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Administração da Produção e Operações

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Apresentação em tema: "Administração da Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção e Operações
Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 01 – Adm da Produção e Operações

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Evolução histórica e conceitos; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade.

3 Evolução e Principais Fases
Era do Artesanato Rev Ind Europa Guerras e Depressão Fase Moderna Globalização e incertezas Rev Ind Inglesa Aumento da: População Produção Produtividade Demanda Consumo ... Expansão Colonial Expansão Industrial Expansão Financeira Expansão Automação

4 Fase Artesanal (dos primórdios à Idade Média)
As atividades de produção de bens eram desempenhadas por artesãos; As ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia; Detinham o domínio completo do ciclo de produção; Produção era conforme as necessidades do cliente; O sistema comercial se dá no contexto feudal e se baseia em trocas / escambo local.

5 A Revolução Industrial (Inglaterra entre 1780 – 1860)
Pcp marco – dsv da máquina a vapor por James Watt, 1776; Primeiras fábricas; Trabalho braçal x mecanizado; Artesão x operário (coadjuvante das máquinas); Trabalho padronizado sem contato c/ o cliente; Divisão do trabalho: aqueles que pensam (administradores) e aqueles que executam (operários).

6 Desenvolvimento industrial (1860 – 1914)
Expansão da industrialização para outros países (Alemanha, França, Estados Unidos); O aço substitui o uso do ferro c/ vantagens; Novas fontes energéticas: eletricidade e petróleo ; Dsv de motores elétricos e de combustão; Novas tecnologias de trnp: automóveis e aviões; E de comunicações: telégrafo sem fio, telefone; Capital industrial x Capital Financeiro – Gdes Bcos e conglomerados industriais.

7 Ciclo das Guerras Mundiais (1914 – 1945)
Garantia de mercados internacionais; Expansão da produção e dsv tec para alimentar o esforço de guerra; Quebra da bolsa de Nova York; Expansão no uso de materiais petroquímicos; Expansão nos sistemas de transporte e de comunicações.

8 Fase Moderna (1945 – 1980) Acomodação dos mercados internacionais;
Aglutinação de países em blocos econômicos; Entrelaçamento dos negócios internacionais; Dsv de novos materiais: plásticos, alumínio, fibras têxteis sintéticas; Novas fontes de energia; Dsv de novas tec: tv, informática, satélites; Escasseamento do Recursos Naturais; Enxugamento dos custos de produção.

9 Fase da globalização (1980...)
Acirramento pela disputa de mercados; Concentração da produção em grandes corporações; Especialização e fragmentação das linhas de produção em empresas menores, (terceirização); Maior uso da informática e da robótica; Aumento das demandas por qualidade nos produtos.

10 Administração da Produção -Introdução
Marketing Finanças R H Administração da Produção Estoque Aquisições Mnt P&D

11 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
MERCADO CONSUMIDOR (CLIENTES) ESTRATÉGIA CORPORATIVA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE FINANÇAS

12 Processo de Transformação
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Insumos Materiais e/ou Clientes Resultados Bens e Serviços Processo de Transformação

13 Administração da Produção
Trata do modo pelo qual as organizações conduzem os processos de planejamento, organização, direção e controle da produção de bens e serviços.

14 Função Produção É a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais. (Monks, J.G. – Administração da Produção, 1987)

15 Gerentes de Produção Pessoas físicas com capacidades individuais e poder de decisão, responsáveis pela administração de todos, ou de parte, dos recursos envolvidos na produção de bens ou serviços, segundo critérios de tempo, custo e qualidade pré-estabelecidos.

16 Recursos São os insumos humanos, materiais e de capital. Os insumos humanos (tanto físico quanto intelectual) são os ativos-chave. Os insumos materiais incluem a fábrica, os equipamentos, o estoque, suprimentos, etc. Os insumos de capital, na forma de ativos, passivos, impostos e contribuições, são um acúmulo de valores que regulam o fluxo de outros recursos. (Monks, J.G. – Administração da Produção, 1987)

17 Valor Agregado São as melhorias criadas e estabelecidas no produto ou serviço, que proporcionem vantagem percebida em relação ao bem antecessor, e atendam às necessidades e expectativas do cliente ou consumidor.

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Evolução histórica e conceitos; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade.

19 Sistema de Produção São as disposições de componentes organizados de forma à alcançar os objetivos propostos no planejamento. Transformação Entradas Saídas

20 Modelo de Transformação
Recursos Transformados: Materiais Informações Consumidores Processo de Transformação: -Cortar -Moldar -Informar -Capacitar Produtos -Bens -Serviços Entradas Saídas Recursos de Transformação: Instalações Pessoal Slack, 2002.

21 Processo Entrada-Transformação-Saída
Operação Entrada Processo Saída Linha Aérea Aeronave, pilotos, passageiros e carga Movimentação de passageiros e carga Passageiros e carga transportados Loja Bens à venda, vendedores, caixas registradoras, consumidores Exibição de bens, orientação de vendedores, venda de bens Bens ajustados às necessidades dos consumidores

22 Recursos Transformados
Processamento de materiais Processamento de informações Processamento de consumidores Todas as operações de manufaturas, mineração, serviços postais, operações de varejo, transportadoras, armazéns Inform contábeis, Op bancárias, pesquisas de mkt, serviços de notícias, telecomunicações, Internet Ensino, saúde, estética, diversão

23 Recursos de Transformação
Instalações – prédios, equipamentos, terrenos e tecnologias empregadas nos processos de produção. Pessoal – Funcionários envolvidos na operação, manutenção, planejamento, na administração da produção em todos os níveis.

24 Processo de Transformação
É uma série de operações logicamente inter-relacionadas, que quando executadas, agregam valor aos recursos de entrada, produzindo, assim, novos bens e serviços. Emprega um composto dos recursos transformados: materiais, informações e consumidores. Com freqüência, um deles e dominante em cada operação.

25 Processamento de Materiais
Transformação das propriedades físicas; Mudança da localização; Mudança da posse ou propriedade; Estocagem ou acomodação.

26 Processamento de informações
Transformação das propriedades informativas; Mudança da posse da informação; Estocagem ou acomodação da informação; Mudança da localização da informação.

27 Processamento de Consumidores
Transformação das propriedades físicas; Acomodação; Mudança de localização; Transformação do estado fisiológico ou psicológico.

28 Características dos Bens e Serviços
Tangibilidade Estocabilidade Transportabilidade Simultaneidade Contato com o consumidor Qualidade

29 Composto de Bens e Serviços
Serviços Puros Bens Puros 100% 50% % 100% Automóveis Restaurante fast-food Restaurante Manutenção de automóveis Hospital Cabeleireiro Consultoria

30 Função Marketing Responsável por divulgar e vender os bens ou serviços produzidos para o seu mercado consumidor, de modo a gerar receitas de vendas para a sobrevivência da empresa.

31 Função Contábil Financeira
Administra os recursos financeiros e gera informações contábeis para apoio ao processo de tomada de decisão

32 Outras Funções Gerenciais
Aquisições: supre o sistema produtivo com as matérias-primas, componentes, materiais indiretos e equipamentos necessários à produção; Manutenção: manter os equipamentos e instalações do sistema de produção em perfeito estado de uso; Recursos Humanos: controlar, recrutar e treinar mão de obra, estabelecer relações trabalhistas, negociar contratos, política salarial e de incentivos; ...

33 Proteção da Produção Proteção Física: Proteção Organizacional:
Envolve a construção de um estoque dos recursos, de forma que qualquer interrupção temporária de fornecimento possa ser absorvida. Proteção Organizacional: As demais funções são responsáveis, em suas áreas de atuação, pela proteção da Função Produção quanto ao ambiente externo.

34 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Evolução histórica e conceitos; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade.

35 FLUXO DE MERCADORIAS E DE VALOR TRADICIONAL
Espaço Tempo Forma Produto Primário Intermediação Indústria Atacadista Varejista Armazenagem Mercadorias Valor

36 FLUXO DE MERCADORIAS E VALOR ATUAL
Importação Intermediação Indústria Atacadista Varejista Consumidor ABCDEF Produto Primário Mercado interno Armazenagem Mercado interno Mercado externo Mercado externo Mercadorias Valor

37 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Evolução histórica e conceitos; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade.

38 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Organização da produção Projeto dos produtos e dos processos Layout Comunicação visual Posto de trabalho Compromisso com o meio ambiente Gestão do conhecimento

39 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
Evolução histórica e conceitos; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade.

40 Conceito de Produtividade
OUTPUT INPUT PRODUTIVIDADE = OUTPUT INPUT

41 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
ALGUNS FATORES DETERMINANTES RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO ESCASSEZ DE RECURSOS MÃO DE OBRA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RESTRIÇÕES LEGAIS FATORES GERENCIAIS QUALIDADE DE VIDA

42 Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade
AÇÃO GERENCIAL Melhoria na qualidade do produto Melhoria nos processos produtivos Aumento no “output” por unidade de “input” Redução no “input” por unidade de “output” Aumento no “output” e redução no “input” Maior valor percebido Preços mais altos Produtividade melhorada Maior participação no mercado Baixos custos de manufatura e serviços Aumento na receita Maiores lucros

43 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
Relação capital-trabalho Escassez de alguns recursos Mudanças na mão de obra Inovação e tecnologia Restrições legais Fatores gerenciais Qualidade de vida

44 Ciclo da Produtividade
Medida da Produtividade Planejamento Avaliação Melhoria

45 Âmbitos de Medida da Produtividade
Nacional PNB Renda PER CAPITA Empresa Produtividade Total Produtividade Parcial

46 Formas de se melhorar a produtividade
Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs.


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