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2 A PARTICIPAÇÃO DO CONSUMIDOR NA NORMALIZAÇÂO
Brasília – DF, 05/12/06

3 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
Entidade privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 1940 Único Foro Nacional de Normalização Membro fundador da ISO, da COPANT e da AMN Único representante do Brasil junto aos foros regionais e internacionais de normalização voluntária

4 Objetivos da ABNT Dotar a sociedade brasileira de um conjunto de normas atualizadas, sendo responsável pelo processo de elaboração de Normas Brasileiras. Promover a adoção e a difusão das normas. Representar o Brasil junto às entidades internacionais e regionais de normalização voluntária. Promover intercâmbio com organizações similares. Certificadora de produtos e sistemas, atuando no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC

5 - 54 COMITÊS BRASILEIROS COMITÊS TÉCNICOS
- 4 ORGANISMOS DE NORMALIZAÇÃO SETORIAL - CEET

6 COMITÊS TÉCNICOS (CB e ONS)
- 01 - Mineração e Metalurgia CB - 15 - Mobiliário CB - 02 - Construção Civil CB - 1 6 - Transportes e Tráfego CB - 03 - Eletricidade CB - 17 - Têxteis CB - 04 - Máquinas e Equipamentos Mecânicos CB - 18 - Cimento, Concreto e Agregados CB - 05 - Automotivo CB - 19 - Refratários CB - 06 - Metrô - Ferroviário CB - 20 - Energia Nuclear CB - 07 - Navios, Embarcações e Tecnologia CB - 21 - Computadores e Processamento de Dados Marítima CB - 08 - Aeronáutica e Espaço CB - 22 - Isolação Térmica e Impermeabilização CB - 09 - Gases Combustíveis CB - 23 - Embalagem e Acondicionamento CB - 10 - Química CB - 24 - Segurança contra Incêndio CB - 11 - Couros e Calçados CB - 25 - Qualidade CB - 12 - Agricultura e Pecuária CB - 26 - Odonto - Médico-Hospitalar CB - 13 - Bebidas CB - 14 - Informação e Documentação

7 COMITÊS TÉCNICOS (CB e ONS)
27 Tecnologia Gráfica CB - 39 - Implementos Rodoviários - CB - 28 - Siderurgia CB - 40 - Acessibilidade CB - 29 Celulose e Papel CB - 41 - Minérios de Ferro CB - 30 Tecnologia Alimentar CB - 42 - Soldagem CB - 31 - Madeira s CB - 43 - Corrosão CB - 32 Equipamentos de Proteção CB - 44 - Cobre Individual CB - 45 Pneus e Aros CB - 33 Joalheria, Gemas, Metais Preciosos CB - 46 Áreas Limpas e Controladas Preciosos e Bijuterias CB - 47 Amianto de Crisotila ONS - 34 - Petróleo CB - 48 Máquinas rodoviárias CB - 35 - Alumínio CB - 49 Óptica e Instrumentos Ópticos CB - 36 Análises Clínicas e Diagnóstico In Vitro CB - 50 Materiais, Equipamentos e Estruturas Offshore para a Indústria do Petróleo e Gás Natural CB - 37 - Vidros Planos CB - 38 Gestão Ambiental ONS - 51 Embalagem e Acondicionamento Plásticos CB - 52 Café

8 COMITÊS TÉCNICOS (CB e ONS)
- 53 Normalização em Metrologia 54 Turismo 55 Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento 56 Carne e do Leite CB- 57 - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ONS 58 - Ensaios Não Destrutivos

9 NORMALIZAÇÃO É O PROCESSO DE ESTABELECER E APLICAR
REGRAS AFIM DE ABORDAR ORDENADAMENTE UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA, PARA O BENEFÍCIO E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS, E , EM PARTICULAR , DE PROMOVER A OTIMIZAÇÃO DA ECONOMIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES FUNCIONAIS E EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA.

10 NÍVEIS DE NORMALIZAÇÃO

11 OBJETIVOS DA NORMALIZAÇÃO
COMUNICAÇÃO SIMPLIFICAÇÃO PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR SEGURANÇA ECONOMIA ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS COMERCIAIS

12 BENEFÍCIOS Informação ao consumidor
Facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico. Reduzir o consumo de materiais. Padronizar equipamentos. Fornecer procedimentos para cálculos e projetos. Aumentar a produtividade. Melhorar a qualidade e controlar processos.

13 Impactos sobre a Economia em Geral
MELHOR QUALIDADE, QUANTIDADE E REGULARIDADE DE PRODUÇÃO CRESCIMENTO DA PRODUTIVIDADE NACIONAL ECONOMIA EQUILÍBRIO ENTRE A OFERTA E A PROCURA COMPETITIVIDADE NO MERCADO NACIONAL REDUÇÃO DE LITÍGIOS

14 ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS DIFERENCIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA DESLEAL
Impactos sobre a Produção ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE REDUÇÃO DE PREÇOS DIFERENCIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA DESLEAL

15 Processo de elaboração de Normas Brasileiras - Fluxo
DEMANDA PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE NORMA CONSULTA NACIONAL ANÁLISE DE VOTOS NÃO SIM OK NORMA

16 COMITÊ DE POLÍTICA DO CONSUMIDOR
COPOLCO COMITÊ DE POLÍTICA DO CONSUMIDOR Representação adequada dos consumidores Foro para a troca de informações Assessorar o Conselho da ISO Propor itens de interesse para a normalização

17 Reuniões Anuais a) O COPOLCO se reúne uma vez por ano para avaliar o trabalho em curso e como está atingindo seus objetivos. b) A representação dos interesses do consumidor nas reuniões do COPOLCO é realizada através de delegações dos Organismos Nacionais de Normalização membros da ISO e pela ligação com a entidade Consumers International (CI). c) Submete um relatório anual ao Conselho de ISO, incluindo seu programa de trabalho, para endosso. Através do Conselho, o COPOLCO manifesta as necessidades e desejos dos consumidores aos membros ou órgãos técnicos da ISO (conforme apropriado), na forma de resoluções, declarações, guias, etc

18 Prioridades do COPOLCO
Segurança de produtos Eletros-domésticos Prevenção de afogamentos Serviços Turismo Serviços financeiros Água e esgoto Questões ambientais Rotulagem ambiental Mudança climática Conservação de energia

19 Prioridades do COPOLCO
Mercado Global Satisfação do cliente Responsabilidade social Bilhetagem de serviços de rede E-commerce e privacidade Idosos e pessoas com incapacidade Segurança contra incêndios Segurança de alimentos Bens de segunda mão Dispositivos contraceptivos Carregadores de baterias/baterias recarregáveis


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