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Grupo 1 Business Plan Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas Bruno Tamazato Fabio Arisa Fernando Carvalho Sidnei Petrin.

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1 Grupo 1 Business Plan Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas Bruno Tamazato Fabio Arisa Fernando Carvalho Sidnei Petrin

2 Welcome to Brasil Suporte aos visitantes dos grandes eventos esportivos no Brasil

3 País desconhecido, visitante perdido Sumário Nos próximos anos teremos os primeiros grandes eventos esportivos no Brasil, que vêm atrelados a mudanças e necessidade de inovação: -Reconhecimento do país -Economia emergente, relativamente estável e com capacidade financeira -Necessidade de segurança para grandes eventos (imagem do país no exterior) -Apoio ao visitante e trabalhador short term que virá ao Brasil 3

4 Proposta Serviço de apoio ao visitante e trabalhador estrangeiro em geral: Compartilhamento de informações Assessoria/treinamento cultural Gestão dos processos envolvidos em uma mudança de país 4 Brasil Mobility

5 5 Know Brasil News & Media About Contact us Login Brasil for you Open knowledge Brasil for workers Premium content Corporate Full relocation service Website

6 A quem vamos atender? 6 AbertoPremium Cias. aéreas Hotéis Restaurantes Lazer Cias. de mudança Serviços tributários Estudo de línguas Estudo cultural Parceiros Trabalhador estrangeiro Visitantes Estudantes Turistas Participantes dos eventos Clientes

7 Qual o benefício e valor proposto? 7 Estratégia de monetização e fidelização Aberto Patrocínios de parceiros Pólo de informações relevantes Aplicativo para smartphones e tablets Premium Terceirização de serviços -Escolas de línguas e cultura -Serviços Tributários -Cias. de mudança e relocation A Brasil Mobility quer quebrar a barreira linguística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil.

8 Hoje vamos falar, resumidamente, sobre: 1. Background – Macroeconomia e Projeções 2. Mercado 3. Estratégia 4. Perfil do Consumidor 5. Posicionamento 6. Serviços Oferecidos 7. Estrutura organizacional Organização; Finanças; Marketing; RH; TI 8

9 Background Macroeconomia e projeções 1

10 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas O que nós temos: Aproximadamente 200 MM de habitantes O Português é a língua falada em todo território Fontes de energia limpas e renováveis (hidráulica, etanol, eólica e solar) Exportador de petróleo (pré-sal) Credor internacional Uma das maiores populações conectadas na internet (aprox. 70 MM) Sistema financeiro e regulatório sofisticados Instituições democráticas fortes e estáveis

11 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas O que nós não temos: Conflitos de fronteira Grandes desastres naturais Conflitos étnicos, raciais ou religiosos

12 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas O que nós ainda temos: Desigualdade social Desafios no sistema educacional Decisões jurídicas lentas Burocracia Altas taxas de juros Alta carga tributária Gaps de infraestrutura Baixa competitividade

13 O PIB Brasil é fundamentado por Serviços Fonte: International Monetary Fund US$ Trilhões PIB % (projeção) 13 Fonte: Relatório Focus BACEN (proj.) PIB % (projeção)

14 Balança de Pagamentos Brasileira 2011 Fonte: Secex/MDIC Exports Imports Destination Origin Asia Europe USA South America Africa Other 30% 31% 22% 21% 10% 15% 13% 9% 5% 7% 20% 17% Asia Europe USA South America Africa Other (US$ 256 Bi) (US$ 226 Bi) 14

15 China EUA Alemanha França Japão Espanha Principais Investidores Em Bilhões US$ Investimentos Diretos Internacionais Em 2011, o Brasil se tornou o 3º no ranking das economias emergentes que recebem o investimento direto externo, depois de China e Índia (fonte Unctad). Investimentos concentrados em TI, saúde, educação, energia, infraestrutura, logística, óleo e gás, mineração, bens de consumo, entre outros. Fonte: Bacen (est) 15

16 16 Quais são as principais oportunidades e desafios?

17 Oportunidade – 20% de investimento estrangeiro

18 PwC Apesar da alta disponibilidade de mão de obra jovem, existe uma grande escassez de profissionais qualificados no Brasil. Segundo estudo Retenção de Talentos 2011, 94% das empresas pretendem manter ou aumentar seu quadro de pessoal nos próximos 12 meses. Oportunidade - Necessidade de talentos FONTE: Tendências do Capital Humano - Retenção de Talentos

19 Desafio - Falta de inovação para geração de riqueza

20 Mercado 2

21 Mercado – impacto dos grandes eventos esportivos 21 Milhões de visitantes chegam ao Brasil O país espera receber 600 mil turistas no mês do evento O Brasil recebe atualmente uma média de 60 mil trabalhadores estrangeiros. - Ministério do Trabalho Falta mão de obra qualificada Necessidade de talentos Revisão nas políticas de contratação e retenção

22 Estratégia 3

23 23 Oportunidades Crescimento do Brasil como um player macroeconômico estável e conseqüente aumento de investimento estrangeiro. Desenvolvimento e investimento no Pré-Sal. Eventos esportivos Internacionais - Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas. Atuação em um nicho de mercado pouco desenvolvido. Necessidade de acomodar profissionais estrangeiros à nossa cultura. Forças Atendimento qualificado, moderação e informação relevante. Know-how específico em plataforma única. Recursos Humanos livre para tratar dos assuntos inerentes à estratégia da empresa. Pacotes atraentes para atendimento a diversos públicos, de maneira personalizada e segura. Ameaças Burocracia da legislação brasileira. Custos para trazer um estrangeiro ao país. Utilizações de soluções caseiras por parte das empresas. Política econômica no Brasil e crise mundial. Atraso nas obras de infra estrutura do país. Fraquezas Busca por profissionais qualificados/habilitados no mercado. Baixa amplitude regional (nos primeiros anos de investimento). Marca recém criada, demora para se estabelecer no mercado

24 Estratégia – Modelo de Negócio 24 Modelo de Análise do Negócio Estrutura de Custos: Funcionários, operação e manutenção do site Fluxos de Receitas: Apoio trabalhista, alocação, treinamento cultural, informações relevantes e segurança Pagamento por cartão de crédito ou paypal. Online. PF e PJ Parceiros Chave: Escolas de línguas e culturais Cias. de Mudança Empresas de serviços tributários Cias. Aéreas Redes de Hotéis Agências de Viagens Aluguel de carro Atividades Chave: Moderação do canal aberto Suporte direto ao usuário premium Contato e relacionamento com parceiros Proposta de Valor: Tranqüilidade, e segurança ao turista, visitante e expatriado Oferecemos pacote premium e apoio ao cliente nas etapas Quebra da barreira lingüística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil, sem custo. Relacionamento com Clientes: Aberto: confiança, moderação e atualização das informações Premium: segurança, tranqüilidade e suporte tempestivo Segmentos de Clientes: Turistas, visitantes, estudantes, participantes dos eventos e trabalhadores em geral Recursos Chave: Website sempre atualizado e moderado. Canal de atendimento 24 horas Canais: Site da empresa Escritórios regionais (premium) Fonte: Business Model Generation – Alexander Osterwalder & Yves Pigneur, 2009

25 Perfil do Consumidor 4

26 Perfil 26 Primário: Trabalhadores que vêm ao Brasil por um tempo curto (entre 1 e 12 meses) Jornalistas Atletas Engenheiros Executivos Secundário: Pessoas interessadas na cultura do Brasil, visitantes, turistas, estudantes, formadores de opinião Durante a Copa 2010, a África do Sul recebeu mais de 500 mil visitantes !

27 Posicionamento Avaliação da concorrência 5

28 Concorrentes diretos e indiretos Empresas de Relocation 28 Websites abertos RH das empresas

29 Posicionamento 29 Premium Commodity Aberto Fechado Websites abertos Empresas de Relocation RH das empresas

30 Serviços oferecidos 6

31 31 Principais noticias O usuário vai ter acesso às noticias de cada cidade. Canal colaborativo Em um ambiente virtual o cliente vai poder inserir, construir e compartilhar informações com outros participantes FAQ Perguntas mais freqüentes Cultura local Acesso às informações, dicas e truques sobre a cultura de cada cidade Guia de sobrevivência Acesso sobre sistema de segurança de cada cidade, lugares mais indicados e não indicados, melhores práticas Apoio trabalhista Apoio na parte de documentação e impostos Treinamento cultural Empresa contratada para fazer o treinamento cultural da cidade que o cliente escolheu para morar Alocação Suporte ao cliente para escolher sua moradia Mudança Terceirização do serviço de mudança internacional Apoio para aquisição de bens e serviços Apoio ao cliente para comprar/alugar veículos, inscrição em escolas, cursos etc. Espaço aberto Espaço premium

32 Nível da oferta vs. expectativa do mercado Exemplo 32

33 Nível da oferta vs. expectativa do mercado 33 Muito Alto Alto Médio Baixo Inexistente Solução Integrada: Mais valor por um custo menor

34 Estrutura Organizacional Organização; Marketing; RH; TI; Finanças 7

35 Mapa Organizacional 35 3 Analistas de programação Terceirização: Helpdesk; Contact Center; Limpeza e Segurança Manutenção de uma estrutura extremamente enxuta, incentivando a gestão cooperativa. Objetivo Presidente Gerente de Marketing Gerente de Operações Gerente Administrativo e Financeiro

36 Tecnologia da Informação O modelo de operação está baseado em 2 pilares Parceiros Quais os benefícios desse modelo? A tecnologia da informação - diferenciação e redução de custos Processos baseados no ciclo de relacionamento com o cliente Construção de uma base de conhecimento segura, rápida e atraente Trabalho com um amplo portfólio de serviços Disponibilização das melhores informações e indicação de empresas especializadas Redução de custo ao manter poucos funcionários diretos

37 Marketing – foco nas interações 37 Parcerias Especialização por tipo de serviço Entrega de valor ao usuário com segurança e custo acessível Ciclo virtuoso por meio de success fee por negócio fechado Patrocinadores e anunciantes Abrangência e diversificação (multi serviços) Apropriação e posicionamento – valor para o patrocinador Interação com o usuário Incentivos aos formadores de opinião e heavy users Efeito de rede e positive feedback – sair na frente Atendimento via website e contact center Acompanhamento e avaliação da satisfação do cliente

38 Recursos Humanos – cultura da empresa 38 A Brasil Mobility quer quebrar a barreira linguística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil. visão estratégica Relacionamentos Foco no cliente Intensidade competitiva

39 TI – Conceitos aplicáveis ao negócio 39 Direcionadores Importância da experiência Cada grupo de clientes paga o que estiver disposto Customização do serviço – preço que captura o maior valor possível A seção aberta é propaganda para a área fechada Fatores chave para o sucesso Potencializar interações na rede: Google, Facebook, LinkedIn Criação da principal comunidade do segmento Agilidade na comunicação e atualização

40 Finanças - proposta 40 Realizar investimentos de forma enxuta Utilizar os recursos minimamente necessários para seu funcionamento Evitar imobilizações Parte das atividades serão terceirizadas (especializações) Foco dos investimentos em sistemas e TI A empresa será lançada em 2 fases, sendo o website, sede e área aberta em 2013, e área premium + filial RJ em 2014

41 Previsão de investimento pré operacional R$ ,00 divididos entre: - Despesas com legalização - Adequação e reformas do prédio - Investimento Piloto em Marketing - Cursos e Treinamentos - Criação do Website - Leasing de Equipamentos Tecnológicos - Montagem da Rede Física de Dados do Escritório 41

42 Tabelas financeiras – Investimentos e recursos 42 Como seremos optantes do SIMPLES Nacional, junto a estimativa de custos de comercialização e impostos, não serão descontados, IRPJ, PIS, COFINS, Contribuição Social, IPI, ICMS e ISS, As contratações serão na forma da CLT mão-de-obra efetiva e os salários inicialmente serão praticados conforme a média aplicada no mercado de trabalho. Fonte: Software – Plano de Negócios SEBRAE

43 Resultados 43 Valores calculados com base na proposta de valor e expectativa do cliente, de acordo com seu perfil 2800 vendas de serviços personalizados automáticos via website (2013/2014) 32 vendas do pacote premium (2014) Patrocínios da área aberta (banners e parceiros) Parcerias na área fechada – participação em contratos de terceiros Fonte: Software – Plano de Negócios SEBRAE

44 Custos fixos operacionais (mensais) 2013 Contabilização total/mês da empresa: R$ ,00 [ 44

45 Viabilidade do negócio – ROI = 13 meses Nota: não foi considerado o reinvestimento em patrimônio líquido para a própria empresa, uma vez que poderá ser gerada essa reserva conforme gestão dos próprios sócios Patrocínios Parcerias 2014

46 Obrigado!


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