A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado: Rafaela V. Nº15 Sandra G. Nº20 Tomás Nº22.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado: Rafaela V. Nº15 Sandra G. Nº20 Tomás Nº22."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado: Rafaela V. Nº15 Sandra G. Nº20 Tomás Nº22

2 Travada a 21 de Agosto de 1808, a batalha do Vimeiro foi uma das grandes vitórias da Guerra Peninsular. Não só pôs fim à Primeira Invasão francesa, iniciada em 1807, como derrotou os até então invencíveis exércitos napoleónicos A aprovação por parte do Governo Britânico de uma expedição a Portugal, contribuiu ainda mais para um sentimento e ações de revolta contra o ocupante francês por parte dos portugueses. A Norte foram muitas as cidades e povoações que proclamaram a restauração do Reino. A Sul, esse sentimento foi um pouco mais contido devido ao grande número de efetivos militares franceses.

3 A 1 de Agosto de 1808, os ingleses sob comando de Arthur Wellesley (futuro Duque de Wellington) desembarcaram em Lavos, Figueira da Foz. A 10 de Agosto concentraram-se em Leiria com as forças portuguesas sob comando de Bernardim Freire de Andrade.

4 A estratégia adotada foi a de marchar rapidamente para Lisboa junto à costa. Assim Arthur Wellesley avançou com as suas forças com o apoio de algumas unidades portuguesas e Bernardim isolou as poderosas fortalezas de Almeida e Elvas, em poder dos franceses. A 17 de Agosto dá-se a primeira batalha da Guerra Peninsular na Roliça, Bombarral, sendo os franceses derrotados.

5

6 Em 1809 Napoleão mandava outro General, Soult, invadir Portugal. Este encontrou grande resistência e acabou por abandonar Portugal.

7 Napoleão não desistia de dominar Portugal e em 1810 enviou tropas com um novo General no comando, Massena. Este General tinha fama de nunca ter sido derrotado. No entanto, na Batalha do Buçaco o seu exército perdeu. Ainda tentou chegar a Lisboa mas não conseguiu.

8 Em 4 de Março de 1811, Massena viu-se obrigado a desistir e a retirar-se definitivamente de Portugal.


Carregar ppt "Trabalho realizado: Rafaela V. Nº15 Sandra G. Nº20 Tomás Nº22."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google