A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: Vídeo-Aula Interativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: Vídeo-Aula Interativa"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: Vídeo-Aula Interativa

2 Objetivos Pretende-se através desse projeto criar uma
aplicação que explore as características de transmissão de vídeo para varias pessoas de forma sincronizada e interativa. Essa aplicação contará com um middleware que possibilite que tanto o professor, quanto os alunos possam num dado momento interagir fazendo comentários ou perguntas de forma que todos os demais participantes possam receber a imagem e assistir ao aluno e professor colaborando assim com o processo de entendimento da discussão.

3 Funcionalidade Inicialmente o professor fala sobre o assunto e os demais alunos assistem a transmissão do vídeo em tempo real e sincronizados. De forma que o professor visualize os ícones correspondentes as pessoas que o assistem, podendo a qualquer momento optar por retirar ou aceitar novas inclusões de pessoas a sua aula.

4 Funcionalidade Num dado momento, um aluno pode pedir a palavra para fazer um comentário ou externar uma duvida. E o professor permite que a transmissão de vídeo do aluno também seja iniciada a todos.

5 Funcionalidade Nesse momento, após a confirmação do professor, o aluno faz seus comentários, e essa transmissão é feita a todos os participantes de forma sincronizada fazendo com que alunos e professor recebam as mesmas imagens.

6 Visão Geral da Arquitetura
Alunos Professor Servidores de controle e Broadcast

7 Características É interessante que o projeto forneça recursos
tanto a professores quanto alunos de forma a facilitar a comunicação entre ambos na medida em que possa atender aos requisitos da disciplina de Sistemas Distribuídos, explorando algumas características que serão consideradas durante o processo de avaliação do mesmo, como demonstrado a seguir.

8 Transparência È transparente, tanto para o aluno quanto para o professor, a quantidade de servidores de broadcast existentes no momento e a qual servidor eles estão diretamente conectados.

9 Segurança Os alunos devem receber exatamente o mesmo stream de vídeo produzido pelo professor. Pessoas não autorizadas não devem ter acesso ao stream de vídeo. Os servidores de broadcast não devem aceitar mais clientes que sua carga limite, evitando que a qualidade da transmissão seja reduzida.

10 Tolerância a falhas / Replicação
Se um servidor, ou um conjunto de servidores falhar, o professor ou alunos que estavam conectados a esses servidores, serão automaticamente reconectados em um outro servidor.

11 Streaming Multimídia A principal funcionalidade do sistema é a transmissão de vídeo aulas em tempo real.

12 Sincronização Transação distribuída
Como há replicação do contexto entre os servidores de broadcast, qualquer mudança de contexto deve ser sincronizada entre os servidores: Entrada/Saída de um aluno na sala Interação de um aluno Conexão/Desconexão de um servidor de broadcast

13 Ciência de contexto e adaptabilidade
Todos os servidores deve estar cientes do contexto da aula: Servidores de broadcast existentes Alunos conectados Interação de aluno Quando um servidor de broadcast for desconectado, os clientes conectados a ele devem ser reconectados em outro servidor Quando um novo servidor de broadcast for conectado, o sistema deverá se adaptar ao novo contexto de servidores, dividindo a carga de clientes com o novo servidor

14 Conclusão Conclui-se que a criação de uma aplicação que permita a comunicação entre pessoas de forma interativa, transparente e sincronizada possa atender as necessidades de um meio de comunicação ágil entre professores e alunos que estejam geograficamente dispersos, alem de atender aos requisitos propostos pela disciplina de Sistemas Distribuídos.


Carregar ppt "Projeto: Vídeo-Aula Interativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google