A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2."— Transcrição da apresentação:

1 PASTORAL FAMILIAR

2 CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2

3 Pastoral Familiar Resposta da Igreja às causas de problemas que agridem a família.

4 Faz anos recordava aos Bispos do Brasil essa prioridade e centralidade da Pastoral Familiar, com umas palavras que hoje têm uma maior atualidade e uma mais pungente necessidade de se pôr em prática: Em cada Diocese – vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero – o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à

5 João Paulo II, AOS BISPOS DO BRASIL à medida que der o máximo apoio a uma Pastoral Familiar efetiva (Diretrizes aos Bispos do Brasil, n.5) A Pastoral Familiar – a nível paroquial, diocesano e nacional – deve considerar-se, não apenas uma opção entre outras, mas uma premente necessidade que virá a ser como foco irradiador dos valores cristãos da nova evangelização, no próprio âmago da sociedade onde a família está radicada; é ela que dará estabilidade ao longo do tempo do esforço evangelizador. João Paulo II aos Bispos do RS2 em visita Ad Limina

6 Exortações 6 Num momento histórico em que a família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de qualquer modo deformar, a Igreja, sabedora de que o bem da sociedade e de si mesma está profundamente ligado ao bem da família, sente de modo mais vivo e veemente a sua missão de proclamar a todos o desígnio de Deus sobre o matrimônio e sobre a família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção humana e cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do próprio Povo de Deus FC 3. Que forças são essas?

7 Exortações É preciso empregar todas as forças para que a Pastoral Familiar se afirme e se desenvolva, dedicando-se a um setor verdadeiramente prioritário, com a certeza de que a evangelização, no futuro, depende, em grande parte, da Igreja doméstica (FC 65; Puebla 438; CNBB, Diretrizes gerais da ação pastoral da Igreja no Brasil, , nº 217).

8 Exortações É necessário fazer da Pastoral Familiar uma prioridade básica, sentida, real e atuante. Básica, como fronteira da nova evangelização. Sentida, isto é, acolhida e assumida por toda a comunidade diocesana. Real, porque será respaldada, concreta e decididamente, pelo bispo diocesano e por seus párocos. Atuante, ou seja, deve estar inserida numa pastoral orgânica. (SD 64)

9 Visão prática da resposta da Igreja PASTORAL FAMILIAR 1.O que é? 2.Qual a finalidade? 3.Como é organizada na paróquia? 4.Quem deve pertencer à PF? 5.Métodos de trabalho na PF. 6.Quais os principais conteúdos?

10 As estruturas pressionam a família Refletimos sobre as formas de pressão sobre a família e as causas das mesmas. SISTEMA ECONÔMICO MCS FAMÍLIA CULTURA ESTADO

11 Pastoral Familiar É a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. Para ser eficaz deve atuar nas causas dos problemas. Discernir o que é especificidade da PF e o que são áreas de atuação articuladas com outras forças da Igreja e de fora. O entendimento do conceito de PF melhora com o aprofundamento da visão da realidade da família e de seu papel para o bem da pessoa e da sociedade.

12 1. O que é Pastoral Familiar? A PF é um serviço da Igreja, de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. PF enfoca questões político-sociais mais amplas. A área mais específica da PF é a que trata dos relacionamentos evangélicos:

13 O que é a Pastoral Familiar? Relacionamentos próximos: da pessoa com Deus, consigo e com o cônjuge; destes com os filhos; entre todos os familiares; da família com a comunidade. Relacionamentos mais amplos: com a sociedade e das estruturas sociais com a família. A PF necessita de organicidade e de articulações. Esta necessidade cresce quando enfoca questões político sociais mais amplas.

14 2. Qual a finalidade da PF? Desenvolver a consciência de que o existir e viver dignamente, é direito e dever natural e inviolável da família. Despertar a consciência de que a família baseada no matrimônio cristão é a primeira e mais importante escola de humanismo, de vivência comunitária e social. É o primeiro núcleo evangelizador.

15 2. Qual a finalidade da PF? Formar clara consciência de que o Matrimônio é para o bem dos cônjuges e para a geração e formação da prole. Inserir na vida familiar, como valores pessoais, para o bem de seus membros, os valores evangélicos de relacionamentos.

16 2. Qual a finalidade da PF? Cont. Refletir com as famílias sobre os problemas por elas vividos e identificar suas causas e conseqüências. Despertar e/ou aprimorar a consciência comunitária e a ação missionária na família. Motivar a família para evangelizar famílias.

17 2. Qual a finalidade da PF? Cont. Promover oportunas articulações dentro e fora da Igreja para atingir os objetivos da PF. Testemunhar o valor do sinal sacramental. Apoiar as famílias na educação da sexualidade. Difundir o valor da família cidadã.

18 2. Qual a finalidade da PF? Cont. Ajudar as famílias em situações especiais. Preparar a população para o Matrimônio e vida matrimonial. Constituir equipes, formar, planejar e executar atividades de PF.

19 Casal eu família comunidade sociedade Alianças pf ABRANGÊNCIA DA PF e alianças NECESSÁRIAS

20 SETORES PRÉ- MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

21 SETORES PRÉ-MATRIMONIAL TRÊS MOMENTOS – PREPARAÇÃO REMOTA PREPARAÇÃO PRÓXIMA PREPARAÇÃO IMEDIATA MATRIMÔNIOMATRIMÔNIO

22 SETORES PÓS-MATRIMONIAL CASAIS RECÉM CASADOS PAIS DE CRIANÇAS PEQUENAS FAMÍLIAS E PROBLEMÁTICA DA ADOLESCÊNCIA CASAIS EM CRISE FAMÍLIAS CARENTES CASAIS IDOSOS, DOENTES ETC.

23 SETORES CASOS ESPECIAIS CIRCUNSTÂNCIAS PARTICULARES (FAMÍLIA DE EMIGRANTES, FAMÍLIAS SÓ COM PAI OU MÃE, FAMÍLIAS EM QUE UM DOS CONJUGES SE AUSENTA POR PERÍODO LONGO, MÃES SOLTEIRAS...) MATRIMÔNIOS MISTOS SITUAÇÕES IRREGULARES CIVIS E RELIGIOSAS (MATRIMÔNIO À EXPERIÊNCIA, UNIÕES LIVRE DE FATO, CASADO SÓ NO CIVIL...)

24 FIM


Carregar ppt "PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google