A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Falando de Gestão INSTRUMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Balanced Score Card Autor: Pedro Paulo Galindo Morales.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Falando de Gestão INSTRUMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Balanced Score Card Autor: Pedro Paulo Galindo Morales."— Transcrição da apresentação:

1 Falando de Gestão INSTRUMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Balanced Score Card Autor: Pedro Paulo Galindo Morales

2 Falando de Gestão Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando a interação com o ambiente fazendo com que a organização atue de forma inovadora e diferenciada mantendo assim a sua competitividade Planejamento Estratégico Fonte: (Oliveira, Luiz Martins, et al, 2005)

3 Falando de Gestão  Na elaboração da Estratégia Empresarial, atenção especial deve ser dada a análise de tudo aquilo que a empresa não poderá negligenciar e nem ter desempenho insatisfatório sob pena de comprometer os resultados futuros Fatores Críticos de Sucesso  As estratégias e objetivos devem contemplar e atender a todos os aspectos identificados como fatores críticos de forma consistente O que não pode deixar de ser feito Em que a empresa não pode falhar Olhar para o que é fundamental

4 Falando de Gestão Visão: é uma definição clara e motivadora da situação desejada para a Organização no futuro. “Como queremos ser reconhecidos no futuro” Principais Pilares do Planejamento Estratégico Missão: é uma a razão de ser de uma organização, a qual orienta e delimita a ação. “É tudo o que ela faz para realizar a missão ” Valores: são princípios de conduta desenvolvidos pelas pessoas em função de sua vida e educação.Representa tudo aquilo em que nos acreditamos e respeitamos. “Tudo que orienta nossas ações ”

5 Falando de Gestão Ciclo PDCA  O planejamento perfeito caracteriza-se por seguir uma metodologia. Um dos modelos mais indicados e comprovadamente eficaz tem sido o PDCA,na medida que o planejamento estratégico consiste num processo.O seu objetivo é auxiliar o desenvolvimento e a melhoria das instituições. Planejar- (Plan) Executar- (Do) Verificar ou Controlar- (Check) Melhorar ou Agir (Action) “faz-se” acontecer Comparar “Plan com o Do’ Correções ou melhorias Objetivos e caminhos

6 Falando de Gestão Os estudos sobre o “Balanced Scorecard”, iniciou- se na década de 1990, foram desenvolvidos pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton,. Ele surgiu, motivado pela crença de que os métodos existentes para a avaliação de desempenho empresarial, apoiados nos indicadores contábeis e financeiros, estavam se tornando obsoletos. O que é Balanced Score Card ?

7 Falando de Gestão O que é Balanced Score Card ?  Significa “ painel de controle equilibrado”;  É um novo instrumento que integra as medidas derivadas da estratégia, sem menosprezar as medidas financeiras de desempenho passado;  Traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição estratégicas. (Indicadores de Desempenhos).

8 Falando de Gestão Objetivos do Balanced Score Card O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:  Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;  Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos;  Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;  Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

9 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio Os requisitos para definição dos indicadores de desempenho estão relacionados com os processos e serviços existentes dentro das organizações e buscam a maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento.

10 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio Perspectiva financeira: Esta perspectiva tem um grau de importância para avaliação de ações passadas. O Balanced Score Card, propõe a geração de dados e informações, visando servir de incentivo para que as unidades de negócios vinculem seus objetivos financeiros às estratégias organizacionais.

11 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio Perspectiva do Cliente: O cliente é um fator de sucesso para qualquer tipo de organização. O Balanced Score Card, nesta perspectiva, fornece informações sobre o seu segmento alvo, quais esforços para atrair, reter, satisfazer e obter fidelidade da clientela.

12 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio PERSPECTIVA DO PROCESSOS INTERNOS : As estratégias estão voltadas para o atendimento às expectativas dos acionistas e clientes-alvo. Essa análise seqüencial, de cima para baixo, costuma revelar processos de negócios inteiramente novos nos quais a empresa deverá buscar a excelência. Trata-se da necessidade de possuir comunicação entre os envolvidos nas tarefas e os fatores relacionados aos clientes. Esta comunicação deve informar imediatamente, quaisquer preocupações que por acaso, os clientes venham a ter.

13 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO. : As estratégias estão voltadas para os objetivos da perspectiva financeira, do cliente e dos processos internos, só serão alcançados se houver aprendizado e crescimento dos recursos humanos, ao desenvolverem suas atividades. A perspectiva do aprendizado e crescimento contínuo, ao lado de uma infra-estrutura eficiente, certamente contribuirá para a eficácia organizacional e equilíbrio financeiro a curto e longo prazo.

14 Falando de Gestão As Quatro Perspectivas do Negócio Fonte: Wikepédia.Acessado em 31/05/2008.

15 Falando de Gestão Características dos indicadores  Consistência: os indicadores não devem conflitar com outros para que não haja efeitos comportamentais negativos;  Confiabilidade: Um indicador deve apresentar sempre os mesmos resultados para qualquer que seja a medição desde que sejam respeitados os mesmos parâmetros de medição;  Validade: a medição deve ser feita de maneira correta;  Relevância: a relevância relaciona-se com a utilidade do indicador ou seja ele deve trazer alguma informação útil a seu usuário.

16 Falando de Gestão Indicadores do BSC Os indicadores utilizados para cada perspectivas devem ser:

17 Falando de Gestão Ciclo PDCA do BSC Perspectivas Diretrizes e objetivos Indicadores Metas Comunicação para toda a empresa com ênfase em indicadores e metas Indicadores e Metas ( Previsto x Realizado ) Realização Atingimento Estabelecimento de Ações Corretivas Preventivas Fonte:da figura: Google.Acessado em 31/05/2008

18 Falando de Gestão BSC como Modelo de Gestão O BSC não deve ser visto apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizado estratégico.

19 Falando de Gestão BSC como Modelo de Gestão Na implementação do BSC a organização tem como vantagem reunir em um único quadro vários elementos aparentemente discrepantes da agenda competitiva como:  Tornar-se orientada para o cliente;  Reduzir o tempo de resposta;  Privilegiar o trabalho em equipe;  Reduzir o tempo de lançamentos de novos produtos e;  Fazer uma gestão voltada para o longo prazo.

20 Falando de Gestão BSC e a Tecnologia da Informação  Um dos grandes desafios das companhias, hoje, é alinhar as estratégias de negócios à tecnologia da informação.  TI é um dos recursos estratégicos que devem ser utilizados para dar agilidade ao negócio.  O BSC foi desenvolvido para ser o framework mais efetivo para o gerenciamento e o alinhamento de TI com as expectativas. Fonte : Perguntas e respostas sobre BSC Revista CIO Publicada em 29 de junho de 2007 às 12h25.

21 Falando de Gestão BSC e a Tecnologia da Informação  A partir da análise das informações colhidas sobre os objetivos, metas e desafios estratégicos da empresa e das diversas áreas do negócio, é elaborado um correspondente mapa dos requisitos críticos na perspectiva da área da Tecnologia da Informação.  Este mapa, derivado do BSC (Balanced Scorecard), fundamentará a identificação das necessidades e oportunidades de mudanças na atual estrutura da área de informática. Fonte: Metodologia Optimais

22 Falando de Gestão Bibliografia Bibliografia SIMONI, Anderson Wilson Simoni; Macri,Fabiana de Castilho; Moraes, Maria Cristina Pavan de ; Oliveira Vânia Cristine Sula de, Balanced Scorecard : Modelo Gerencial Estratégico para as Instituições de Ensino disponível em Acessado em 31/05/ SILVA, Leandro da Costa. O Balanced Score Card e o Processo Estratégico disponível em Acessado em 31/05/ Acessado em 31/05/2008. Implementação do Balanced Score Card Integrado ao Planejamento Estratégico da Organização. Apostila de treinamento para implementação do Balanced Score Card na Coelce- Companhia Energética do Ceará, 2004 OLIVEIRA Luis Martins de, Perez JR, José Hernandez e Silva, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica 3º ed.,Editora Atlas S.A., São Paulo, KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.


Carregar ppt "Falando de Gestão INSTRUMENTO PARA O ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Balanced Score Card Autor: Pedro Paulo Galindo Morales."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google