resposta não são excludentes, o que gera um total acima de 100%) Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

29 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 29 Canais utilizados para obter informação Normas do setor

30 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 30 Normas do setor Grau de atualização sobre as normas Entre as operadoras que afirmaram conhecer as normas do setor de saúde suplementar – 86% da amostra. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

31 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 31 Normas do setor Conhecimento sobre os canais de participação Muito embora as operadoras avaliem o seu grau de atualização em relação às normas do setor de saúde positivamente, a maior parte delas demonstrou desconhecimento sobre os canais de participação das operadoras nas decisões referentes à saúde. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

32 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 32 Normas do setor Conhecimento sobre os canais de participação Apenas com as operadoras que responderam conhecer algum canal de participação: 33% conhecem as Consultas Públicas; 20% referiram-se às Câmaras Técnicas e à Câmara de Saúde Suplementar; 43% apontaram outros canais de participação, que não os mencionados. Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

33 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 33 Relação com prestadores de serviços A pesquisa procurou identificar, também, o relacionamento contratual entre operadoras e prestadores de serviço. De um modo geral, os resultados apresentaram pequenas variações quando consideramos o conjunto das operadoras para todas as faixas consideradas como identificadas nos gráficos a seguir.

34 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 34 Relação com prestadores de serviços Prestadores com os quais têm contrato Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

35 Apresentação da pesquisa de opinião com operadoras de planos privados de saúde 35 Relação com prestadores de serviços Prestadores com contrato por escrito Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA - 13 a 24/11/2003

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