A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RIBEIRA DESCONHECIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RIBEIRA DESCONHECIDA."— Transcrição da apresentação:

1 A RIBEIRA DESCONHECIDA

2 RIBEIRA SOBRE O RIO DOURO
Debruçada sobre o rio Douro, a Ribeira é uma das partes mais antigas do Porto.O seu perfil, perpendicular ao rio Douro, tem monumentos notáveis, como as pontes: uma delas ( Ponte D. Luís ) é obra de Gustave Eiffel. As pontes têm sido motivo de inspiração de muitos artistas. São muitos os viajantes que temos recebido aqui na Ribeira. A Ribeira é, assim, um dos destinos turísticos mais antigos da Europa Granítica, barroca e espelhada no rio, a Ribeira abre-se ao MUNDO e ao FUTURO.

3 AS CASAS DA RIBEIRA As casas da Ribeira têm o seu « próprio » urbanismo. As cores vivas e diferentes, dão muita alegria às casas da Ribeira. Estas casas são conhecidas por estarem “encavalitadas” e por serem diferentes. Podemos ver janelas, muito juntas, o que permite a proximidade entre as pessoas que conversam da sua janela para as janelas dos vizinhos do lado.

4 O PÔR-DO-SOL NA RIBEIRA
O pôr-do-sol na Ribeira dá-lhe um ar mais brilhante. Os dois tabuleiros da Ponte D. Luís parecem dois carreiros iluminados, pelas luzes da ponte e dos automóveis. Nesta altura do dia consegue-se ver o reflexo da cor avermelhada do sol e da ponte no rio Douro.

5 HISTÓRIA DA RIBEIRA: ORIGENS REMOTAS
A existência de vestígios pré-históricos há muito estão assinalados na área demarcada da cidade do Porto(antas, castros, citânias...).Escavações feitas recentemente na Casa do Infante, permitiram perceber algumas das alterações da cidade O lugar ocupado pela Sé foi, certamente, um castro. O mesmo se pode dizer do morro fronteiro de V. N. Gaia. Há mesmo referências a um ” Castrum novum de Portucale”, identificável com o Porto.

6 rede de estradas romanas no norte de Portugal
Com a conquista peninsular pelos romanos, a região assiste a profundas mudanças, tanto a nível de organização espacial, como a nível económico, religioso e político. A Sé era o centro da actividade romana e o seu ponto estratégico mais importante. A expansão da cidade até à zona da Ribeira. Na actual Casa do Infante foi encontrado um mosaico romano do séc. IV a. C. que demonstra a expansão da cidade. rede de estradas romanas no norte de Portugal estrada romana

7 No início do séc. V, surgem modificações que marcarão para sempre o curso dos acontecimentos. Os povos além Reno, Suevos e Vândalos, instalam-se na península. Deve-se ao povo Suevo o facto de Portugal ascender a sede episcopal. Esse povo depressa foi absorvido por outro povo bárbaro, os Visigodos. Assiste-se então à destruição do sistema administrativo e á apropriação dos poderes por parte da classe dos guerreiros. pedra visigótica

8 expedições dos Vikings na Península Ibérica
Com a monarquia visigótica de Toledo a importância de Portugal não pára de aumentar.Mas pouco mais de um século após a conquista dos Suevos, a monarquia visigótica atingia o seu fim. Um exército muçulmano desembarca, em 711, no sul da Península Ibérica, e em rápida marcha chega à região do Douro. Mas a ocupação, seria de curta duração, e as regiões de Bracara (Braga) e Portucale renascem. expedições dos Vikings na Península Ibérica

9 CURIOSIDADES HISTÓRICAS DA RIBEIRA
Imperador Augusto -Durante o período de ocupação romana, a cidade já era composta por impressionantes edifícios, e controlava uma espectacular rede entre Lisboa e Braga. -A cidade foi, mais tarde, chamada, 1º de Cale e mais tarde de Portucale.

10 -As muralhas da cidade foram construídas no período dos romanos.
A segunda parte desta foi concluída no séc.XIV, cerca as encostas da Sé e da Vitória e estende-se em direcção ao rio, onde estão situados os cais e a Casa dos Trajes Reais.

11 Planta medieval do Porto
-Entre os séc. XIII e XV, deu-se um grande desenvolvimento das actividades comerciais e marítimas e fortaleceram-se ligações importantes com portos Europeus, tais como Barcelona, Valência, Londres e Antuérpia. Neste período, os estaleiros do Porto e Vila Nova de Gaia eram os mais importantes do País. -Um dos intervenientes no acordo de 1352, entre Inglaterra e Portugal nasceu no Porto e o seu sobrenome foi imortalizado numa expressão popular usada quando nos queremos referir a alguém que é inteligente: ”Fino que nem um alho”. Foral da Cidade

12 -O Infante D. Henrique nasceu nesta cidade !!
-O Porto foi sempre conhecido como uma cidade liberal e virada para o progresso, com uma longa tradição na festa dos direitos do cidadão. -Após a implantação da Republica, a cidade iniciou outro processo de renovação, onde se deve destacar a construção da Avenida dos Aliados.

13 DESPEDIDA Trabalho realizado por: Joana Mota; José Paulo Sousa;
Pedro Luís Novais; Pedro Miguel Castro. FIM


Carregar ppt "A RIBEIRA DESCONHECIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google