A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cozinha Solar Fogão Solar MaterialQuantidade/descrição Madeira (MDF)2 lâminas de 60x60 cm e 4 ripas de 60x5 cm (para fazer a caixa) Barras de aço inox3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cozinha Solar Fogão Solar MaterialQuantidade/descrição Madeira (MDF)2 lâminas de 60x60 cm e 4 ripas de 60x5 cm (para fazer a caixa) Barras de aço inox3."— Transcrição da apresentação:

1 Cozinha Solar Fogão Solar MaterialQuantidade/descrição Madeira (MDF)2 lâminas de 60x60 cm e 4 ripas de 60x5 cm (para fazer a caixa) Barras de aço inox3 retas de 60cm cada Espelhos100 espelhos de 5x5 cm Palitos de churrasco (para fazer o angulo do espelho) 20 Cola Quente de silicone5 bastões Passo a passo: 1. Preparar a base do fogão com a madeira e as barras de aço inox. 2. Colar os espelhos: esta é a parte crítica do projeto, pois cada espelho deve ficar bem alinhado para que o reflexo dos raios solares convirja para o ponto focal definido pelo suporte de metal onde posteriormente será colocado o objeto a ser aquecido. Para facilitar a colagem, desenhe numa cartolina (FIG. 1), uma grade com as mesmas dimensões da caixa onde ficariam os espelhos (FIG.2). Numere cada posição dos espelhos na caixa com a numeração correspondente da cartolina e cole –a embaixo de uma mesa. 3. Alinhar a caixa com os espelhos no chão e observar os reflexos para iniciar a colagem. 4. Para colar os espelhos utilize cola de borracha de silicone (quente) e pequenos toquinhos de madeira (palitos de churrasco), empurrando os toquinhos com cola até que o reflexo esteja alinhado em cada quadrado. 5. Pronto! O fogão está pronto. É só colocar no sol e testar. Figura 1. Cartolina com as mesmas dimensões da caixa/base. Figura 2. Esquema de posicionamento da cartolina e a reflexão dos espelhos. O princípio de funcionamento do fogão é a reflexão por espelhos culminado num único ponto: a boca do fogão. Essa técnica foi desenvolvida pelo grego Arquimedes por volta de 212 a.C., utilizando um enorme jogo de espelhos planos, formados pelos escudos de bronze dos soldados gregos após o polimento. Arquimedes conseguiu direcionar a luz do Sol para um mesmo ponto de um navio, incendiando a frota inimiga. Os fogões podem ser construídos com espelhos ou outros materiais refletores, direcionando a inclinação (ângulos) para concentrar em um único ponto e obter o máximo de energia. A temperatura no fogão solar é bem mais alta que a do forno. Podendo chegar a 1.500ºC.

2 Cozinha Solar Forno Solar MaterialQuantidade/descrição Caixa de papelão com tampa1 (17,5 x 12,0 x 9) Jornal20 folhas Vidro1 (17,5 x 12,0) Ripas de fórmica2 ripas de 8cm x 2 cm Chapa de metal preta1 (6 cm x 4cm) Fita Adesiva1 rolo Papel contac preto2 metros Cola branca1 tubo de 40g Papel laminado4 folhas Passo a passo: 1. Recortar a base da tampa para afixar o vidro. Este é preso com cola, fita adesiva e contact. 2. Preparar a forração do forno. As paredes e fundo do forno devem ser forradas para que com o aquecimento, não pegue fogo na caixa. Essa forração pode ser feita com jornal ou papelão. Afixar a forração com cola e fita adesiva. 3. Colar o papel laminado em toda lateral e fundo do forno. Esse papel é para refletir. 4. Encapar todo o forno e a tampa com o contac preto. Esse plástico é para evitar umidade e o fato de ser preto é para absorver mais calor. 4. Colar as ripas de fórmica no fundo do forno. Essas ripas servem para não passar o calor diretamente do metal para o fundo, evitando que se pegue fogo. 5. Colocar, sem fixar, a chapa de metal. O metal propaga mais rapidamente o calor. Assim os alimentos são colocados sobre ele, absorvendo mais calor. Não deve-se fixar essa chapa, porque as vezes é necessário lavar. 6. Pronto! O forno está pronto para o uso. Tem que ser um dia de bastante sol. O princípio de funcionamento do forno é criar um efeito estufa, por isso é necessário uma caixa com tampa. O cozimento ocorre porque seu interior é aquecido devido à energia solar. A luz do sol, tanto direta quanto refletida, entra na caixa através de vidro. Ela se torna energia calorífica e é absorvida por uma chapa de metal preta. Esse calor interno faz com que a temperatura dentro do forno solar aumente até que a perda de calor dentro do fogão seja igual ao ganho. A temperatura pode chegar a 100ºC, suficientes para cozimento de alimentos ou pasteurização da água. Curso Técnico em Meio Ambiente – ETECAP Campinas-SP Alunos: Felipe Delgado, Francisco Neto, Giovanna Pereira, Rafaela Picolomini e Rodrigo Argentin Professor Orientador: Erica G. B. F. Bortolotti htpp://ericafb.sites.uol.com.br


Carregar ppt "Cozinha Solar Fogão Solar MaterialQuantidade/descrição Madeira (MDF)2 lâminas de 60x60 cm e 4 ripas de 60x5 cm (para fazer a caixa) Barras de aço inox3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google