A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba."— Transcrição da apresentação:

1 2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba

2 Justificativa

3 A obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Sant-Exupéry, não é um livro para crianças, traz a mensagem da infância, a mensagem da criança para o adulto.

4 É oportuna para todas as fases da vida humana, uma vez que trabalha temas de cunho social, psicológico e emocional, de forma aparentemente simples, porém de uma complexidade, que muitos adultos não têm maturidade psicológica para compreende.

5 Temos a certeza de que se trata de um livro – e urgentíssimo - para adultos. O Pequeno Príncipe é uma fábula, ou se preferirmos uma parábola, cheia de beleza, encanto e sobretudo sabedoria, podendo ser trabalhada por professores de diversas disciplina, pois traz elementos universais.

6

7 Objetivos

8 Objetivos Gerais Tratar temáticas como:

9 Amizade

10 Responsabilidade

11 Respeito e Tolerância

12 Percepção do Espaço

13 Psicologia

14 Mecanismos de Fuga e Drogas

15 Diversidade Cultural

16 Afetividade e Sexo

17 Transcendência e Sentido

18 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos se encarregarão de esquadrinhar toda a obra, a fim de que possamos extrair das entre linhas um sentido que faça sentido para a realidade dos alunos.

19 Procuraremos também identificar elementos que dizem respeito aos diversos componentes curriculares trabalhados no ensino médio.

20

21 Vejamos:

22 1. Observar na Introdução:

23 * Quando o principezinho se despede da rosa e inicia sua viagem;

24 * A chegada ao planeta Terra e o “encontro” com o piloto.

25

26 2. Analisar os caracteres Humanos e o que pode ser discutido a partir destes:

27 * O Rei ( poder, autoridade, arrogância, orgulho, relação pais e filhos / professores e alunos);

28 *O Vaidoso ( mídia, beleza, egolatria, sexo);

29 *O bêbado ( mecanismos de fuga da realidade, drogas, medo);

30 *O Homem de negócio ( tempo, trabalho, uso do tempo, dinheiro, profissão, escolha da profissão, lazer, egoísmo, solidariedade);

31 *O Acendedor de Lampião ( observância de regras e leis, flexibilidade, inflexibilidade, tédio, rotina);

32 *O Geógrafo ( arrogância, hipocrisia, preguiça, valoração, o relativismo das importâncias, transitoriedade, transformações, mudanças, morte);

33 *A Rosa ( amor, raiva, ciúmes, cuidado, amizade);

34 *A Raposa ( amizade, troca, aprendizado, confiança, companheirismo);

35 *O Aviador ( relação pais e filhos, amizade, cuidado, autoconhecimento, medo, ansiedade, reflexão, amadurecimento psicológico, aprendizado).

36

37 3. Identificar elementos que dizem respeito aos componentes curriculares do ensino médio:

38 * Filosofia (interpretação do sentido de frases e diálogos);

39 * Português ( vocabulário, semântica, interpretação);

40 * Arte ( desenhos, formas, cores, tamanhos);

41 * Matemática ( referências quantitativa, formas geométricas);

42 * Geografia ( referências a espaço, organização social);

43 *História ( referências a tempo, organização social);

44 * Biologia, Química e Física ( aspectos naturais dos ambientes descritos).

45

46 4. Concluir da conclusão

47 Afinal, quem é o Pequeno Príncipe. Um ser de outro planeta
Afinal, quem é o Pequeno Príncipe? Um ser de outro planeta? Apenas uma criança perdida, esquecida e cansada? Efeito da imaginação de um homem que conversa consigo mesmo (com a criança criativa e espirituosa que um dia ele foi...) em momentos de profunda reflexão?

48 O que representou afinal, a morte do Pequeno Príncipe
O que representou afinal, a morte do Pequeno Príncipe? O despertar de um homem para uma nova perspectiva de vida? A morte de uma frágil criança picada por uma serpente? O retorno de um extraterrestre pera seu planeta de origem?

49

50 Metodologia

51 Análise e preenchimento de questionários, que previamente foram elaborados pelo professor (a) responsável;

52 Construção de poemas e prosas, sobre temas que apresentem uma relação com a obra;

53 Confecção de maquetes, dos planetas visitados pelo principezinho, assim como dos ambientes do planeta terra referenciados pela obra;

54 Apresentações artísticas e culturais, como dramatizações e musicais, produzidos pelos alunos.

55

56 Resultados Esperados Esperamos com a realização deste projeto, que os alunos participantes atinjam um nível de maturidade razoável com relação a obra em questão, que produzam um conteúdo satisfatório e apresentem um material que transmita beleza, criticidade e criatividade.


Carregar ppt "2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google