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Balanço Social Módulo 679 Preencher o balanço Social dando cumprimento ao preceituado na lei Conceito e objectivo; Requisitos; Estrutura; Recolha de Dados;

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1 Balanço Social Módulo 679 Preencher o balanço Social dando cumprimento ao preceituado na lei Conceito e objectivo; Requisitos; Estrutura; Recolha de Dados; Redacção para Análise; Versão Final.

2 Balanço Social O balanço social nada mais é do que um demonstrativo publicado pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os planos, projectos, benefícios e acções sociais dirigidas aos stakeholders da organização, isto é, empregados, investidores, analistas de mercado, accionistas clientes, fornecedores, empresas parceiras, terceiros e demais envolvidos que directa ou indirectamente se favorecem dos processos desenvolvidos pela instituição, o mesmo também pode ser compreendido como um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa, podendo ou não ser utilizado para campanhas publicitárias que fortalece o nome e a marca da organização.

3 Com o crescimento da preocupação da população mundial com o meio ambiente e com a sociedade que cerca as companhias, muitas empresas estão demonstrando a interacção neste meio através das seguintes demonstrações:companhias Balanço Ambiental – Reflecte a postura da empresa em relação aos recursos naturais, compreendendo gastos com a preservação, protecção e recuperação; investimentos com equipamentos, tecnologias e campanhas voltadas para a área ambiental. Pode também ser demonstradas as quantidades comparativas de poluentes produzidos entre um período e outro.

4 Balanço de Recursos Humanos – Visa mostrar o perfil da força de trabalho, remuneração, benefícios recebidos e gastos com formação de funcionários, além da discriminação dos gastos em benefícios da sociedade na qual está inserida, como centros de recreação e entidades assistenciais. O Balanço Social foi implementado pelo Decreto-Lei n.º 190/96, de 9 de Outubro. O balanço social é, nas empresas privadas, simultaneamente um meio de informação, um utensílio de negociação ou de concertação e um instrumento de planeamento e gestão nas áreas sociais e de recursos humanos. Nesse sentido, foi a sua elaboração tornada obrigatória em todas as empresas com, pelo menos, 100 trabalhadores, pela Lei do Balanço Social (Lei n.º 141/85, de 14 de Novembro, alterada pelo Decreto-Lei n.º 9/92, de 22 de Janeiro).

5 Foi possível observar, com o decurso dos anos, que o balanço social tem fornecido um conjunto de informações essenciais sobre a situação social da empresa, pondo em evidência pontos fortes e pontos fracos da gestão social dos recursos humanos, o grau de eficiência dos investimentos sociais e os programas de acção que visem a realização pessoal dos trabalhadores, a sua identificação com a empresa e a melhoria da sua própria vida. Reconhecendo tudo isto, o Secretariado para a Modernização Administrativa publicou em 1988 um documento de trabalho sobre esta matéria, tendo por objectivo principal estimular a introdução voluntária do balanço social na Administração Pública, facilitar a sua elaboração e promover a sua tendencial e desejável uniformidade.

6 Os serviços e organismos da administração pública central, regional e local, incluindo os institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados e fundos públicos que, no termo de cada ano civil, tenham um mínimo de 50 trabalhadores ao seu serviço, qualquer que seja a respectiva relação jurídica de emprego, devem elaborar anualmente o seu balanço social com referência a 31 de Dezembro do ano anterior. O disposto no número anterior não obsta que os serviços e organismos que possuam menos de 50 trabalhadores elaborem também, e sempre que possível, atentos os meios de que dispõem, o respectivo balanço social.

7 O balanço social deve ser elaborado de forma a incentivar e garantir a efectiva participação dos trabalhadores de cada serviço ou organismo e deverá ser remetido, acompanhado da respectiva fundamentação e dentro do prazo previsto no n.º 3 do artigo 1.º, à comissão de trabalhadores, que disporá de 15 dias para a emissão de parecer escrito. No caso de inexistência de comissão de trabalhadores, o parecer será pedido às comissões ou delegações sindicais existentes. O balanço social deve ser enviado pelo membro do Governo competente, até 15 de Abril de cada ano, ao membro do Governo que tiver a seu cargo a Administração Pública, que promoverá o seu adequado tratamento estatístico.

8 O balanço social deve ser divulgado por todos os trabalhadores do serviço ou organismo através da sua afixação nos locais de trabalho, por forma bem visível. EXEMPLO de BALANÇO SOCIAL (ver ponto por ponto)

9 Objectivos: 1.O que são; 2.Programação do Futuro; 3.Assertividade; 4.Ansiedade

10 Traçar objectivos individuais é uma das melhores formas de evoluirmos, tanto na carreira como em termos pessoais, porque nos força a criar um plano para podermos atingir o objectivo que sonhámos antes. Quase nada se concretiza na vida sem um plano de acção. Qualquer coisa que queremos fazer necessita de ter um conjunto de acções que são realizadas em sequência e que atingem um resultado final, normalmente chamado de objectivo. Obviamente que há coisas que não necessitam de um plano formal para atingir o objectivo.

11 Por exemplo, para lavar a loiça não necessita de escrever num papel o que tem de fazer. Consegue concretizar o seu objectivo com um plano mental do tipo: Juntar a loiça suja Abrir a água Esfregar a loiça com líquido Passar a loiça por água limpa Arrumar a loiça para secar É muito simples e consegue-se em poucos minutos atingir o objectivo de lavar a loiça. Se quisermos fazer uma refeição mais elaborada já temos mais trabalho e necessitamos muitas vezes de um plano mais formal para atingir os objectivos individuais, que são a criação de uma bela refeição. Não é por acaso que existem muitos livros de receitas culinárias que indicam exactamente os passos a seguir e a sequência dos mesmos. Antes disso, é necessário comprar os ingredientes para preparar os pratos desejados.

12 São dois exemplos diferentes de objectivos individuais que traçamos regularmente sem nos apercebermos. Não são objectivos para as nossas vidas. No entanto, aprender a cozinhar é um objectivo individual que pode levar anos a ser aperfeiçoado. Para conseguirmos melhorar sempre, precisamos de definir objectivos individuais constantemente. Assim que os atingimos, necessitamos de identificar outros objectivos que nos façam sair da zona de conforto e aprender algo novo, que melhore as nossas capacidades. Planear o futuro é muito importante, mesmo quando os planos têm de ser ajustados a meio do caminho. Há muitas formas diferentes de atingir um objectivo individual. Mas sem termos objectivos individuais, estamos a ir a lado nenhum. Objectivos são objectivos mesmo, tipo uma meta a se alcançar, já estratégia tem a ver com como você fará para chegar até esses objectivos.

13 2. Programação Futuro ESTÁGIO 3. Comportamento Assertivo O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expressão directa, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. Auto-afirmação - Capacidade de defender direitos legítimos - Capacidade de expressar opiniões pessoais - Capacidade de fazer e recusar pedidos Expressar sentimentos positivos - Capacidade de fazer e receber elogios - Capacidade de expressar afectos positivos - Capacidade de iniciar e manter conversas

14 Desenvolver a assertividade é mais do que aprender a falar de maneira diferente. Ser assertivo requer pensar assertivamente, sentir confiança em si mesmo e comportar-se positivamente. Neste livro aprenderá como desenvolver cada um destes aspectos da assertividade. A informação sobre personalidade e conceitos psicológicos ajudá-lo-ão a compreender-se a si próprio e aos outros ou as directrizes para a escolha de palavras e comportamentos contribuirão para mudar o modo como interage com os outros.

15 4. Ansiedade A ansiedade é um problema psicológico que se traduz por um sentimento de insegurança, ou, medo sem fundamento real. Todos nós somos ansiosos em determinado momento da vida sem que isso seja patológico. Existem contudo diferente graus de ansiedade. Em algumas pessoas, a ansiedade exprime-se por um sentimento de medo, inquietação, sensação de perigo iminente, (medo de insucesso, morte súbita, medo de perder o auto controle, medo de ficar mentalmente destabilizado) Em alguns casos, a ansiedade é acompanhada por algumas manifestações físicas, tais como, secura de boca, pulso acelerado, transpiração, opressão toráxica, e vertigens. Nestes casos, chamamos-lhe angústia.

16 O que fazer?? Espreguiçar Em vez de contar com o café para acordar, dedique alguns momentos a uma série de pequenos exercícios, que acabarão com a lassidão matinal, permitindo um relaxamento muscular, o que contribui para um bom início do dia. Espreguice-se lentamente até se aperceber de uma agradável sensação de relaxamento muscular. Pode distender os músculos até sentir um ligeiro incómodo, mas nunca até à dor. Mantenha a distensão 10 a 30 s, pare e recomece de novo, 2 a 3 vezes. Massagem A auto massagem estimula e contribui para dissipar a fadiga do início do dia. Comece por estimular o couro cabeludo, agarrando num punhado de cabelos em cada mão e puxando durante 5 s, até que todo o seu couro cabeludo esteja estimulado. Feche a mão, mas não com força, e bata ligeiramente em todas as partes acessíveis do seu corpo, à excepção da coluna vertebral.

17 O que fazer?? Comunique Muita gente tem tendência a permanecer calado, guardando para si os seus pensamentos e problemas. Fará melhor em conversar. Quer por si, que falando, esclarece e desdramatiza a situação, quer pela sua família e amigos, na medida em que, se ficar calado, pensarão serem culpados dos seus problemas, ou que não deposita confiança neles. Em caso de conflito com alguém não adie o momento de falar à pessoa em questão. Relaxamento Consiste numa contracção sistemática dos principais músculos do corpo, seguida de uma distensão. O efeito calmante é muito rápido: 10 a 20 minutos - Instale-se num lugar tranquilo, descalço e vestido confortavelmente. - Deite-se de costas, braços ao longo do corpo e com as palmas das mãos viradas para cima. - Inspire profundamente, retenha a respiração durante alguns segundos e expire lentamente. - Contraia com a maior força possível os músculos da cara durante 5 segundos. - Faça o mesmo com os músculos dos ombros, dos braços, das mãos, até aos dedos dos pés. - Finalmente permaneça imóvel durante alguns minutos imaginando algo de agradável.

18 Sono Alguns pequenos truques para melhor adormecer: - Evite os excitantes à noite, coma um jantar ligeiro e não muito tarde. - A leitura é frequentemente um bom meio para relaxar desde que esteja confortavelmente instalado: sentado, apoiado nas costas, pescoço e cabeça. - Se acordar com dores nas costas, durma de costas com uma almofada debaixo dos joelhos e com uma toalha enrolada apoiando o pescoço. - Adopte uma posição cómoda para dormir; deite-se de lado coluna vertebral e pescoço direitos, cotovelos joelhos e flectidos. Por outro lado concentrar o seu interesse sobre algo preciso, pode ajudá-lo a eliminar um episódio ansioso.

19 PROPOSTA DE TRABALHO – Balanço Social GRUPO1: Patrícia; Cecília; Fátima; Sandra GRUPO2: Paula; Raquel; Lícia; Anabela GRUPO3: Carmen; Isabel; Élia; Célia Conceição GRUPO4: Teresa; Célia Sampaio; Ana Paula; Jesus GRUPO5: Cláudia; Alexandra; Rosário; Susana

20 PROPOSTA DE TRABALHO BALANÇO SOCIAL 1.Fazer um índice de um balanço Social de uma empresa inventada pelas formandas focando os pontos essenciais que deve conter. 2. No fim fazer reflexão sobre o porquê da escolha dessa empresa e porque focaram esses tópicos.


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