A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada."— Transcrição da apresentação:

1 Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda. Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são Nam June Paik, Bill Viola e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky, Fernando Cocchiarale entre diversos outros.

2 Lygia Clark Lygia Clark (Belo Horizonte Rio de Janeiro 1988) foi uma pintora e escultora brasileira contemporânea. As obras da série Bichos de Lygia Clark utilizam o conceito de interatividade. Nesta série de trabalhos, a artista utilizou placas de metal e dobradiças para criar esculturas articuladas que ela nomeou de Bichos. As esculturas devem ser manuseadas pelas pessoas para que possam assumir formas diferentes, ou seja, a obra ganha novas configurações a cada interação.

3 Construir e destruir Sugerir e alcançar, matar as sedes psíquicas mais íntimas a partir de símbolos sensoriais, fazer do corpo a casa, e da casa o corpo (...). (Lygia Clark) Bichos, alumínio.

4

5

6 Nos anos 1960, Nam June Paik abraçou a mídia da televisão e tornou-se o pai fundador da videoarte. A obra de Paik incluiu a vídeo- escultura, arte via satélite e dispositivos robóticos. Paik trabalha com arte e tecnologia num esforço para exorcizar os demônios de uma sociedade obcecada pelo consumo e pela tecnologia.

7 PAIK, Nam June. Cybernated Art, 1967 (Arte Cibernata) jTrny-oHyno ature=related&hl=pt&hl=pt&v=0_ M_8z-WE6g

8 Bill Viola é um videoartista estadunidense, começou sua carreira na década de Foi influenciado por Nam June Paik. Seus trabalhos em vídeo consistem em instalações, vídeos e performances, sendo marcados por um uso transparente do aparato videográfico, um controle e entendimento complexo do tempo, e por um inventivo uso do som. Ele trabalha códigos simbólicos e reflete sobre a falta de consciência coletiva na arte e faz um uso muito próprio do sonho e da fantasia.

9 VIOLLA, Bill. Going forth by Day, V. The First Light (2002), video sound installation.

10 Paulo Roberto Barbosa Bruscky (Recife PE 1949). Artista multimídia, poeta. Inicia suas pesquisas em 1969 e expõe seus trabalhos no Brasil e no exterior. Importância de sua obra Paulo Bruscky é um pioneiro na aplicação artística de várias tecnologias, como gravação eletrônica, projeção de diapositivos, fac-símile, filme super-8, vídeo, xerox, off-set e mimeógrafo. Possivelmente, é o mais entusiasta promotor da mail art no Brasil. É também o pioneiro da vídeo arte fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

11

12

13 BRUSCKY. Paulo. Performance sonora encerra exposição de Paulo Bruscky no MAP.

14 Cidade Legível(1988), Jeffrey Shaw N0&feature=related

15 Chamariz (2005), Eder Santos EbxQ


Carregar ppt "Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google