A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net."— Transcrição da apresentação:

1 IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net

2 IGC do Brasil Este roteiro irá mostrar como gerar um relatório no ELF.net. Para caráter de exemplo, iremos gerar um relatório que liste todos os produtos cadastrados e seus códigos de seção e tipo correspondentes conforme exemplo da imagem a seguir:

3

4 IGC do Brasil 1. A partir da tela principal do programa, clique em Geradores e vá em Gerador:

5

6 IGC do Brasil 2. Na tela seguinte, clique em Query SQL :

7

8 IGC do Brasil 3. Na tela seguinte, iremos selecionar as tabelas que contenham as informações que vamos utilizar. Para o nosso exemplo, selecionaremos as tabelas CfgEmpresa, Produtos, Tabsecoes e Tabtipos. Se faz necessário também, estabelecer um relacionamento entre as tabelas. Para isto, arraste o campo idNumerador de TabSecoes até o campo idSecao da tabela Produtos e em seguida, arraste o campo idNumerador de TabTipos até o campo idTipo da mesma tabela Produtos. A tabela CfgEmpresa não terá relacionamento com nenhuma tabela, a mesma servirá apenas para fornecer o nome da empresa que colocaremos no cabeçalho.

9

10 IGC do Brasil 4. Em seguida, marque os campos que serão utilizados no relatório. Para o nosso exemplo, marque o campo Nome na tabela CfgEmpresa, os campos Codproduto, Descricao e Quantidade na tabela Produtos e selecione os campos Sigla das tabelas TabSecao e TabTipo.

11

12 IGC do Brasil 5. Em seguida, na linha correspondente à descrição do produto, na coluna Sort type vamos marcar a opção Ascending para que os dados sejam apresentados em ordem alfabética. Depois clique no botão Fechar.

13

14 IGC do Brasil 6. Na caixa de Informações do Relatório, vamos definir o tipo de formato que estamos gerando, um nome e em qual módulo do programa o mesmo ficará disponível.

15

16 IGC do Brasil 7. Em seguida, na tela de detalhes, basta arrastar os campos do lado direito para o corpo do relatório.

17

18 IGC do Brasil 8. Neste exemplo, colocamos o código, descrição, quantidade dos produtos com seus respectivos códigos de seção e tipo.

19

20 IGC do Brasil 9. Depois de definidos os detalhes, vamos inserir o cabeçalho. Para isto, clique com o botão direito do mouse na área de detalhe, selecione Insert Band e em seguida clique em PageHeader:

21

22 IGC do Brasil 10. Usando a ferramenta Label, vamos inserir os títulos para cada coluna. Basta arrastar a ferramenta para cada coluna e para o título do relatório:

23

24 IGC do Brasil 11. Na imagem seguinte, definimos os títulos de cada coluna e um título para o relatório:

25

26 IGC do Brasil 12. E após concluirmos as formatações teremos este lay-out:

27

28 IGC do Brasil 13. Ainda no cabeçalho, vamos inserir o nome da empresa:

29

30 IGC do Brasil 14. Depois de formatar o nome da empresa, vamos inserir no cabeçalho as informações de data, hora e numeração de páginas respectivamente usando a ferramenta Page Info :

31

32 IGC do Brasil 15. Para formatarmos a primeira label de informações de página (Page Info) para que apresente a data corrente, selecionar esta label e clicar em > na borda superior direita da label para abrir sua lista de configurações. Na primeira linha, (Page information) selecione a opção Current Date and Time:

33

34 IGC do Brasil 16. Em seguida, na terceira linha (Format), clique na opção de configuração :

35

36 IGC do Brasil 17. Na tela apresentada a seguir, selecione DateTime na categoria (Category) e à direita, selecione o formato de data de sua preferência e clique em OK:

37

38 IGC do Brasil 18. A formatação da próxima label colocaremos o horário corrente. Quando acessarmos as configurações, a primeira linha (Page information) vai usar a opção Current Date and Time novamente. Na terceira linha (Format), acesse a configuração e selecione o formato de horário de preferência e clique em OK:

39

40 IGC do Brasil 19. Na terceira label, como o default já é informar a numeração da página, não é necessário se fazer nenhuma configuração adicional. O que vamos acrescentar é um label apenas para ser usado como título da numeração da página. Após estas formatações teremos o resultado a seguir:

41

42 IGC do Brasil 20. Agora que terminamos de formatar o cabeçalho, vamos inserir um rodapé. Nele iremos inserir a totalização da quantidade. Para isto, clique novamente com o botão direito do mouse na área de detalhe, selecione Insert Band e em seguida clique em ReportFooter:

43

44 IGC do Brasil 21. Agora, vamos inserir um label para título e o campo de quantidade:

45

46 IGC do Brasil 22. Depois de definir um nome para o label, vamos configurar a quantidade para que seja informada a soma de todas as quantidades. Para isto, vamos clicar no atalho de configurações > e na quarta linha (Summary) clique em.

47

48 IGC do Brasil 23. Na tela apresentada a seguir, apenas marque a opção Ignore null values e em Summary Running marque a opção Report e clique em OK.

49

50 IGC do Brasil 24. Depois de definir estas configurações, teremos o resultado a seguir:

51

52 IGC do Brasil 25. Depois de concluir estas definições, clique em para salvar o formato.

53 IGC do Brasil O relatório está concluído ! Para imprimi-lo, clique em Print Preview.


Carregar ppt "IGC do Brasil BT-1306: Como gerar seus relatórios especiais no ELF.net."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google