A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALEPH 500 Novidades da Versão 18 Rodrigo Calloni 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALEPH 500 Novidades da Versão 18 Rodrigo Calloni 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 ALEPH 500 Novidades da Versão 18 Rodrigo Calloni 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006

2 Novidades da Versão 18 2 OPAC – Novas Funcionalidades para Pedidos de Reserva Reserva Paralela – O usuário identifica um grupo de pedidos que atende às suas necessidades. Quando o usuário recebe o primeiro item que se torna disponível, os demais passam a não mais interessar ao usuário. Reserva em Série – O usuário identifica um grupo de pedidos que atendem sua necessidade em uma ordem específica. Reserva em Grupo – O usuário identifica um grupo de registros que deseja reservar. Com uma ação ele cria todas as reservas para os registros selecionados.

3 Novidades da Versão 18 3 OPAC – Pasta Virtual e Opções de Reserva A criação de Reservas Paralelas, Série e em Grupo é feita pelo OPAC do ALEPH (na função Pasta Virtual)

4 Novidades da Versão 18 4 OPAC – Pasta Virtual Agora é possível ordenar os itens armazenados na Pasta Virtual. Basta utilizar as setas que existem ao lado de cada registro. Registros podem ser selecionados

5 Novidades da Versão 18 5 OPAC – Novas Opções de Renovação Após renovar os itens (todos ou selecionados) a tela de renovação exibe em uma coluna adicional a razão da não-renovação dos itens. Se um item foi renovado, mas não pelo período completo (de acordo com seu status) uma indicação será exibida na coluna "Devolução para".

6 Novidades da Versão 18 6 OPAC – Cartão Virtual As colunas Autor e Ano foram adicionadas para todas as atividades relacionadas com a exibição de informações bibliográficas do Cartão Virtual do usuário

7 Novidades da Versão 18 7 OPAC – Mensagem para Busca por Listas com resultados vazio Uma nova mensagem configuravel pode ser exibida quando uma busca por listas não encontrar cabeçalhos compatíveis em seu índice. Um parâmetro define se essa mensagem será exibida ou não.

8 Novidades da Versão 18 8 OPAC – Busca por Palavras ou Listas Agora é possível oferecer aos usuários do OPAC um único formulário de busca, no qual podem ser realizadas as Buscas por Palavras ou por Listas. A possibilidade de disponibilizar dois formulários (um para busca por listas outro para busca por palavras) ainda está disponível.

9 Novidades da Versão 18 9 OPAC – Geral Melhorias nas Funcionalidades de Login Quando um usuário se logava no sistema, os parâmetros definidos por ele antes de se logar no sistema não eram salvos após a identificação. Isso foi modificado e agora todos os parâmetros definidos antes do login serão mantidos após o login. Hablidade dos Catálogos ALEPH serem indexados pelo Google. Um mecanismo foi criado para extrair registros do catálogo do ALEPH no formato que permite a ação do robô de indexação do Google. Os materiais que permitem tal indexação são pré-definidos em bases lógicas. Back-links dos resultados da busca do Google para o ALEPH podem ser criados.

10 Novidades da Versão Suporte SUPERCJK Até o momento, somente 4 valores de caracteres Unicode (U+0000-U+FFFF) eram exibidos no ALEPH. Agora 5 valores de caracteres Unicode (U U+FFFFF) também estão disponíveis (dependente do uso da fonte que suporta esses caracteres) Isso significa que no WEB OPAC, registros com qualquer caractere Unicode podem ser exibidos. Portanto, as extensões A e B de caracteres CJK (Chinês, Japonês e Coreano) podem ser exibidos. De maneira semelhante, na GUI também é possível exibir e editar dados com extensão A e B de caracteres CJK nos resultados das buscas e no editor de Títulos do ALEPH.

11 Novidades da Versão GUI – Geral Painel em foco é marcado com uma linha tracejada O painel ativo da GUI pode ser marcado com uma linha mais espessa e tracejada, diferente da linha contínua que existia até então. Isso é útil para funcionários da biblioteca que possuem problemas de visão ou que consideram que a linha contínua não chama tanto a atenção para o foco da ação. Melhorias relacionadas com opções de Diversas melhorias foram implementadas com relação às opções de . Novos campos foram adicionados nos registros de usuário e de fornecedor para que possa ser definida a maneira como as informações devem ser enviadas (seja como texto ou como arquivo em anexo).

12 Novidades da Versão GUI – Melhorias de

13 Novidades da Versão Catalogação ISBN de 13 Dígitois ALEPH suporta ISBN de 13 dígitos. A rotina de validação de ISBN é capaz de validar ambos os tipos de ISBN – o anterior de 10 dígitos e o novo formato de 13 dígitos Busca por Listas Agora é possível buscar cabeçalhos bibliográficos no nível da base de dados física ou lógica. Isso permite a busca por cabeçalhos em bases locais ou em bases acessadas via z39.50.

14 Novidades da Versão Catalogação Cabeçalhos Ambíguos Um cabeçalho para ser único agora leva em consideração a segunda e a terceira posição dos campos. Quando um campo bibliográfico é corrigido pela função de correção de autoridades, o campo e os indicadores do campo bibliográfico também serão atualizados. Atualizar Cabeçalhos a partir da Base de Autoridades Quando um campo bibliográfico é corrigido pela função de correção de autoridades, o campo e os indicadores do campo bibliográfico também serão atualizados.

15 Novidades da Versão Itens Aprimoramentos na função de mover itens… de um registro BIB para outro: A expansão imediata de toda a hierarquia dos registros vinculados ao registro BIB agora é feita com um clique. Aumento do número máximo de elementos que podem ser exibidos (de ). Recortar e colar podem ser utilizadas, além do arrastar e soltar dos itens. Capacidade de mover registros HOL, incluindo seus itens, para um registro BIB diferente Capacidade de mover um item entre registros HOL

16 Novidades da Versão Catalogação – Serviços em Lote Recuperar Registros O operador booleano NOT agora pode ser usado entre dois campos. A lista de condições foi aumentada para três campos e dois sub-campos dentro de cada campo. Um novo serviço permite a exclusão dos campos COR dos registros de Autoridades.

17 Novidades da Versão GUI – Itens Função para exclusão de múltiplos itens de uma mesma lista de itens (com todas as verificações padrão do sistema)

18 Novidades da Versão GUI – Itens Histórico do Item Informações mais detalhadas do histórico do item podem ser definidas. Mudanças Globais Campos adicionais do registro do item foram adicionadas ao formulário de Mudanças Globais da GUI e no serviço em lote relevante. O Histórico de Circulação do Usuário O Histórico do Usuário foi adicionado como uma sub-função dentro das opções de itens. Todos os dados que são exibidos na função de Histórico do Usuário da guia de Usuários do módulo de Circulação agora estão presentes nas sub-funções de Itens.

19 Novidades da Versão Circulação Edição da tabela de datas e de horários de funcionamento (TAB17) via módulo de Circulação Com isso a equipe da biblioteca poderá adicionar os feriados por dentro do próprio módulo de Circulação:

20 Novidades da Versão Circulação Remoção automática dos status de processamento Perdido e Mal-guardado A função é baseada em configuração definida pela biblioteca (por exemplo, definindo quais status de processamento). Quando o código de um item com tal for lido no sistema: O status de processamento será removido. Dependendo da configuração do módulo, uma mensagem será exibida

21 Novidades da Versão Circulação – Melhorias nas Transações de Caixa Há uma diferença entre as transações de caixa que estão fechadas por causa do pagamento que foi realizado e aquelas que foram fechadas porque nenhum pagamento foi feito. É possível registrar a Identificação do Pagamento na janela de Transação de Caixa.

22 Novidades da Versão Circulação – Abono Parcial de Multas A função de Abono parcial de múltiplas transações de caixa foi melhorada e aprimorada. Quando mais de uma transação de caixa for selecionada para a realização de um Abono parcial, uma janela será exibida com a soma dos valores preenchidos no campo Valor do abono parcial, permitindo assim que o valor do abono seja modificado.

23 Novidades da Versão Circulação – Renovação Múltipla É possível renovar uma lista de empréstimos selecionados na lista de empréstimos do usuário

24 Novidades da Versão Circulação Resumo de Atividades do Item Uma nova característica permite a exibição de diversas atividades que foram realizadas com o item. O formato das informações exibidas é configurável.

25 Novidades da Versão Circulação Devolução Antecipada On-line Devolução antecipada on-line pode ser ativada. Tanto o pedido de reserva como a devolução antecipada serão feitas em um único passo, a partir do formulário do pedido de reserva. Essa função depende da configuração da biblioteca.

26 Novidades da Versão Circulação Posição na Fila de Reservas Os funcionários podem ver o lugar do usuário na fila de reservas. Um novo botão - Reservas do Item permite acessar diretamente o item solicitado na Lista de Itens.

27 Novidades da Versão Circulação Endereço padrão do usuário – mais opções configuráveis pela biblioteca Relatório de Sobrepor – novo desenvolvimento permite a gravação do histórico das atividades que foram sobrepostas pelos funcionários. Cartas para usuários que estão em débito. Esse serviço foi melhorado para incluir filtros de sub- biblioteca e data

28 Novidades da Versão Aquisição – Pedidos de Reserva Quando uma chegada é registrada no módulo de Aquisição, o sistema identifica se o item entregue possui um pedido de reserva. Nesse caso uma mensagem será exibida

29 Novidades da Versão Pedidos de Reserva impressos na Chegada Quando uma chegada é registrada, se o item possuir pedidos de reserva, uma nota será adicionada à carta de chegada.

30 Novidades da Versão Aquisição – Faturas Específicas Informação Bibliográfica são exibidas também no nível da Fatura Específica

31 Novidades da Versão Aquisição Capacidade de suprimir os pedidos antigos quando for recriado o índice de pedidos com base nos status do pedido Serviço para a transferência automática de pedidos de um orçamento para outro.

32 Novidades da Versão Periódicos – Padrões de Publicação Padrões de publicação de periódicos agora podem ser criados com o código de publicação c no sub-campo $y (Padrão de regularidade), para combinação de cronologia e enumeração.

33 Novidades da Versão Z39.50 O servidor Z39.50 pode recuperar registros XML do Dublin Core XML de acordo com o a definição do Perfil Bath Até o momento registros XML somente eram recuperados se os registros da biblioteca fossem compatíveis com MARC21. A tradução do XML do MARC21 para Dublin Core era "hard-coded". Agora a tradução do formato interno do ALEPH para XML é regido por uma tabela de configuração. Assim, registros XML corretos podem ser recuperados para qualquer formato de dado (MARC21, UNIMARC etc.).

34 Novidades da Versão PDQ – Patron Direct Queue A fun ç ão Patron Direct Queue (PDQ) permite que as institui ç ões que j á compartilham um cat á logo e uma base de usu á rios tamb é m compartilhem servi ç os unificados de circula ç ão. Qualquer cons ó rcio ALEPH que implementa um cat á logo bibliogr á fico compartilhado ou que fazem parte de um cat á logo coletivo podem usar o PDQ para implementar o empr é stimo de itens dentro do cons ó rcio.

35 Novidades da Versão EEB Integrado A versão 18.0 inclui um m ó dulo de EEB integrado que combina as funcionalidades do WEB ISO EEB e o m ó dulo de EEB da GUI. As três principais caracter í sticas foram combinadas no novo m ó dulo: Gerenciamento em diversos formatos de comunica ç ão: ISO, SLNP, Carta, ART , etc... Processo imediato para o processamento tanto de pedidos de EEB recebidos como os enviados pela biblioteca. Novo design da GUI (no mesmo modo que os demais m ó dulo do ALEPH a partir da versão 16.02) Caracter í sticas adicionais que permitem o gerenciamento fluente de um grande n ú mero de pedidos de EEB recebidos e enviados. Integra ç ão aprimorada com o m ó dulo de Circula ç ão. Manuten ç ão e necessidades de configura ç ão m í nimas.

36 Novidades da Versão Privilégios de Funcionários Diversas melhorias foram feitas na administra ç ão de Funcion á rios. Essas incluem: Mais informa ç ões pessoais Op ç ões de bloqueios Vencimento Estrutura de senha Relat ó rios administrativos

37 Novidades da Versão Privilégios de Funcionários Campos adicionais para detalhes do funcion á rio foram adicionados.

38 Novidades da Versão Estrutura Padrão de Senhas Cada instalação pode configurar o tamanho mínimo para as senhas. O sistema pode ser configurado para que as senhas precisem ser criadas a partir de uma combina ç ão de caracteres alfanum é ricos. O sistema pode ser configurado para solicitar a troca de senha imediatamente ap ó s o primeiro login. Funcion á rios podem ser bloqueados/desabilitados se não utilizarem o sistema dentro de um per í odo de tempo. O sistema pode solicitar mudan ç as de senha periodicamente É poss í vel configurar uma data de vencimento no registro do funcion á rio. As fun ç ões existentes na tabela de IDs de impressão serão integrados nos registros de funcion á rios.

39 Novidades da Versão Relatórios e Acompanhamento Controle de logins e auditoria nas modificações das permissões dos funcionários. Relatório de resumo de privilégios de funcionários Relatórios de funcionários por: Data de vencimento Funcionários bloqueados Privilégios de funcionários Relat ó rios podem ser exibidos on-line e impressos A exporta ç ão de dados para programas externos (como Excel e Word) ser á habilitada A Lista de Funcion á rios permite a ordena ç ão da lista por: ID do funcion á rio, Nome, Departamento, Grupos.


Carregar ppt "ALEPH 500 Novidades da Versão 18 Rodrigo Calloni 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google