A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com."— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. Prof Taveira

2 LEIS DA REFLEXÃO 1ª Lei - O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a normal (N), no ponto de incidência, estão no mesmo plano. 2ª Lei – O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de refração (r).

3 LEIS DA REFLEXÃO

4 ESPELHO PLANO Chama-se espelho plano qualquer superfície plana, polida e com alto poder refletor.

5 IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS De um ponto objeto real O ponto objeto P e a imagem P´ são simétricos em relação ao espelho plano.

6 IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS De um ponto objeto virtual O ponto objeto e o ponto imagem são simétricos em relação ao plano de um espelho plano.

7 IMAGENS FORMADAS POR ESPELHOS PLANOS Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem tem sempre naturezas opostas, isto é, se o primeiro for real, o outro será virtual e vice- versa.

8 PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DOS ESPELHOS PLANOS: SIMETRIA Em um espelho plano, objeto e imagem são simétricos a superfície refletora

9 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!! Objeto e imagem no espelho plano são chamados de figuras enantiomorfas.

10 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO Consideremos um caso de translação de um espelho plano. Um objeto O é colocado em frente ao espelho E que se encontra na posição 1. Deslocamos o espelho até a posição 2, ao mesmo tempo que podemos observar a imagem O´ deslocar-se da posição i a f.

11 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

12 Note que, se o espelho foi afastado de d, a imagem movimenta-se o dobro do deslocamento do espelho, ou seja 2d. Como ambos os deslocamentos ocorrem simultaneamente, pode-se deduzir que a velocidade da imagem é o dobro da velocidade do espelho, em relação ao objeto em repouso.

13 ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO Quando um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α em torno de um eixo normal ao plano de incidência de um raio de luz proveniente de uma fonte fixa, o raio refletido correspondente sofre uma rotação, no mesmo sentido, de um ângulo que equivale ao dobro de α.

14 ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

15 C AMPO V ISUAL DE UM O BSERVADOR EM U M E SPELHO P LANO Chama-se campo de um espelho plano, para determinado observador, a região do espaço que pode ser contemplada por ele pela reflexão da luz no espelho.

16 C AMPO V ISUAL DE UM O BSERVADOR EM U M E SPELHO P LANO

17 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS Dois espelhos planos formando um ângulo α conjugam de um objeto um número n de imagens dado por:

18 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS Obs.: 1) Se / α é par o objeto pode ocupar qualquer posição. 2) se / α é ímpar o objeto deve estar no plano bissetor.

19 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS


Carregar ppt "REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google