A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
MÓDULO - I INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO AULA 4 – Software (Sistema Operativo, aplicativos, utilitários e antivírus)

2 Objectivos da aula 4 Dar a conhecer a finalidade de um Sistema Operativo Dar a conhecer os recursos de um Sistema Operativo Dar a conhecer os tipos de Sistemas Operativos Dar a conhecer a Compatibilidades dos Sistemas Operativos com o hardware Instalar o Sistema Operativo Dar a conhecer os aplicativos utilitários e antivírus

3 Finalidade de um Sistema Operativo
O Sistema Operativo controla quase todas as funções do computador. Todos os computadores utilizam um Sistema Operativo para oferecer a interface de interação entre usuários, aplicativos e hardware. O Sistema Operativo inicializa o computador e faz a gestão do sistema de arquivos.

4 Recursos de um Sistema Operativo
Os termos abaixo são frequentemente usados para comparações entre Sistemas Operativos: Multiusuário – Dois ou mais usuários podem trabalhar com programas e compartilhar dispositivos periféricos, como impressoras, ao mesmo tempo. Multitarefa – O computador é capaz de executar vários aplicativos simultaneamente. Multiprocessamento – O computador tem duas ou mais unidades de processamento interno (CPUs) que são compartilhados pelos programas.

5 Tipos de Sistemas Operativos
A selecção dum Sistema Operativo depende das necessidades do cliente em relação ao computador. No mercado de software actual, os Sistemas Operativos mais usados encaixam-se em três grupos: Microsoft Windows, Apple Mac OS e UNIX/Linux. Microsoft Windows O Windows é um dos mais conhecidos. A seguir uma listagem das versões mais famosas do Sistema Operativo Windows (do mais recente para o mais antigo) : Windows Vista Windows XP Windows 2000 Windows Millenium Windows 98 Windows 95

6 Compatibilidades dos Sistemas Operativos com o Hardware
Muitos Sistemas Operativos necessitam de um hardware compatível para poder funcionar. A compatibilidade de hardware dos Sistemas Operativos tem mais a ver com os seguintes dispositivos: Memória RAM Placa de vídeo Microprocessador (CPU) Espaço no disco duro Com isso quer dizer que antes de instalar qualquer Sistema Operativo é preciso saber as exigências do mesmo em relação aos dispositivos citados

7 Instalação do Sistema Operativo
Aconselha-se reinstalar o Sistema Operativo nas seguintes situações: Quando o computador passar de um funcionário para outro. Quando o Sistema Operativo estiver corrompido. Quando se instala um disco duro novo no computador. Antes de executar uma instalação, deve-se ter em conta os seguintes pontos: Backup (cópia de segurança) de todos os dados; Explicar imediatamente ao dono do computador que os dados existentes serão apagados; Confirmar se toda informação relevante foi transferida com sucesso.

8 Instalação do Sistema Operativo (cont)
Métodos da instalação do Sistema Operativo: Pode-se instalar um Sistema Operativo na rede de um servidor; Instalar o Sistema Oparativo com base em ficheiros anteriormente copiados do CD/DVD para o disco duro; Para este curso vamos Instalar o Sistema Operativo a partir de arquivos armazenados em CDs ou DVDs. Divisão (particionamento) e formatação do disco duro Antes de instalar um Sistema Operativo num disco duro, este deve ser particionado e formatado. Após a formatação do disco duro, as partições são preparadas para conter ficheiros e aplicativos. Durante a fase de instalação, a maioria dos Sistemas Operativos particiona e formata automaticamente o disco duro.

9 Instalação do Sistema Operativo (cont)
Preparação do disco duro A primeira fase do processo de instalação compreende o particionamento e a formatação do disco duro. Esse processo prepara o disco para aceitar o sistema de ficheiros que cria a estrutura de diretórios que organiza os arquívos do Sistema Operativo. O Sistema Operativo Windows XP pode usar um destes dois sistemas de arquivos: Exemplos : FAT32 NTFS (o que nós recomendamos por uma questão de gestão do espaço do disco duro)

10 Instalação do Sistema Operativo (cont)
O assistente de instalação do Windows XP lhe oferece a opção de instalar usando configurações típicas como: Idioma do texto Nome do usuário e da empresa Chave do produto Nome do computador Senha do administrador Configurações de data e hora Configurações de rede Informações sobre domínio ou grupo de trabalho

11 Instalação do Sistema Operativo (cont)
Criação de contas Uma conta de administrador é automaticamente criada quando o Windows XP é instalado. A conta de administrador, por padrão, chama-se "administrador“(se o Sistema Operativo for em Português) ou “administrator”(se o Sistema Operativo estiver em Inglês). Por questões de segurança, altere esse nome logo que possível. Essa conta deve ser usada apenas para gerir o computador Criar password/senha Estes devem ter um mínimo de 7 caracteres

12 Instalação do Sistema Operativo (cont)
Conclusão da instalação Depois que a instalação do Windows terminar, copie todos os ficheiros necessários do Sistema Operativo para o disco duro. O computador é reinicializado e solicita o seu login(iniciar sessão) pela primeira vez É recomendável registrar a sua cópia do Windows XP assim como a verificação que garante o uso legal da cópia do mesmo Recomenda-se que faça download/actualização de patches e service packs (condicionado).

13 Instalação do Sistema Operativo (cont)
Ver Gestor de dispositivos No Gestor de dispositivos, os ícones de aviso são representados por um ponto de exclamação amarelo “?” ou um “X” vermelho. Para ver a descrição do problema, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e seleccione Propriedades. Para abrir uma categoria que ainda não tenha sido expandida, clique no sinal de mais (+). O “X” vermelho representa um dispositivo que foi desactivado. Para activar o dispositivo, clique com o botão direito do mouse no dispositivo desactivado e seleccione Activar. Siga o caminho abaixo para chegar ao gestor de dispositivos. Start (Iniciar) > Control panel (Painel de controle) > System (Sistema) > Hardware > Device mananger (Gestor de dispositivos)

14 Utilitários, Aplicativos e Antivírus
São programas que actuam sobre o Sistema Operativo para melhorar o desempenho dos mesmos ou lhes incluir novos recursos, ou seja, ampliam os recursos do sistema facilitando o uso e auxiliando a manutenção de programas. Administram o ambiente oferecendo e possibilitando que o usuário organize os discos, verifique a memória e corrija falhas. Exemplos: Programas de backup, Compactadores, Desfragmentadores, Antivírus, Editores de texto, etc.

15 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont)
Programas/Softwares aplicativos São programas específicos para a solução de problemas do usuário, ou seja, efectuam as mais diversas tarefas, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, pesquisa, controle de stoque, criação de banco de dados, comunicação via modem (fone, fax, , chat, videoconferência), confecção de planilhas, etc. Os aplicativos são criados e comercializados por empresas especializadas, que os desenvolvem especificamente para um determinado Sistema Operativo, por exemplo, OpenOffice para Linux e MS Office para MS Windows.

16 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont)
Os aplicativos podem ter utilização: Geral: são programas que tem vários tipos de finalidades. Exemplos: editores de texto, como o MS Word; gráficos e planilhas, como o MS EXCEL, apresentação, como o MS POWER POINT; navegadores, como o Internet Explorer ou Firefox e gestores de banco de dados, como o MS ACCESS, etc. Específica: destinam-se exclusivamente a uma única finalidade. Exemplos: folhas de pagamento, creditório, imposto de renda, cadastro, contas a pagar e receber, etc.

17 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont)
Antivírus, é um programa/software projectado especificamente para detectar, desactivar e remover vírus, antes de infestar um computador. O antivírus fica desactualizado rapidamente. No entanto, é responsabilidade do técnico aplicar as actualizações (updates) mais recentes como parte de uma programação de manutenção regular (geralmente via internet).

18 CONCLUSÃO Esta aula deu nos a conhecer os tipos de Sistemas Operativos, aplicativos, utilitários e antivírus habitualmente usados nos computadores


Carregar ppt "Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google