A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Paz do Senhor!. RELACIONAMENTO CRISTÃO Estamos na QUARTA lição da revista RELACIONAMENTO CRISTÃO terceiro trimestre de 2010. Nosso comentarista é o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Paz do Senhor!. RELACIONAMENTO CRISTÃO Estamos na QUARTA lição da revista RELACIONAMENTO CRISTÃO terceiro trimestre de 2010. Nosso comentarista é o."— Transcrição da apresentação:

1 A Paz do Senhor!

2 RELACIONAMENTO CRISTÃO Estamos na QUARTA lição da revista RELACIONAMENTO CRISTÃO terceiro trimestre de Nosso comentarista é o Pastor Toni Ébert de Paula O tema da semana é: SOGRA E NORA DESFRUTANDO DO AMOR DE DEUS

3 Sejam todos muito bem vindos! Insistimos em afirmar que este Plano de Aula Expositiva (PAE) não tem a pretensão de ser uma proposta final. Trata-se apenas de um auxílio!

4 Fiquem a vontade para incluir novos textos, figuras, animações, etc. Se entenderem a necessidade, por favor, podem excluir ou alterar, tanto a formatação quanto os textos aqui apresentados. (só não podem fugir do conteúdo da revista, que é à base desta apresentação).

5 Mais uma vez antecipamos os nossos sinceros agradecimentos a todos os colaboradores voluntários do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, que em obediência ao chamado do Senhor, juntam-se a nós mais uma vez, na Escola Bíblica Dominical.

6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:6

7 Muito Importante!!! Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula!

8 Ore, Leia a Bíblia, Estude a Lição, Complete os Exercícios Propostos no PIL - Estejam Preparados. Tenham todos uma boa semana! Nosso é: Equipe Betel

9

10 LIÇÃO 4 – 25 DE JULHO DE 2010 SOGRA E NORA DESFRUTANDO DO AMOR DE DEUS

11 AULA EXPOSITIVA

12 TEXTO ÁUREO Disse porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti, porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde que pousares à noite, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rt 1.16.

13 VERDADE APLICADA O amor é a virtude que une pessoas distintas em busca do mesmo fim.

14 OBJETIVOS DA LIÇÃO 1)Esclarecer que sogra e nora precisam ser antes de tudo mulheres virtuosas. 2) Mostrar a participação, dever e importância que cada uma tem na família. 3) Demonstrar as grandes recompensas divinas na vida de Rute por acompanhar sua sogra.

15 INTRODUÇÃO Diversas são as piadas nas rodas de conversa envolvendo sogras. Quando alguém diz: deixe-me contar algo sobre a minha sogra esperamos alguma declaração negativa ou anedota humorística, pois muitas são alvo de ridicularização ou piada.

16 O livro de Rute conta uma história diferente entre sogra e nora. Suas vidas servem de exemplo, foram unidas e superaram dificuldades e crises juntas.

17 1. VISÃO PANORÂMICA DO DILEMA DE NOEMI De acordo com o texto, a história se passa durante a época dos juízes. A história começa e termina no vilarejo de Belém, na tribo de Judá, com uma passagem por Moabe no começo.

18 Vale ressaltar que Moabe era uma nação pagã, que teve início com o relacionamento incestuoso entre Ló e sua filha mais velha. (Gn ).Os moabitas praticavam a poligamia e adoravam ídolos.

19 Comente: Fome na Terra Perda da família de Noemi Retorno de Noemi juntamente com Rute a Belém

20 2. O PAPEL DA SOGRA NA FAMÍLIA As mulheres cristãs têm no ensino bíblico o referencial para serem mulheres sábias, e assim a sogra exerce seu importante papel no seio da família. Observamos em Noemi mulher conselheira, extremamente sensata; (...)

21 (...) quando percebeu que o momento e as circunstâncias eram desfavoráveis, aconselhou suas noras a permanecerem em Moabe. As mulheres de Deus, em especial as sogras, precisam ser assim, mediadoras na família, sociedade e Igreja.

22 Comente: 2.1- Exercitando a sabedoria de Deus na família Aconselhando os filhos Participando de forma saudável na criação dos netos

23 3. O PAPEL DA NORA NA FAMÍLIA Para desempenhar o seu papel, a nora precisa antes de tudo ser uma mulher virtuosa, conforme descrita em Provérbio 31. A mulher virtuosa não é apenas uma mulher serviçal, mas uma mulher forte em qualidades morais e espirituais.

24 Mulher que teme ao Senhor e anda em obediência à sua Palavra. O texto de Provérbios aponta o referencial não apenas de noras, mas de esposa, mulher, mãe para o mundo.

25 Comente: Uma mulher virtuosa Cuidar bem da casa Não faça de sua sogra uma concorrente

26 4. AS RECOMPENSAS DE DEUS NA VIDA DE RUTE A fidelidade nas coisas mínimas nos conduz às maiores vitórias (Mt 25.21). Na vida de Rute as recompensas de Deus foram surpreendentes. Satanás, com sua tríplice tarefa de matar, roubar e destruir (Jo 10.10), (...)

27 (...) faz com que as famílias vivam em pé de guerra, pois famílias em crise geram uma sociedade e Igreja em crise. Podemos afirmar que como vai o lar, vai o mundo, o que é bom para a família, é bom para o mundo.

28 Comente: Deus começa a honrar Rute Rute casa-se com Boaz Rute faz parte da linhagem de Jesus

29 CONCLUSÃO Nesta lição podemos notar que é possível sogra e nora conviverem unidas, cada uma cumprindo seu valioso papel e serem um canal de bênção no seio da família.

30 Observamos o quanto Deus honrou Rute pela escolha de não desamparar sua velha e sábia sogra. Quão maravilhosas são as recompensas de Deus na vida de quem cumpre seus propósitos.

31 Fontes: Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel Revista Relacionamento Cristão – Editora Betel - 3º Trimestre 2010 – Lição 04


Carregar ppt "A Paz do Senhor!. RELACIONAMENTO CRISTÃO Estamos na QUARTA lição da revista RELACIONAMENTO CRISTÃO terceiro trimestre de 2010. Nosso comentarista é o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google