A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 4 – Software (Sistema Operativo, aplicativos, utilitários e antivírus)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 4 – Software (Sistema Operativo, aplicativos, utilitários e antivírus)"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 4 – Software (Sistema Operativo, aplicativos, utilitários e antivírus) INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

2 Objectivos da aula 4 Dar a conhecer a finalidade de um Sistema Operativo Dar a conhecer os recursos de um Sistema Operativo Dar a conhecer os tipos de Sistemas Operativos Dar a conhecer a Compatibilidades dos Sistemas Operativos com o hardware Instalar o Sistema Operativo Dar a conhecer os aplicativos utilitários e antivírus

3 Finalidade de um Sistema Operativo O Sistema Operativo controla quase todas as funções do computador. Todos os computadores utilizam um Sistema Operativo para oferecer a interface de interação entre usuários, aplicativos e hardware. O Sistema Operativo inicializa o computador e faz a gestão do sistema de arquivos.

4 Recursos de um Sistema Operativo Os termos abaixo são frequentemente usados para comparações entre Sistemas Operativos: Multiusuário – Dois ou mais usuários podem trabalhar com programas e compartilhar dispositivos periféricos, como impressoras, ao mesmo tempo. Multitarefa – O computador é capaz de executar vários aplicativos simultaneamente. Multiprocessamento – O computador tem duas ou mais unidades de processamento interno (CPUs) que são compartilhados pelos programas.

5 Tipos de Sistemas Operativos A selecção dum Sistema Operativo depende das necessidades do cliente em relação ao computador. No mercado de software actual, os Sistemas Operativos mais usados encaixam-se em três grupos: Microsoft Windows, Apple Mac OS e UNIX/Linux. Microsoft Windows O Windows é um dos mais conhecidos. A seguir uma listagem das versões mais famosas do Sistema Operativo Windows (do mais recente para o mais antigo) : Windows Vista Windows XP Windows 2000 Windows Millenium Windows 98 Windows 95

6 Compatibilidades dos Sistemas Operativos com o Hardware Muitos Sistemas Operativos necessitam de um hardware compatível para poder funcionar. A compatibilidade de hardware dos Sistemas Operativos tem mais a ver com os seguintes dispositivos: Memória RAM Placa de vídeo Microprocessador (CPU) Espaço no disco duro Com isso quer dizer que antes de instalar qualquer Sistema Operativo é preciso saber as exigências do mesmo em relação aos dispositivos citados

7 Instalação do Sistema Operativo Aconselha-se reinstalar o Sistema Operativo nas seguintes situações: Quando o computador passar de um funcionário para outro. Quando o Sistema Operativo estiver corrompido. Quando se instala um disco duro novo no computador. Antes de executar uma instalação, deve-se ter em conta os seguintes pontos: 1.Backup (cópia de segurança) de todos os dados; 2.Explicar imediatamente ao dono do computador que os dados existentes serão apagados; 3.Confirmar se toda informação relevante foi transferida com sucesso.

8 Instalação do Sistema Operativo (cont) Métodos da instalação do Sistema Operativo: –Pode-se instalar um Sistema Operativo na rede de um servidor; –Instalar o Sistema Oparativo com base em ficheiros anteriormente copiados do CD/DVD para o disco duro; –Para este curso vamos Instalar o Sistema Operativo a partir de arquivos armazenados em CDs ou DVDs. Divisão (particionamento) e formatação do disco duro 1.Antes de instalar um Sistema Operativo num disco duro, este deve ser particionado e formatado. 2.Após a formatação do disco duro, as partições são preparadas para conter ficheiros e aplicativos. 3.Durante a fase de instalação, a maioria dos Sistemas Operativos particiona e formata automaticamente o disco duro.

9 Instalação do Sistema Operativo (cont) Preparação do disco duro A primeira fase do processo de instalação compreende o particionamento e a formatação do disco duro. Esse processo prepara o disco para aceitar o sistema de ficheiros que cria a estrutura de diretórios que organiza os arquívos do Sistema Operativo. O Sistema Operativo Windows XP pode usar um destes dois sistemas de arquivos: Exemplos : FAT32 NTFS (o que nós recomendamos por uma questão de gestão do espaço do disco duro)

10 Instalação do Sistema Operativo (cont) O assistente de instalação do Windows XP lhe oferece a opção de instalar usando configurações típicas como: Idioma do texto Nome do usuário e da empresa Chave do produto Nome do computador Senha do administrador Configurações de data e hora Configurações de rede Informações sobre domínio ou grupo de trabalho

11 Instalação do Sistema Operativo (cont) Criação de contas Uma conta de administrador é automaticamente criada quando o Windows XP é instalado. A conta de administrador, por padrão, chama-se "administrador(se o Sistema Operativo for em Português) ou administrator(se o Sistema Operativo estiver em Inglês). Por questões de segurança, altere esse nome logo que possível. Essa conta deve ser usada apenas para gerir o computador Criar password/senha Estes devem ter um mínimo de 7 caracteres

12 Instalação do Sistema Operativo (cont) Conclusão da instalação Depois que a instalação do Windows terminar, copie todos os ficheiros necessários do Sistema Operativo para o disco duro. O computador é reinicializado e solicita o seu login(iniciar sessão) pela primeira vez É recomendável registrar a sua cópia do Windows XP assim como a verificação que garante o uso legal da cópia do mesmo Recomenda-se que faça download/actualização de patches e service packs (condicionado).

13 Instalação do Sistema Operativo (cont) Ver Gestor de dispositivos No Gestor de dispositivos, os ícones de aviso são representados por um ponto de exclamação amarelo ? ou um X vermelho. Para ver a descrição do problema, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e seleccione Propriedades. Para abrir uma categoria que ainda não tenha sido expandida, clique no sinal de mais (+). O X vermelho representa um dispositivo que foi desactivado. Para activar o dispositivo, clique com o botão direito do mouse no dispositivo desactivado e seleccione Activar. Siga o caminho abaixo para chegar ao gestor de dispositivos. Start (Iniciar) > Control panel (Painel de controle) > System (Sistema) > Hardware > Device mananger (Gestor de dispositivos)

14 Utilitários, Aplicativos e Antivírus Utilitários São programas que actuam sobre o Sistema Operativo para melhorar o desempenho dos mesmos ou lhes incluir novos recursos, ou seja, ampliam os recursos do sistema facilitando o uso e auxiliando a manutenção de programas. Administram o ambiente oferecendo e possibilitando que o usuário organize os discos, verifique a memória e corrija falhas. Exemplos: Programas de backup, Compactadores, Desfragmentadores, Antivírus, Editores de texto, etc.

15 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont) Programas/Softwares aplicativos São programas específicos para a solução de problemas do usuário, ou seja, efectuam as mais diversas tarefas, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, pesquisa, controle de stoque, criação de banco de dados, comunicação via modem (fone, fax, , chat, videoconferência), confecção de planilhas, etc. Os aplicativos são criados e comercializados por empresas especializadas, que os desenvolvem especificamente para um determinado Sistema Operativo, por exemplo, OpenOffice para Linux e MS Office para MS Windows.

16 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont) Os aplicativos podem ter utilização: Geral: são programas que tem vários tipos de finalidades. Exemplos: editores de texto, como o MS Word; gráficos e planilhas, como o MS EXCEL, apresentação, como o MS POWER POINT; navegadores, como o Internet Explorer ou Firefox e gestores de banco de dados, como o MS ACCESS, etc. Específica: destinam-se exclusivamente a uma única finalidade. Exemplos: folhas de pagamento, creditório, imposto de renda, cadastro, contas a pagar e receber, etc.

17 Utilitários, Aplicativos e Antivírus (cont) Antivírus Antivírus, é um programa/software projectado especificamente para detectar, desactivar e remover vírus, antes de infestar um computador. O antivírus fica desactualizado rapidamente. No entanto, é responsabilidade do técnico aplicar as actualizações (updates) mais recentes como parte de uma programação de manutenção regular (geralmente via internet).

18 CONCLUSÃO Esta aula deu nos a conhecer os tipos de Sistemas Operativos, aplicativos, utilitários e antivírus habitualmente usados nos computadores


Carregar ppt "Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 4 – Software (Sistema Operativo, aplicativos, utilitários e antivírus)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google