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TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5

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Apresentação em tema: "TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5"— Transcrição da apresentação:

1 TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5
Produção Acadêmica da Pós-Graduação Lato Sensu

2 Plano de Aula 5ª aula 3hs Aula (CH) Conteúdo Leitura Indicada
Unidade 7 - O surgimento e a evolução da Internet. 7.1 – O acesso e arquiteturas da Internet 7.2 – Serviços na Internet – , webmail, redes de relacionamento 7.3 – Internet no Brasil 7.4 – O futuro da Internet. Unidade 8 - A pesquisa na Internet.  8.1 - Pesquisa através de URLs. 8.2 - A pesquisa acadêmica na Internet. 8.3 - Portais Científicos. 8.4 - Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações. •COOPER, Brian. Como pesquisar na Internet. São Paulo: Publifolha. 2007 •CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: Volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 2003.(capitulo 1)

3 Surgimento e Evolução da Internet

4 Agenda Visão Geral O que é Internet Histórico
Organização - Estrutura de Domínios

5 O que é Internet É um conjunto de redes de computadores interligadas no mundo inteiro, que tem em comum protocolos e serviços, de forma que os usuários por ela conectados possam usufruir de uma cadeia de informação e serviços de alcance mundial. A Internet não tem dono ou um comando central. Cada rede conectada a ela, pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição. Centralização: estabelecimentos de padrões para funcionamento da rede e a distribuição de endereços e de domínios para interligação a essa rede.

6 Internet : Histórico 1969: Surgiu através de um projeto da agência Norte Americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) para conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa, passando a ser conhecida como ARPANET. 1986 foi conectada a ARPANET. O conjunto de todos os computadores ligados a esses dois backbones foi oficialmente conhecido como INTERNET.

7 Internet : Histórico 1991 e 1992: A ANS desenvolveu o ANSNET que passou a ser o principal backbone da Internet. Nesta mesma época foi desenvolvido o backbone europeu (EBONE) interligando países europeus à INTERNET. 1993: A INTERNET deixa de ser acadêmica e passa a ser explorada comercialmente com a construção de novos backbones por empresas privadas PSI, UUNET, Sprint, Teleglobe...

8 Internet - Histórico no Brasil
1988: A INTERNET chega ao Brasil por iniciativa da FAPESP, UFRJ e do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. 1989: Criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisa - RNP, para coordenar o oferecimento de serviços de acesso à Internet no Brasil. Como ponto de partida foi criado um backbone RNP, ligando as instituições educacionais à Internet. 1994: Início da exploração comercial da Internet no Brasil através de um projeto piloto da Embratel.

9 Internet - Organização Mundial
Principais instituições mundiais: The Internet Society (ISOC) Por meio de encontros, debates e publicações, procura orientar a pesquisa e utilização da Internet. The Internet Research Task Force (IRTF) Grupo formado com objetivo de desenvolver pesquisas a longo prazo ao funcionamento da Internet. The Internet Network Information Center (InterNIC) Composto pela AT&T, PSI e General Atomics, centraliza a distribuição de informações da Interent Society, além de coordenar a distribuição de endereços e registros de domínio para provedores em nível mundial. Computer Emergency Response Team/Coordinate Center Coordenar respostas e ações a incidentes de segurança a Internet.

10 Internet - Organização Mundial
Principais instituições no Brasil: Comitê Gestor Internet: Criado em junho de 1995, pelos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, composto por membros destes ministérios e representantes de instituições comerciais e acadêmicas, tem como objetivo coordenar a implantação da internet no Brasil. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP: É responsável pelo controle e registro de endereços e domínio no Brasil, através de um serviço Registro BR, disponível pelo site

11 Internet - Estrutura de Domínios
Domínios da Internet - Domain Name System (DNS): Cada equipamento na Internet é referenciado por um nome que está associado a um endereço IP. Números IP representam uma forma compacta e eficiente de endereçamento; Por que não utilizamos diretamente os números IP´s?

12 Internet - Estrutura de Domínios
Problemas: Endereços númericos são difíceis de se lembrar; IP´s podem mudar; Um número IP deve também ser único na internet, assim como o nome do domínio; Solução: Associar nomes aos IP´s; Adoção de uma estrutura hierárquica de nomes.

13 Internet - Estrutura de Domínios
Essa associação é feita por um conjunto de servidores, de forma que este conjunto juntamente com a sua aplicação, seja conhecida por um nome Domain Name System (DNS). Assim, a organização da Internet é estruturada em domínios e na distribuição dos servidores DNS na Internet.

14 Internet - Estrutura de Domínios
Organização da Internet em Domínios Com objetivo de evitar a utilização do mesmo nome por vários equipamentos, a Internet foi dividida em domínios administrativos distintos. Assim, o Nome do Domínio Completo é composto por um nome local adicionado à hierarquia de domínios, podendo ser institucionais ou geográficos.

15 Exemplo de Estrutura de Organização Hierárquica
Internet - Estrutura de Domínios Exemplo de Estrutura de Organização Hierárquica TOPO net org com compaq ibm hp eva brasil rj sp ws01

16 Internet - Estrutura de Domínios
FQDN (Full Qualified Domain Name): no exemplo anterior, o nome completo do “nó” ws01 seria ws01.rj.brasil.compaq.com; Cada subdivisão deve ser separada por um ponto; Quanto mais à direita no nome, mais global é a subdivisão; O topo (Root Servers - Servidores Raiz) é administrado pelo InterNIC, onde cada partição é administrada por uma instituição, com poderes delegados pelo topo.

17 Provedores de Acesso São empresas, que fornecem acesso à Internet a pessoas físicas ou jurídicas. O provedor de acesso é o intermediário entre os usuários e os serviços que existem na rede. Assumem o custo de uma conexão permanente e vendem o acesso a essa conexão para seus clientes, os usuários. Uma série de linhas telefônicas, para que os usuários se liguem aos seus computadores e tenham acesso à lnternet. Computadores (os servidores) conectados à uma rede de transmissão de dados.

18 Provedores de Acesso Esta ligação é feita pelas companhias telefônicas, que normalmente são ligadas aos Backbones (consideradas as espinhas dorsais da lnternet). Os Backbones possuem uma infra-estrutura de alta velocidade que interliga várias redes garantindo o fluxo da informação entre os provedores e usuários.

19 Provedores de Informação: Portais
No início, o termo utilizado era Home-page, um conjunto de páginas com informações a respeito de organizações. O termo site, representa um conjunto de páginas maior, com o propósito de permitir uma maior interatividade com o usuário. O termo portal é um site extremamente grande, com mais de 500 páginas oferecendo um leque muito grande de produtos e serviços com acessos elevados. São construídos por empresas que querem se dedicar exclusivamente à internet ("pontocom”), diferentemente de um site corporativo de uma empresa tradicional.

20 Portal Horizontal Provedores de Informação: Portais
O portal horizontal é aquele que fala um pouco sobre tudo, não chegando a se aprofundar em nenhum tópico. Oferece um sem-fim de serviços e conteúdos, englobando artigos, notícias, entrevistas, etc. São de interesse de várias comunidades, de acordo com os diferentes tópicos sendo explorados.

21 Provedores de Informação: Portais
Portais Verticais terão uma comunidade específica do tópico sendo abordada, especializando-se em um tópico específico e trabalhando-o de maneira a gerar receita.   Portais Horizontais e Verticais empregam o conceito de comunidade virtual, ou um conjunto de usuários com idéias e perspectivas parecidas. Exemplo de Portal Horizontal:  Terra ( Exemplo de Portal Vertical:  Portal de Viagem ( - dedicado ao turismo.

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23 E-Mail Exemplo: usuario@provedor.com.br
usuário: Nome do usuário. É escrito sem espaços e sem acentos. @: Símbolo chamado arroba, que em inglês quer dizer "at", ou seja, "em“. provedor: Nome da empresa ou instituição provedora de acesso à Internet. Pode ser um provedor comercial ou uma empresa que tenha esta estrutura. .com: Tipo de organização, 'com' se refere a uma organização de caráter comercial. .br: O final .br indica apenas que o domínio foi registrado no Brasil ("br" é a sigla que identifica o Brasil na Internet) e não a localização física do servidor, como muitos pensam. Exemplo: uk (Reino Unido), fr (França), jp (Japão), ca (Canadá), ru (Rússia). servidor POP3 (mensagens recebidas): pop3.uol.com.br servidor SMTP (mensagens enviadas): smtp.uol.com.br

24 Portais e a Pesquisa na Internet

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27 Portais: Pesquisa Acadêmica

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