A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada."— Transcrição da apresentação:

1 Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda. Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são Nam June Paik, Bill Viola e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky, Fernando Cocchiarale entre diversos outros.

2 Lygia Clark Lygia Clark (Belo Horizonte Rio de Janeiro 1988) foi uma pintora e escultora brasileira contemporânea. As obras da série Bichos de Lygia Clark utilizam o conceito de interatividade. Nesta série de trabalhos, a artista utilizou placas de metal e dobradiças para criar esculturas articuladas que ela nomeou de Bichos. As esculturas devem ser manuseadas pelas pessoas para que possam assumir formas diferentes, ou seja, a obra ganha novas configurações a cada interação.

3 Construir e destruir Sugerir e alcançar, matar as sedes psíquicas mais íntimas a partir de símbolos sensoriais, fazer do corpo a casa, e da casa o corpo (...). (Lygia Clark) “Bichos “, alumínio.

4

5

6 Nos anos 1960, Nam June Paik abraçou a mídia da televisão e tornou-se o pai fundador da videoarte. A obra de Paik incluiu a vídeo-escultura, arte via satélite e dispositivos robóticos. Paik trabalha com arte e tecnologia num esforço para “exorcizar os demônios” de uma sociedade obcecada pelo consumo e pela tecnologia.

7 PAIK, Nam June. Cybernated Art, 1967 (Arte Cibernata)

8 Bill Viola é um videoartista estadunidense, começou sua carreira na década de Foi influenciado por Nam June Paik. Seus trabalhos em vídeo consistem em instalações, vídeos e performances, sendo marcados por um uso transparente do aparato videográfico, um controle e entendimento complexo do tempo, e por um inventivo uso do som. Ele trabalha códigos simbólicos e reflete sobre a falta de consciência coletiva na arte e faz um uso muito próprio do sonho e da fantasia.

9 VIOLLA, Bill. Going forth by Day, V
VIOLLA, Bill. Going forth by Day, V. The First Light (2002), video sound installation.

10 Importância de sua obra
Paulo Roberto Barbosa Bruscky (Recife PE 1949). Artista multimídia, poeta. Inicia suas pesquisas em 1969 e expõe seus trabalhos no Brasil e no exterior. Importância de sua obra Paulo Bruscky é um pioneiro na aplicação artística de várias tecnologias, como gravação eletrônica, projeção de diapositivos, fac-símile, filme super-8, vídeo, xerox, off-set e mimeógrafo. Possivelmente, é o mais entusiasta promotor da mail art no Brasil. É também o pioneiro da vídeo arte fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

11

12

13 BRUSCKY. Paulo. Performance sonora encerra exposição de Paulo Bruscky no MAP.

14 Cidade Legível(1988), Jeffrey Shaw

15 Chamariz (2005), Eder Santos http://www. youtube. com/watch


Carregar ppt "Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google