A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é doping? Proibidos e permitidos? As drogas mais perigosas; Atletas vitimas de doping; Outras pessoas que foram vítimas de overdose. Índice:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é doping? Proibidos e permitidos? As drogas mais perigosas; Atletas vitimas de doping; Outras pessoas que foram vítimas de overdose. Índice:"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é doping? Proibidos e permitidos? As drogas mais perigosas; Atletas vitimas de doping; Outras pessoas que foram vítimas de overdose. Índice:

3 Também chamado de dopagem é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a actuação de um animal ou desportista. A comissão médica do comité olímpico internacional instituiu durante os jogos olímpicos do México (1968) a aplicação de testes antidopagem sistemáticos, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados. O que é o doping:

4 ANALGÉSICOS NARCÓTICOS : Codeina, Morfina, Petidina, Buprenorfina, Metadona e similares. ESTERÓIDES ANABOLIZANTES : Nandrolona, Estanozolol, Testosterona e similares. HORMONAS PEPTÍDICAS : HCG, H, Crescimento, ACTH, Eritropoietina e seus factores de libertação. BETABLOQUEANTES : Acebutolol, Atenolol, Propanolol e similares. DIURÉTICOS : Furosemido, Hidroclorotiazida, Espironolactona, Triamtereno e similares. DIURÉTICOS MÉTODOS QUE ALTERAM A INTEGRIDADE OU VALIDADE DA URINA : Probenecid, Cateterização, Subsituição, etc.. CLASSES DE SUBSTÂNCIAS SUBMETIDAS A RESTRIÇÃO ALCOOL : Não proíbido, mas pode pedir-se a sua detecção. ANESTÉSICOS LOCAIS : Excepto em tratamentos permitidos. CORTICÓIDES : Excepto para tratamentos permitidos. Proibidos ou Permitidos:

5 SUBSTÂNCIAS E ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS PROIBIDAS E PERMITIDAS CATARRO, TOSSE E FARINGITE PROIBIDAS : Medicamentos contendo Codeína, Efedrina, Propanolamina ( Bisolvon compositum ) PERMITIDAS : Bromexina ( Bisolvon ), Dextrometarfano, Doperastina, Zipeprol, Inalações de Mentol, Aerosóis Nasais ( Brometo de Ipatrópio e Oximetazolina ) e Antibióticos. DIARREIA PROIBIDAS : Morfina e Codeína. PERMITIDAS : Loperamida, Difenoxilato. ASMA E FEBRE DOS FENOS PROIBIDAS : Medicamentos contendo Efedrina e Pseudoefedrina. PERMITIDAS : Terbutalina, Salbutamol, Corticóides, ( só em aerosol ), Teofilina e Antiestamínicos. Proibidos ou Permitidos:

6 DOR DE CABEÇA PROIBIDAS : Medicamentos contendo Codeína e Destropropoxifeno PERMITIDAS : Aspirina e Paracetamol. DOR MENSTRUAL PERMITIDAS : Ibuprofeno, Buscapina. CONTUSÕES E TRAUMATISMOS PROIBIDAS : Medicamentos contendo Codeína. PERMITIDAS : Anti-inflamatórios não esteróides. VÓMITOS PERMITIDAS : Primperan. Proibidos ou Permitidos:

7 Heroína; Cocaína; Barbitúricos; Metadona (Ópio); Álcool; Cetamina; Benzodiazepinas; Anfetamina; Tabaco; Buprenorfina As drogas mais perigosas:

8 o O maratonista Francisco Lázaro morreu faz hoje 97 anos, durante a primeira participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, em Estocolmo 1912 (Suécia). A primeira morte de um atleta durante os Jogos deixou Portugal de luto e impressionou o mundo, como registou a imprensa da época. A autópsia apontou a desidratação e insolação como causas da morte. o À sua volta foi criada uma lenda. Lázaro teve um funeral com honras de herói nacional e desencadeou um processo que, decorridos quase cem anos, ainda está por resolver. "Nunca se investigou a sério esta morte. Foi aceite até aos nosso dias a tese, defendida pelos seu colegas em Estocolmo, que o atleta tinha morrido por ter coberto o corpo com sebo, tapando os poros e impedindo a transpiração. Assim como foi aceite que o Comité Olímpico de Portugal comemora este ano o 100.º aniversário,quando os documentos dizem que só o fará em 2012", recorda Gustavo Pires. "Lázaro era um experiente fundista. Tinha triunfado em várias corridas nacionais. Estava acompanhado por pessoas cultas ", acrescenta. "Não existia o conceito de doping de hoje, portanto era natural recorrer a todos os métodos e produtos que melhorassem e aumentassem as capacidades", mas que acabaram por ser fatais para Francis Lázaro", segundo Gustavo Pires. Atletas vítimas de doping :

9 Pessoas vítimas de overdose: Mike Starr - 44 anos Sid Vicious – 21 anos Jimi Hendrix – 27 anos …Janis Joplin, Jim Morrison e a brasileira Elis Regina, também morreram de overdose.

10 Realizado por:


Carregar ppt "O que é doping? Proibidos e permitidos? As drogas mais perigosas; Atletas vitimas de doping; Outras pessoas que foram vítimas de overdose. Índice:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google