A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Ênfase em Marketing Marketing Internacional CONTEXTUALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Ênfase em Marketing Marketing Internacional CONTEXTUALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Ênfase em Marketing Marketing Internacional CONTEXTUALIZAÇÃO

2 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Marketing Pessoal Projeto de Desenvolvimento Pessoal - Revisão Planejou? Revise periodicamente Faça um contrato / compromisso consigo mesmo Grandes empresas adotam o Planejamento de longo prazo

3 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Importância da economia como ciência Impacto das transformações nas relações de troca Desenvolvimento ser precedentes: Tecnológico / Econômico e Social Transações internacionais aceleram a globalização Filósofos: As mudanças, inovações no mundo será constante e cada vez mais rápido Heráclito 492ac tudo flui, muda constantemente Exigências do Processo: Capacidade e competência das empresas e pessoas

4 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Empresas multinacionais Ampliam o foco de atuação Consideram os aspectos global, além da nação Praticam fusões, incorporações, aquisições, associações Desempenho maior que países (Uruguai, Colômbia...) Criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) Organização e fórum dos embates entre países Criação e fortalecimento dos blocos comerciais Novas regras para políticas macroeconômicas Corrida para conquistar novos mercados – nações/empresas

5 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Crescimento Econômico do Brasil Não depende só do mercado interno Ser consistência, ser mais que tentativas esporádicas Mudar a forma de pensar e atuar no cenário mundial: Ter um Ministério do Comércio Exterior atuante Buscar novos mercados Praticar um Marketing Internacional melhor Promover a marca Brasil no exterior Participação efetiva em foros internacionais Conquistar valorização e respeito internacional

6 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Crescimento Econômico do Brasil Ter uma política externa consistente, sintonizada e duradora: Administrar e formular políticas macro e micro-econômicas Centralizar as operações e controles Orientar, uniformizar e desburocratizar as operações Atuar na sociedade: Estar consciente e alerta do estágio atual e necessidades Incentivar e motivar a inserção social de modo efetivo Criar massa crítica sobre a questão do Mkt Internacional

7 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Economia Globalizada Todos (nações/empresas) buscam compradores Uma aldeia global em batalha que exige preparação Obter crescimento mundial está cada vez mais difícil Países precisam de superávit comercial para sobreviver É imprescindível capacitar empresas, empresários, staff A ênfase em Marketing é um pedaço do caminho

8 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Economia Brasileira É a 5 ª em extensão territorial e 17 ª em PIB, mas já foi 7 ª Iniciou em 1500 exportando Pau Brasil Teve ciclos de exportação – borracha, café, açucar, minérios... Produtos primários ou extrativos, de baixo valor agregado Reconhecido exportador de commodities e produtos primários Ultimamente exportou aviões a jato, mísseis de longo alcance... (exceções) México: 50% da população do Brasil, saltou do 17 PIB (1995) para 15 (2003)

9 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Economia Brasileira – Momento Entendemos que o atual momento econômico que o mundo e principalmente o Brasil atravessa pode ser a oportunidade fundamental para conscientização e consolidação junto a empresários, estudantes de comércio exterior e a sociedade como um todo, sobre a importância do marketing internacional como forma estratégica de desenvolvimento sustentado, alavancando as empresas e como conseqüência o país. Nosé (2005)

10 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Globalização O Brasil está preparado? Políticas de exportação Empresas com visão e normatizadas Capacitação profissional Cultura Educação Usos e costumes Comunicações Formação econômica e de mercados

11 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização Globalização Empresas globais lançam inovações diariamente As barreiras precisam continuar caindo Empresas mudam de país para ser mais competitivas Surgem as empresas virtuais Empresas locam espaços e não mais constroem O capital especulativo meche com as economias em segundos Empresas nacionais são atacadas por todos os lados A mídia é mundial e instantânea (efeito dominó) Exportar para existir / sobreviver / lucrar

12 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Contextualização - Globalização O grande desafio lançado é conscientizar e ajudar a formar profissionais que eliminem de uma vez por todas a idéia de que a aplicação de técnicas de marketing internacional é exclusividade de empresas estrangeiras ou de grande porte. (Nosé – 2005) O Brasil será, segundo algumas renomadas instituições internacionais, umas das três maiores plataformas exportadoras do mundo, nos próximos 20 anos, junto com a China e a Índia. (Nosé – 2005) Temos que nos preparar e utilizar nosso potencial em benefício de todos! Com base nesse cenário, pretendemos mostrar ao aluno no decorrer do períodoa importância da aplicação de técnicas de marketing internacional para a consolidação das empresas e do País, no comércio internacional. (Nosé – 2005)

13 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Fronteiras do Marketing Internacional TEXTO: 40 ANOS DE DESENVOLVIMENTO (EXAME 10/10/07)

14 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Texto da Revista Exame 1)Quais são os muitos pontos que o Brasil tem para aprender com a China? 2)O que o Brasil deveria modificar na sua carga tributária para tornar-se mais competitivo internacionalmente? 3)O Brasil tem condições para ter um crescimento econômico igual a China? 4)Quais foram as grandes mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores dos brasileiros no período? 5)Por que o texto considera que a educação é a chave para o sucesso nacional? 6)Quais são as transformações ocorridas na sociedade brasileira com a explosão urbana? 7)Analise, debata e critique o ranking e desempenho das grandes companhias do pais? 8)Avalie, debata e critique o quadro de indicadores econômicos e sociais do Brasil? 9)Aponte e justifique o grande destaque encontrado no texto.

15 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Marketing Internacional (exame – 10/10/2007) Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Indicadores econômicos e sociais PIB: 31 x Bi de US$ Renda per capita: x US$ Educação/analfabetismo: 39% x 11% Matriculas Ensino Superior: x 4,4 milhões Frota Veículos: 1,6 x 46,3 milhões Consumo Energia elétrica: x GWh Residências c/Energia elétrica: 43% x 97%

16 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Marketing Internacional (exame – 10/10/2007) Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Capacidade empreendedora Redução da participação do estado no PIB Crescimento da Exportação: 1,6 x 137 Bi US$ (198 em 2008) Crescimento da Importação: 1,4 x 91 Bi US$ (173 em 2008) N. Empresas: x 5,4 Milhões (2004) Multinacionais em as 500 maiores: 169 (1979) x 212 Investimento internacional: 115 milhões x 32 Bilhões US$

17 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Marketing Internacional (exame – 10/10/2007) Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Perfil do consumidor População: 90 x 190 milhões População urbana 45% x 84% (só 16% continua rural) Idade da população: até14 anos 57% x 26%; Mais 60 anos 4% x 10%; 15 a 24 anos 15% x 19%; 25 a 59 anos 24% x 45%. Classes sociais: A/B de 15% para 24%; C de 16% para 34%; D/E de 69% para 42%

18 Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Marketing Internacional (exame – 10/10/2007) Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Educação como diferencial Aprender com outros países Seguir as tendências apontados nos estudos 1) Investir no capital o humano (educar, treinar, motivar) 2) Investir em tecnologia (estimular, inovar, produzir) 3) Ter uma política governamental sólida Gary Becker, Prof. Da universidade de Chicago, Prêmio Nobel de economia


Carregar ppt "Tecnologia em Gestão Empresarial Prof. Devancyr Souza Dias Ênfase em Marketing Marketing Internacional CONTEXTUALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google