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APAE 55 ANOS UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

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1 APAE 55 ANOS UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

2 MISSÃO Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionado à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

3 1954 Rio de Janeiro 1964 Construção da FENAPAE No Rio de Janeiro e
1962 1ª Reunião Nacional 16 APAEs 1964 Construção da FENAPAE No Rio de Janeiro e Transferida para Brasília

4 Coordenadores Nacionais
Federação Nacional das APAEs Diretoria Coordenadores Nacionais Diretoria Federação Estadual das Apaes Coordenadores Estaduais Conselho de Administração APAEs Diretoria Coordenadores Regionais

5 COORDENADORIAS Educação Física, Comunicação Informática Casas Lares
Desporto e Lazer Comunicação Informática Casas Lares Artes Educação Profissional Articulação e Captação de Recursos Autodefensores Eventos Jurídico Prevenção Pedagógica

6 CONSELHOS REGIONAIS DAS APAEs DO RS
16º Getúlio Vargas 3º Três de Maio 19º Ibiraiaras 5º Nonoai 2º Frederico w. 22º Santo Ângelo 20º Guaporé 4º Panambi 7º Garibaldi 18º Espumoso 6º Parobé 9º Santiago 8º Bom Retiro do Sul 12º Três Cachoeira 11º Estância Velha 10º Santana do Livramento 17º Rio Pardo 1º Esteio 15º Arroio dos Ratos 21º Bagé 13º Tapes 14º Rio Grande

7 Federação Nacional das APAEs
PERFIL NACIONAL:

8 Tema 2009- Quebre a resistência e tome uma atitude: construa a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

9 Federação das APAES do RS
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs Coordenadora Estadual de Educação Profissional- Professora Jussara Muller de Assis

10 1997 Federação Nacional das APAEs
Passou a se preocupar com a melhor organização da Educação Profissional.

11 Três Grandes Linhas de Ação:
a) A estruturação conceitual e metodológica da educação profissional para pessoas com deficiência; b) A definição e a implementação de um modelo de gestão para a educação profissional; c) A capacitação dos quadros técnicos e gerenciais da educação profissional no âmbito do movimento apaeano.

12 Três Grandes Linhas de Ação:
FENAPAE investiu na publicação de um livro denominado: Educação Profissional e Colocação no Trabalho: Uma Nova Proposta de Trabalho junto à Pessoa Portadora de Deficiência.

13 Marco inicial da estruturação em nível nacional organizado a atuação APAEs em:
- Avaliação para o trabalho; - Preparação para o trabalho; - Qualificação profissional; e - Colocação para o trabalho. Estabeleceu as diretrizes para as instituições que pretendiam atuar com Educação Profissional.

14 FENAPAE criou as coordenações temáticas entre elas a de educação profissional
- Coordenação Estadual – estimular a organização e dar capacidade gerencial para os coordenadores; 22 Conselhos Regionais. 22 Coordenadores Regionais de Educação Profissional. 205 coordenadores nas APAEs

15 Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT
Projeto: Formação de Formadores 1998 – 1º Etapa – Curso Formação de Formadores. Todos os Estados e Distrito Federal Local: Brasília Participante – 141 Profissionais RS – 11 participantes

16 Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT
1998 – 2° Etapa – Curso de Multiplicadores. Todos os Estados e Distrito Federal Participantes – 1.763 Local: Imbé – RS Data: 13 a 18 de Outubro de 1998 51 – Profissionais das APAEs

17 Apoiada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com Recursos do FAT
1999 – Curso Especial de Executores Local: Imbé Data: 12 a 16 de Dezembro de 1999 251 – profissionais das APAEs do RS 2000 – Final do Processo Profissionais do Brasil – 7.535 No RS – 9 Seminários Regionais de Educação, Trabalho e Cidadania 1.444 – Participantes

18 Impacto do Processo 50,46% dos dirigentes afirmaram que com a capacitação foi possível sentir melhorias na organização do Movimento APAEANO; 31% declararam que facilitou o gerenciamento da própria instituição; e 2,31% declararam não terem sentido qualquer melhoria sobre o processo gerencial.

19 Na perspectiva dos aprendizes e de seus familiares:
65% aumentou a satisfação com a educação profissional da APAE; 53% dos familiares os aprendizes tem descoberto novos potenciais; e 10,5% dos aprendizes tiveram impacto sobre seu nível de emprego e de renda.

20 Educação Profissional nas APAEs do RS
2001 – Seminários Regionais – Brasil – participantes – 12 Seminários Regionais no RS Educação, Trabalho e Cidadania: Cooperativismo uma alternativa. 2.635 profissionais das APAEs do RS

21 2005 – Levantamento da Educação Profissional nas APAEs do RS
Coordenadora Estadual de Educação Profissional – Jussára Müller de Assis Nº de Municípios no RS – 496 Nº de Municípios com APAEs – 205 Nº de Municípios APAEs com E.P. – 125

22 Demonstrativo de alunos na E.P.
Institucionalizados – 1.874 Na comunidade – 308 Total – 2.182 Recebem B.P.C. – 443 Aprendizes/estagiários – 86 Carteira assinada – 88 Empresa familiar – 40 Autônomo – 73 Apoiado/Instrutor – 21 Total - 308

23 Demonstrativo na Relação Idade
14 a 16 anos – 06 16 a 18 anos – 453 19 a 21 anos – 411 + de 21 anos – 1.312 Total – 2.182

24 2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla.
Âmbito nacional as metodologias que resultaram em experiências bem-sucedidas de qualificação profissional e de gestão de trabalho, emprego e renda de pessoas com deficiência mental, múltipla e seus familiares.

25 2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla.
Parceria FENAPAE e o Ministério de Trabalho e Emprego – MTE

26 2005 – Metodologia aplicadas na Educação Profissional de Pessoas com Deficiência Mental e Múltipla.
11 Projetos SP MG DF PR MS RS – Livramento APAE Rural CE BA MA SP RJ

27 2007 – Educação Profissional e Trabalho para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla
Plano orientador para gestores e profissionais. Parceria FENAPAES com Ministério do Trabalho e Emprego – MTE

28 2007 – Educação Profissional e Trabalho para pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Resultado de pesquisa nacional sobre a demanda de postos de trabalho realizado em municípios brasileiros nos 23 Estados onde possuem APAEs.

29 52 Profissionais das APAEs do RS
2007 – Projeto, Cidadania e Renda para Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 1º Etapa – Curso Trabalho Cidadania e Renda para a pessoa com deficiência mental e múltipla Data: 19 a 23 de Novembro de 2007. Local: Imbé 52 Profissionais das APAEs do RS

30 Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE.
2008 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 2º Etapa – 2008 Trabalho de Pesquisa envolvendo 205 municípios onde tem APAE. - Verificar nas empresas número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - APAEs – Verificar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida FENAPAE

31 Publicação dos Resultados
2009 – Projeto, Cidadania e Renda para pessoa com deficiência mental e múltipla – Instituto HSBC Solidariedade. 3º Etapa – 2009 Publicação dos Resultados

32 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL RAIO DE LUZ-SANTA BÁRBARA DO SUL Diretora: Simone Feinden Springer Professora: Lidiane Marchese Nº. de Alunos: 8 A Turma de EDUCAÇÃO PROFISSIONAL participa também da oficina de PAPEL RECICLADO

33 Aluno Francisco: Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Municipal
Nossa primeira conquista de colocação no Mercado de Trabalho, da turma de Educação Profissional

34 Francisco exercendo seu trabalho, estando no Mercado de Trabalho a mais de dois anos....

35 O aluno Paulo, trabalha numa Esta no MT á mais de dois anos....
Empresa de fabricação de micro-nutrientes para Lavoura.... Esta no MT á mais de dois anos....

36 Aluno Márcio. A mais de um ano no MT
Aluno Márcio... A mais de um ano no MT. Ele trabalha numa empresa de sementes e insumos para lavouras...

37 Educação Profissional na APAE de Porto Alegre
Atualmente temos 24 alunos trabalhando , sendo 17 com carteira assinada e 7 estagiários.  As empresas parceiras são: BRDE ( Banco regional de desenvolvimento do extremo sul) C&A modas, Colégio Santa Dorotéia, Rodonaves Transportes e Encomendas, Restaurante Puras do Brasil, Pronto Socorro de POA,

38 Educação Profissional na APAE de Porto Alegre
McDonald´s, Rede Pampa, BIG Supermercados (Wal-Mart) Assembléia legislativa do RS,   Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças.

39 Relação dos Alunos com carteira assinada:
Fabrício Achutti - Xerox - Rede Pampa Gregory Caletti Oliveira - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Luciano Figueiro de Assis - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Thiago Fernandes - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Leonardo Rosa Alencar - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Deogenes Angoneses - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Roberto Aguiar - Atendente de lancheria - Mc Donald´s Fabiano da Silva - Auxiliar de cozinha - Pronto Socorro (JOB) Graziela Eibel - Auxiliar de cozinha - Restaurante Puras do Brasil Thiago Mesquita - Organizador de estoque - C&A modas Márcio França da Silva - Serviço gerias - Colégio Santa Dorotéia Sérgio Luis dos Reis -  Colégio Santa Dorotéia - carteira assinada Estágio: Newmar Soares da Silva - Estagiário do setor de benefícios - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

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47 Curso Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais
9 a 15 de agosto de 2009 Local – APAE de Belo Horizonte Promoção do Acesso da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho

48 I FÓRUM SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL X JORNADA DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Dias: 19 e 20 de agosto de 2009 Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados Brasília – DF Realização: Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Federação Nacional das APAES e APAE do Distrito Federal.

49 Presidente da Federação Nacional das APAES –
Promoção do acesso da pessoa com deficiência intelectual ao mundo do trabalho Presidente da Federação Nacional das APAES – Eduardo Barbosa

50 Eduardo Barbosa – Presidente da Federação Nacional das APAEs


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