A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA DE IMAGENS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA DE IMAGENS."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA DE IMAGENS

2 Quando se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura, cria-se na mente uma série de pensamentos que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. A Leitura de Imagem de uma obra de Arte pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos.

3 Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez.

4 Afinal, o que é uma leitura de Imagem
Afinal, o que é uma leitura de Imagem? Superficialmente é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial e ou através de outros sentidos de uma obra de arte com a posterior produção de uma análise descritiva. Em síntese: Perceber a obra finalizada, como o resultado do trabalho produzido pelo artista. No momento seguinte iniciar uma investigação sobre os meios utilizados pelo artista para produzí-la, por último buscar saber a vida do artista, seu contexto social e sua realidade.

5 Os passos acima diferem de pessoa para pessoa, mas nas aulas de Arte pode-se produzir um caminho para munir os professores do Ensino Fundamental e estes os seus alunos de informações e detalhes para produzir uma leitura de imagem mais ampla e profunda, abordando novos detalhes e novas informações.

6 A importância das informações e dos detalhes que um professor do Ensino Fundamental e ou aluno conseguem explorar em uma composição artística através da observação e da Leitura de Imagem, é que elas são individuais e diferentes para cada profissional e aluno, coincidindo as vezes, e o papel do professor é fazer respeitar a leitura de imagem produzida pelos alunos. O respeito pela opinião dos alunos, o fato de o mesmo poder expô-la para o grande grupo, criam um laço de respeito e consideração entre o professor e o aluno. A conseqüência desse respeito cria no aluno o sentimento de se sentir importante e capaz e assim a motivação e a auto estima se elevam.

7 No caso do ensino de História, as artes visuais
podem desempenhar um papel importante, em especial, as obras de arte. Contudo, sua utilização não pode se restringir à ilustração dos textos. Para garantir um trabalho efetivo com as obras de arte – com destaque para a pintura – sugerimos a utilização da metodologia triangular, que inclui três fases de trabalho interligadas:

8 Leitura da obra de arte – Identificação do tema,das cores predominantes, do suporte utilizado(madeira, tela, papel, pedra etc.), dos movimentos,da luminosidade, das linhas e dos volumes. Contextualização histórica – Estabelecimento de relações entre a obra e seu contexto de produção (dados biográficos do artista e sua relação com movimentos ou estilos artísticos, patrocinadores etc.). Produção artística – Proposta de trabalhos de releitura das obras analisadas, com destaque para o tema abordado ou para as técnicas de produção utilizadas pelo artista.

9 Essas três fases de trabalho – que podem ser realizadas de forma integrada com a área de Artes – devem seguir uma gradação de acordo com a faixa etária dos alunos, como veremos a seguir.

10 No primeiro ciclo do Ensino Fundamental, os alunos iniciam um trabalho sistemático com a análise de obras de arte. Assim, a leitura das obras deve enfatizar os elementos mais “concretos”, como o tema e as cores predominantes. Quanto à contextualização histórica, podem ser destacados os dados da obra e do pintor, sem apontar para movimentos ou estilos artísticos. Por fim, as propostas de produção artística devem permitir a livre criação das crianças, com ênfase no tema e não nas questões formais. Na 1a série, sugerimos a análise de uma obra européia do final do século XIX e para a 2a série destacamos uma obra, de artista nacional e produzida no mesmo período:

11 Roda de criança, de Hans Thoma, 1884.

12 Orientar a leitura das obras sugeridas nesse ciclo
por meio de questões que remetam para a temática abordada: Que personagens aparecem na pintura? Como eles estão vestidos? Onde eles estão? O que estão fazendo? Há diferenças entre eles? Quais? Que cores predominam na representação das figuras e construções?

13 Meninos, de Belmiro de Almeida, 1892.

14 Contextualização Pedir aos alunos que retomem as legendas que acompanham as obras, identificando: o nome das pinturas e dos pintores e o ano em que foram realizadas. Em seguida, levantar com eles elementos das pinturas que podem ser relacionados com a época de produção: vestimentas, atividades e locais retratados.

15 A brincadeira delas tem alguma semelhança com as suas brincadeiras
A brincadeira delas tem alguma semelhança com as suas brincadeiras? Quais? Quem vocês pensam ser estas crianças? E suas roupas são iguais as que você usa hoje? De época será?

16 Instigar a releitura das obras com questões referentes à temática abordada:
Que brincadeiras as crianças estavam realizando? Vocês também realizam essas brincadeiras? Que outras brincadeiras realizam? Vocês usam o mesmo tipo de roupa das crianças representadas nas pinturas?

17 Produção Representem uma brincadeira atual por meio de pintura,colagens, desenhos ou outra técnica que julguem pertinente. Ao final faremos a montagem de um mural com as produções devidamente identificadas por legendas que incluam título da obra,nome do autor e ano de produção.

18 Morro de favela, obra de Tarsila do Amaral, de 1924.

19 Responda: Que elementos da paisagem e personagens foram representados? Em que suporte eles foram representados? Eles foram representados de forma realista, isto é, buscando semelhança com o mundo “real”? Que tintas (guache, óleo etc.) foram utilizadas? Quais as cores predominantes? Que tipos de linhas e figuras geométricas podem ser identificados? Como foi o trabalho com a luz? É muito ou pouco iluminado E com o movimento? Tem movimento na obra como se precebe?

20 Contextualização No que se refere à contextualização, relacione o tema da pintura (Morro da favela) com os aspectos formais destacados pelo movimento Modernista brasileiro. Pesquisar em enciclopédias, internet e livros de história da arte, com as seguintes questões: Quais as principais propostas desse movimento? E quais os artistas mais relevantes? Quais os temas predominantes nas obras dos artistas modernistas? De que forma eles trabalharam esses temas? Quais as características específicas da produção de Tarsila do Amaral?

21 Produção escolha um tema da localidade em que vive e o representem segundo o “estilo” presente na obra de Tarsila do Amaral analisada: cores, movimentos, geometrização, luz etc. Façamos uma exposição das obras, que ddeverão ser acompanhadas de pequenos textos que analisem sua ligação com a tela Morro de favela, de Tarsila do Amaral.


Carregar ppt "LEITURA DE IMAGENS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google