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PROGRAMA ASCENSÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL Set/2006 Pedro Paulo Carbone - Gerente Executivo do BB.

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1 PROGRAMA ASCENSÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL Set/2006 Pedro Paulo Carbone - Gerente Executivo do BB

2 Tópicos da palestra 1.Os objetivos do Programa de Ascensão Profissional por competências do BB 2.As bases do programa de gestão por competências 3.O sistema de informações sobre as competências 4.A lógica de funcionamento do sistema ascensão

3 OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA Estabelecer critérios técnicos e transparentes, baseados em competências, para a ascensão profissional Sinalizar caminhos a serem percorridos para ascensão horizontal e vertical aos diversos níveis de cargos

4 Objetivos específicos Estabelecer uma ética institucional para o sistema de ascensão, via informação isenta e confiável Profissionalização e educação continuada orientação para a gestão de carreira sustentabilidade profissional Responsabilidade social

5 Degraus da Ascensão Executivo Diretivo Operacional Postos Efetivos e Caixas Executivos 13 Básico funcionários

6 Conceitos e Sistemas Talentos - Conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências e realizações do funcionário (Inventário de competências) Oportunidades – Qualquer possibilidade de trabalho no conglomerado, quer para o exercício efetivo de cargos, quer para participação temporária em projetos, estágios, colaboração etc. (equações de concorrências on line) Gestão por competências Sistema de informação

7 O SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS DO BB PEDRO P. CARBONE EDGARD RUFATTO JR

8 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Trilhas de aprendizagem Gestão Carreira Orientação Profissional Programas Desenvolvimento formação orientação Certificação Profissional filosofia

9 FASES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Programa Gestão de Carreira Programa Trilhas de Aprendizagem DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Programas de Treinamento & Desenvolvimento de competências CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Programa de Avaliação e Certificação de Conhecimentos e Competências

10 DAS G RADES DE T REINAMENTO ÀS T RILHAS DE A PRENDIZAGEMG Trilhas de Aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para o desenvolvimento profissional. Grades de Treinamento são conjuntos de cursos aos quais são submetidos, com orientação de obrigatoriedade, todos que aspiram ou exercem determinada função.

11 Três tipos de competências de uma organização Competências Organizacionais São as competências necessárias para que a Organização e as equipes de trabalho realizem seus objetivos (referencial) Competências Profissionais São as competências necessárias para o exercício de cada cargo, função ou profissão (referencial) Competências Pessoais São as competências que os funcionários detêm (existente)

12 Foco: Identificação do Gap de Competências

13 Competências Estratégia Organizacional Planejamento em Gestão de Pessoas Avaliação do Desempenho Profissional Educação Corporativa Identificação e Alocação de Talentos Orientação Profissional e Carreira Remuneração e Benefícios Comunicação Interna Planejamento Subsistemas de Gestão de Pessoas Estratégia Organizacional e Diagnóstico de Competências Quais os ganhos com a implantação ? 1.Alinhamento da empresa ao mercado (competências dirigidas ao mercado) 2.Alinhamento da Gestão de RH ao Planejamento Estratégico (ação de RH dirigida à estratégica corporativa)

14 Relação entre competências e programas de Gestão de Pessoas Planejamento de RH Recrutamento e Seleção Educação Corporativa Gestão do Desempenho Planejamento de Carreira Competências Remuneração e Benefícios Ascensão Profissional

15 GESTÃO PROCESSOS RH > COMPETÊNCIA > PRODUTIVIDADE Eficiência no processo Eficácia no capital humano Efetividade nos resultados ex: treinamento competência aumento de vendas

16 Fases da implantação de um Programa de Gestão por competências Fase 1 – Diagnóstico das competências organizacionais Fase 2 – Diagnóstico das competências pessoais – inventário de competências dos funcionários Fase 3 – Levantamento das competências profissionais de cada cargo ou função Fase 4 – Criação do sistema de informação sobre competências Fase 5 – Capacitação e desenvolvimento continuado

17 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: modelo conceitual Conhecimentos >> formação pessoal (Conhecimento em torno da profissão) Experiências >> mercado de atuação Funcionais (funções ocupadas) Habilidades negociais >> negócio e de apoio ao negócio no contexto organizacional madeira marceneiro telhadista produção Carbone, et al (2005)

18 Sistema de Certificação - Conhecimentos - Formação acadêmica - Treinamentos - Certificações Graduação Psicologia Pós Administração Certificação Gestão de Pessoas Cursos T&D SABER Sistema de certificação: diplomas, títulos, certificados de conclusão e certificações de conhecimento

19 - Habilidades - fundamentais - gerencias - técnicas SABER FAZER Sistema de certificação: avaliação de desempenho no trabalho; mapeamento de habilidades (comportamento de entrega do funcionário) GDP POR COMPETÊNCIAS Sistema de Certificação

20 - Experiências Sistema de Certificação Exercício de cargos ou funções (senioridade) Auxiliar de contabilidade Analista contábil Contador-adjunto Contador Diretor de Controladoria Auxiliar contabilidade Pintor de quadros Cantor Astrônomo Pedagogo Analista de T&D Gerente de Comunicação Diretor Gestão de Pessoas Trânsito Profissional Sistema de certificação: exercício de função ou papel ocupacional Profundidade técnica Visão sistêmica

21 Sistema de Certificação - Acordo de trabalho - Metas - Placar da avaliação - Desempenho Sistema de certificação: resultados

22 Sistema de Certificação Habilidades Negociais Gerenciais Processuais Sociais GDP Experiências Exercício de cargos ou funções (senioridade profissional) Conhecimentos Formação acadêmica Cursos Certificações externas e internas Desempenho Produtividade Realizações Resultados

23 Habilidade produto A Habilidade produto B Habilidade produto D 1/2004 2/2004 1/2005 2/2005 Gap de competências Foco da capacitação Núcleos de Competências Foco para transferência padrão AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS 360 GRAUS Gráfico de habilidades

24 Indicadores em desenvolvimento CONHECIMENTO Índice e níveis de conhecimento per capita Índice e níveis de conhecimento por equipe ou área Índice e níveis de conhecimento da organização Distribuição dos conhecimentos por área, departamento ou região HABILIDADE Índice e níveis de habilidades per capita Índice e níveis de habilidades por equipe ou área Índice e níveis de habilidades da organização Distribuição das habilidades por área, departamento ou região

25 PRODUÇÃO Índice de produção produtividade per capita e por equipe Índice de profundidade na profissão (aprofundamento vertical na profissão) EXPERIÊNCIA Índice de visão sistêmica (horizontalidade na atuação profissional) Tipos de competências exercidas nas profissões

26 Lógica do Sistema de Gestão e desenvolvimento de Competências Mapeamento de competências pessoais e profissionais Sistema de cobertura do GAP de competências do funcionário Incentivo ao autodesenvolvi- mento de competências Programas de desenvolvimento de competências Banco de talentos -conhecimentos -habilidades -experiências -Descrição das competências dos cargos -Identificação do gap: avaliação de desempenho e por competências 360 graus -Cobertura do gap: Plano Individual de desenvolvimento de competências no trabalho (em implantação) - Sistema de Orientação Profissional -Trilhas de aprendizagem eletrônicas -Revista Profissionalização -Bibliotecas -Treinamentos a distância -certificação de conhecimentos -Programas de treinamento e Formação profissional nas modalidades presencial, a distância e em serviço -Eixos: negocial, comportamental e social

27 contato: Pedro Paulo Carbone Edgard Rufatto Jr Muito Obrigado !!


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