A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ciência Geográfica Professor: Herbert Galeno. Geografia a Ciência da Guerra A organização do território; A organização das sociedades humanas ao longo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ciência Geográfica Professor: Herbert Galeno. Geografia a Ciência da Guerra A organização do território; A organização das sociedades humanas ao longo."— Transcrição da apresentação:

1 A Ciência Geográfica Professor: Herbert Galeno

2 Geografia a Ciência da Guerra A organização do território; A organização das sociedades humanas ao longo da história; Catalogação e observação de fenômenos físicos, como relevo, clima, rios, vegetação, etc; Observação dos fenômenos humanos;

3 Papel da cartografia É a analise e intepretação dos espaços através de mapas, cartas, imagens e outras representações cartográficas; Analise e interpretação de mapas e imagens via satélite nunca foram tão importantes como nos dias atuais; Saber se localizar no espaço usando os meios tradicionais é de fundamental importância para entender os princípios modernos.

4 Sistematização da Geografia Geografia Humana Entendo o espaço como produto social; analisa e interpreta o espaço geográfico através de uma visão antropocêntrica. Analisa o meio urbano, o meio rural, as interações sociais e políticas, etc... Geografia Física Analisa as interpretações diretas do espaço natural observando as interações da natureza com o meio. Analisa o Relevo, o Clima, os Biomas, as redes Hidrográficas, etc...

5 Princípios da Geografia Friedrich Ratzel Elaborou o principio da EXTENSÃO Tem como objetivo localizar e estabelecer os limites de uma área ou um fato a ser estudado; Karl Ritter e Paul Vidal de La Blache Principio da ANALOGIA Tem como objetivo comparar localidades diferentes;

6 Princípios da Geografia Humbolt Principio da CAUSALIDADE Estabelecer relações de causa e efeito aos fatos estudados; Jean Brunhes Princípios da CONEXIDADE e da ATIVIDADE ; Objetivos: buscar em outras áreas do conhecimento explicações para os fatos estudados; O conhecimento da realidade está associado com a temporalidade, aos fatos históricos, assim os fatos geográficos são históricos;

7 Espaço Vital e Determinismo O conceito de espaço vital defende que a soberania de uma nação está diretamente relacionada à dimensão de seu território, o que justificava a guerra pela conquista de novas áreas. Semelhante, o determinismo afirma que o meio natural que o meio natural determina o comportamento e o desenvolvimento humano. Dessa forma povos localizados em altas altitudes são superiores aos de regiões tropicais. Nesse caso, o clima determinaria os avanços sociais de um povo;

8 Possibilismo Em oposição ao determinismo de ratzel, o francês Paul Vitdal De La Blache realizou uma série de estudos regionais e concluiu que o ser humano tem a possibilidade de alterar o meio natural em seu benefício. Tanto o determinismo quanto o possibilismo integram uma corrente da geografia conhecida com tradicional ou clássica, baseada no positivismo;

9 Correntes Geográficas Nova Geografia A Guerra Fria mudou os moldes geográficos mundiais. A nova geografia representou a quebra do antigo paradigma e a implantação gradativa de metodologias apoiadas pelos países ricos, capazes de camuflar a realidade social. Geografia Critica As crises sociais provocadas pelo capitalismo em países desenvolvidos e os movimentos libertários nos países subdesenvolvidos desencadearam questionamentos relacionados a nova geografia. A geografia critica segue a visão do materialismo histórico e da dialética marxista.

10 Astronomia Professor: Herbert Galeno

11 Origem do Universo Diferente de astrologia (mito), a astronomia busca compreender a relação entre a dinâmica das estações e das marés e prover orientação para a navegação marítima. A dois tipos de corpos celestes: Astros e Estrelas. Astros são corpos celestes do espaço sideral, podem ser luminosos ou iluminados. Estrelas são grandes esferas de gás que liberam luz calor e outras radiações, por fusão nuclear. As estrelas podem ser classificadas pela sua cor ou idade (azul, branco – azulada, branca, amarelada, amarela, laranja e vermelha).

12 Planetas – Sistema Solar São corpos celestes que giram em torno de estrelas. É o conjunto formado pelo sol e seus oitos planetas.

13 A Terra Professor: Herbert Galeno

14 Planeta e satélite A distância aproximada entre a terra e o sol é de aproximadamente 150 milhões de km, o que proporciona um temperatura média no planeta de 15ºC. A circunferência equatorial terrestre de km juntamente com os movimentos de rotação e translação, fazem da terra o único dos oito planetas do sistema solar com condições de abrigar vida. A inclinação da terra é de aproximadamente 23º27e30. A lua é o único satélite natural do planeta. Representa ¼ do planeta e km de distância.

15 Movimentos da Terra Rotação Movimento da terra em torno de si mesma. É o responsável pelos fuso horários terrestre. O tempo de duração desse movimento é de 23h56e 04. O giro contínuo interfere na vida das pessoas no planeta, distribui a luz solar, interfere no desvio dos ventos alísios. Translação Movimento elíptico da terra em torno do sol, concomitantemente com o movimento de rotação. O ciclo se completa em 365 dias, 5horas e 48 minutos. Divide as estações do ano.

16 Movimentos da terra – Afélio e Periélio

17 Afélio- terra mais afastada do sol Periélio – terra mais próxima do sol Solstício – dias e noites diferentes. Solstício de verão 22/12, solstício de inverno 22/06 Equinócio – dias e noites equivalentes (iguais). Equinócio de primavera 21/09, equinócio de outono 23/03.


Carregar ppt "A Ciência Geográfica Professor: Herbert Galeno. Geografia a Ciência da Guerra A organização do território; A organização das sociedades humanas ao longo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google