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Administração da Produção e Operações Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 01 – Adm da Produção e Operações.

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1 Administração da Produção e Operações Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 01 – Adm da Produção e Operações

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES – Evolução histórica e conceitos; – Manufatura e serviços; – Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; – Objetivos da Adm. da Produção/Operações; – Avaliação de produtividade.

3 Evolução e Principais Fases Rev Ind Inglesa Era do Artesanato Rev Ind Europa Guerras e Depressão Fase Moderna Globalização e incertezas Aumento da: - População - Produção - Produtividade - Demanda - Consumo -... Expansão Colonial Expansão Industrial Expansão Financeira Expansão Automação

4 4 Fase Artesanal (dos primórdios à Idade Média) As atividades de produção de bens eram desempenhadas por artesãos; As ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia; Detinham o domínio completo do ciclo de produção; Produção era conforme as necessidades do cliente; O sistema comercial se dá no contexto feudal e se baseia em trocas / escambo local.

5 5 A Revolução Industrial (Inglaterra entre 1780 – 1860) Pcp marco – dsv da máquina a vapor por James Watt, 1776; Primeiras fábricas; Trabalho braçal x mecanizado; Artesão x operário (coadjuvante das máquinas); Trabalho padronizado sem contato c/ o cliente; Divisão do trabalho: aqueles que pensam (administradores) e aqueles que executam (operários).

6 6 Desenvolvimento industrial (1860 – 1914) Expansão da industrialização para outros países (Alemanha, França, Estados Unidos); O aço substitui o uso do ferro c/ vantagens; Novas fontes energéticas: eletricidade e petróleo ; Dsv de motores elétricos e de combustão; Novas tecnologias de trnp: automóveis e aviões; E de comunicações: telégrafo sem fio, telefone; Capital industrial x Capital Financeiro – Gdes Bcos e conglomerados industriais.

7 7 Ciclo das Guerras Mundiais (1914 – 1945) Garantia de mercados internacionais; Expansão da produção e dsv tec para alimentar o esforço de guerra; Quebra da bolsa de Nova York; Expansão no uso de materiais petroquímicos; Expansão nos sistemas de transporte e de comunicações.

8 8 Fase Moderna (1945 – 1980) Acomodação dos mercados internacionais; Aglutinação de países em blocos econômicos; Entrelaçamento dos negócios internacionais; Dsv de novos materiais: plásticos, alumínio, fibras têxteis sintéticas; Novas fontes de energia; Dsv de novas tec: tv, informática, satélites; Escasseamento do Recursos Naturais; Enxugamento dos custos de produção.

9 9 Fase da globalização ( ) Acirramento pela disputa de mercados; Concentração da produção em grandes corporações; Especialização e fragmentação das linhas de produção em empresas menores, (terceirização); Maior uso da informática e da robótica; Aumento das demandas por qualidade nos produtos.

10 10 Administração da Produção - Introdução ProduçãoMarketing Estoque R HFinanças Aquisições Mnt P&D Administração da Produção

11 MERCADO CONSUMIDOR (CLIENTES) ESTRATÉGIA CORPORATIVA ESTRATÉGIA DE FINANÇAS ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

12 Insumos Materiais e/ou Clientes Resultados Bens e Serviços Processo de Transformação ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

13 13 Administração da Produção Trata do modo pelo qual as organizações conduzem os processos de planejamento, organização, direção e controle da produção de bens e serviços.

14 14 Função Produção É a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais. (Monks, J.G. – Administração da Produção, 1987)

15 15 Gerentes de Produção Pessoas físicas com capacidades individuais e poder de decisão, responsáveis pela administração de todos, ou de parte, dos recursos envolvidos na produção de bens ou serviços, segundo critérios de tempo, custo e qualidade pré-estabelecidos.

16 16 Recursos São os insumos humanos, materiais e de capital. Os insumos humanos (tanto físico quanto intelectual) são os ativos-chave. Os insumos materiais incluem a fábrica, os equipamentos, o estoque, suprimentos, etc. Os insumos de capital, na forma de ativos, passivos, impostos e contribuições, são um acúmulo de valores que regulam o fluxo de outros recursos. (Monks, J.G. – Administração da Produção, 1987)

17 17 Valor Agregado São as melhorias criadas e estabelecidas no produto ou serviço, que proporcionem vantagem percebida em relação ao bem antecessor, e atendam às necessidades e expectativas do cliente ou consumidor.

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES – Evolução histórica e conceitos; – Manufatura e serviços; – Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; – Objetivos da Adm. da Produção/Operações; – Avaliação de produtividade.

19 19 Sistema de Produção São as disposições de componentes organizados de forma à alcançar os objetivos propostos no planejamento. Entradas Saídas Transformação

20 20 Modelo de Transformação Produtos -Bens -Serviços Recursos Transformados: -Materiais -Informações -Consumidores Recursos de Transformação: -Instalações -Pessoal Entradas Processo de Transformação: -Cortar -Moldar -Informar -Capacitar Saídas Slack, 2002.

21 21 Processo Entrada-Transformação-Saída OperaçãoEntradaProcessoSaída Linha Aérea Aeronave, pilotos, passageiros e carga Movimentação de passageiros e carga Passageiros e carga transportados Loja Bens à venda, vendedores, caixas registradoras, consumidores Exibição de bens, orientação de vendedores, venda de bens Bens ajustados às necessidades dos consumidores

22 22 Recursos Transformados Processamento de materiais Processamento de informações Processamento de consumidores Todas as operações de manufaturas, mineração, serviços postais, operações de varejo, transportadoras, armazéns Inform contábeis, Op bancárias, pesquisas de mkt, serviços de notícias, telecomunicações, Internet Ensino, saúde, estética, diversão

23 23 Recursos de Transformação Instalações – prédios, equipamentos, terrenos e tecnologias empregadas nos processos de produção. Pessoal – Funcionários envolvidos na operação, manutenção, planejamento, na administração da produção em todos os níveis.

24 24 Processo de Transformação É uma série de operações logicamente inter- relacionadas, que quando executadas, agregam valor aos recursos de entrada, produzindo, assim, novos bens e serviços. Emprega um composto dos recursos transformados: materiais, informações e consumidores. Com freqüência, um deles e dominante em cada operação.

25 25 Processamento de Materiais Transformação das propriedades físicas; Mudança da localização; Mudança da posse ou propriedade; Estocagem ou acomodação.

26 26 Processamento de informações Transformação das propriedades informativas; Mudança da posse da informação; Estocagem ou acomodação da informação; Mudança da localização da informação.

27 27 Processamento de Consumidores Transformação das propriedades físicas; Acomodação; Mudança de localização; Transformação do estado fisiológico ou psicológico.

28 28 Características dos Bens e Serviços Tangibilidade Estocabilidade Transportabilidade Simultaneidade Contato com o consumidor Qualidade

29 29 Composto de Bens e Serviços 100%50%050%100% Automóveis Restaurante fast-food Restaurante Manutenção de automóveis Hospital Cabeleireiro Consultoria Bens Puros Serviços Puros

30 30 Função Marketing Responsável por divulgar e vender os bens ou serviços produzidos para o seu mercado consumidor, de modo a gerar receitas de vendas para a sobrevivência da empresa.

31 31 Função Contábil Financeira Administra os recursos financeiros e gera informações contábeis para apoio ao processo de tomada de decisão

32 32 Outras Funções Gerenciais Aquisições: supre o sistema produtivo com as matérias- primas, componentes, materiais indiretos e equipamentos necessários à produção; Manutenção: manter os equipamentos e instalações do sistema de produção em perfeito estado de uso; Recursos Humanos: controlar, recrutar e treinar mão de obra, estabelecer relações trabalhistas, negociar contratos, política salarial e de incentivos;...

33 33 Proteção da Produção Proteção Física: Envolve a construção de um estoque dos recursos, de forma que qualquer interrupção temporária de fornecimento possa ser absorvida. Proteção Organizacional: As demais funções são responsáveis, em suas áreas de atuação, pela proteção da Função Produção quanto ao ambiente externo.

34 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES – Evolução histórica e conceitos; – Manufatura e serviços; – Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; – Objetivos da Adm. da Produção/Operações; – Avaliação de produtividade.

35 FLUXO DE MERCADORIAS E DE VALOR TRADICIONAL EspaçoTempoForma Produto Primário Interme diação Indústria Atacadista Varejista Armazenagem Mercadorias Valor

36 FLUXO DE MERCADORIAS E VALOR ATUAL Produto Primário Interme diação Indústria Atacadista Varejista Armazenagem Valor Mercadorias Mercado interno Mercado externo Importação Consumidor ABCDEFABCDEF

37 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES – Evolução histórica e conceitos; – Manufatura e serviços; – Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; – Objetivos da Adm. da Produção/Operações; – Avaliação de produtividade.

38 Organização da produção Projeto dos produtos e dos processos Layout Comunicação visual Posto de trabalho Compromisso com o meio ambiente Gestão do conhecimento OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES

39 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES – Evolução histórica e conceitos; – Manufatura e serviços; – Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; – Objetivos da Adm. da Produção/Operações; – Avaliação de produtividade.

40 Conceito de Produtividade OUTPUT INPUT PRODUTIVIDADE = OUTPUT INPUT

41 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE ALGUNS FATORES DETERMINANTES o RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO o ESCASSEZ DE RECURSOS o MÃO DE OBRA o INOVAÇÃO E TECNOLOGIA o RESTRIÇÕES LEGAIS o FATORES GERENCIAIS o QUALIDADE DE VIDA

42 AÇÃO GERENCIAL Redução no input por unidade de output Aumento no output e redução no input Aumento no output por unidade de input Produtividade melhorada Preços mais altos Maior valor percebido Maior participação no mercado Aumento na receita Maiores lucros Melhoria nos processos produtivos Melhoria na qualidade do produto Baixos custos de manufatura e serviços Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade

43 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE o Relação capital-trabalho o Escassez de alguns recursos o Mudanças na mão de obra o Inovação e tecnologia o Restrições legais o Fatores gerenciais o Qualidade de vida

44 Ciclo da Produtividade Medida da Produtividade Planejamento da Produtividade Avaliação da Produtividade Melhoria da Produtividade

45 Âmbitos de Medida da Produtividade Nacional o PNB o Renda PER CAPITA Empresa o Produtividade Total o Produtividade Parcial

46 Formas de se melhorar a produtividade 1.Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. 2.Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. 3.Produzir mais output usando menor nível de inputs.


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