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Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 2 - Prof. Rômulo César.

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1 Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 2 - Prof. Rômulo César

2 Plano de Negócio

3 Porque Planejar? agora é só desenvolver e vender.

4 Importância de Planejar Viagem: – Escolher o local a ser visitado – Decidir o tempo da viagem – Quanto dinheiro levar – Comprar passagens – Reservar hotel – Escolher as roupas, etc... Novo Negócio ???? – Viagem a um lugar desconhecido... Plano de Negócio: – Mostra aonde você poderá chegar. – Como chegar.

5 Planejamento Emoção Imaginação Querer Razão Realidade Concretizar

6 Plano de Negócio Documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. – Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio? Aumento de 60% nas chances de um negócio dar certo, quando colocamos as idéias por escrito. Planejamento é uma trilha, e não um trilho Essencial para obter financiamentos, firmar parcerias e obter incentivos financeiros.

7 Antes de Começar Avaliação preliminar dos riscos envolvidos, e da possibilidade do negócio fracassar. Quais as metas que se pretende alcançar? São factíveis? – eSpecíficas, Mensuáveis, Alcançaveis, Relevantes, Temporais. O negócio é viável? Devemos segui em frente? Mercado consumidor. Por que meu negócio terá sucesso: –––––––– Nova maneira de satisfazer uma necessidade. Ex.? Mercado mal atendido. Ex.? Novo mercado. Ex? Mercado em expansão. Ex? Conhecer a concorrência: –––– Haverá espaço para sua empresa? Controle de mercado: Oligopólio ou Fragmentado? Disponibilidade de fornecedores. Disponibilidade de recursos financeiros.

8 Tópicos do Plano de Negócio 1.Introdução 2.Descrição do negócio 3.Clientes 4.Descrição dos Produtos ou Serviços 5.Concorrência 6.Localização 7.Determinação de Preços 8.Métodos de "Marketing" 9.Pessoal 10.Fornecedores 11.Manufatura e Produção 12.Projeção de Vendas 13.Viabilidade Econômica /Financeira 14.Apêndices

9 1. Introdução Apresentar uma síntese clara, objetiva e atraente de seu negócio, para motivar o leitor a ler o restante do plano. Deve mostrar que: –––––––––––––– Seu conceito básico de negócio faz sentido; Sua empresa foi bem planejada; O gerenciamento possui a experiência e a competência necessárias; Existe um mercado alvo bem definido; Sua empresa apresenta boas vantagens competitivas; Suas projeções financeiras são realistas; É uma boa oportunidade de negócio para quem está lendo. Último tópico a ser elaborado, após uma analise criteriosa dos principais aspectos do plano. A ênfase em um ou outro aspecto vai depender da pessoa para a qual estamos dirigindo o plano de negócios.

10 2.Descrição do Negócio Apresentação clara de seu negócio. Tópicos – Nome da Empresa: Razão social, nome fantasia e marcas. – Declaração da Missão: descrição sucinta dos objetivos da empresa, envolvendo a sua área de atuação e seus valores, para inspirar colaboradores, clientes, acionistas e sociedade, – Setor de Atividade: Serviços, indústria, comércio, agropecuária, etc. – Estágio de Desenvolvimento: quando a empresa foi fundada. Qual o estágio atual: embrionária, recém-criada, em expansão, estável, em reposicionamento. – Constituição Legal: Firma individual, sociedade anônima ou limitada. Composição acionária e participação dos sócios no capital social. – Ramos de Negócio: descrição do ramo de negócio, incluindo: conceitos envolvidos, situação atual do mercado, posicionamento da empresa no mercado.

11 3.Mercado Consumidor Investigar o mercado para avaliar a viabilidade do negócio, identificando a dimensão atual, e as tendências para os próximos anos. Noção da viabilidade contínua da empresa, de aproveitamento das oportunidades emergentes, e de como a empresa de prepara para reagir às mudanças de comportamento dos clientes. As informações precisam ser específicas, autênticas e fundamentadas. Muito cuidado com o otimismo inicial. Instituições como IBGE, Associações Comerciais e Industriais, coselhos e sindicatos costumam ser importantes fontes de pesquisa. Técnicas de pesquisa vão desde a aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais com clientes potenciais, à observação dos concorrentes.

12 3.Mercado Consumidor Tópicos: – Descrição Demográfica: Pessoa Física (faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, estado civil, escolaridade, etc.) Pessoa Jurídica (setor, ramo de atividade, idade, faturamento, número de empregados.) – Descrição Geográfica: área de atendimento e abrangência de atuação. – Descrição Psicográfica: perfil das pessoas ou empresas que utilização o produto. – Fatores para Compra: preço, prazo, qualidade, marca, embalagem, garantia, etc. – Dimensão: mercado alvo sustenta o negócio? – Tendências: mercado é estável, em ascenção, ou declínio. – Pesquisas: informações úteis de instituições como IBGE, sindicatos, associações comerciais e industriais, publicações especializadas,...


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