A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTOS EXPOSITIVOS E ARGUMENTATIVOS Writing Across The Curriculum Profa. Marcilene Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTOS EXPOSITIVOS E ARGUMENTATIVOS Writing Across The Curriculum Profa. Marcilene Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS EXPOSITIVOS E ARGUMENTATIVOS Writing Across The Curriculum Profa. Marcilene Rodrigues

2 TEXTOS EXPOSITIVOS Basicamente informam. Têm a intenção de dar a conhecer. O autor é imparcial. Objetivos: definir, enumerar, comparar dados, comunicar conhecimentos.

3 Trechos expositivos: Pacientes que seguem uma dieta pobre em gordura têm mais ganhos no humor do que aqueles que seguem uma alimentação com baixa quantidade de carboidratos e o mesmo número de calorias. A pesquisa saiu no Jama. O Brasil foi descoberto no período das Grandes Navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Já em 1492, poucos anos antes, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegara à América, o que ampliou as expectativas dos exploradores.

4 TEXTOS ARGUMENTATIVOS O autor, além de informar, tece comentários, faz avaliações fundamentadas. Visa provar ou negar determinado ponto de vista. Pressupõe envolvimento intelectualizado do autor. Engajamento ideológico e opinião pessoal aparecem.

5 Trechos argumentativos Depois de registrar no currículo fitas adoráveis como Toy Story, (Procurando Nemo e Ratatouille), a Pixar marca mais um golaço no terreno da animação. É curioso notar que, a cada trabalho, o estúdio traz renovações na técnica e depura seus roteiros bastante originais. A empreitada aqui poderia não dar certo: os dois protagonistas, um velhinho rabugento e um garotinho mala sem alça, são a principio enjeitados e nada fofos. Mas o diretor do igualmente fascinante Monstros S.A. consegue combinar, com ótimo faro, humor delicioso, aventura empolgante, drama comovente e fantasia surreal.

6 TEXTO EXPOSITIVO- ARGUMENTATIVO TEXTO DE OPINIÃO: geralmente não são escritos na primeira pessoa, exigem que o autor tome uma posição em relação ao tema que vai desenvolver, que considere o ponto de vista do interlocutor para antecipar a refutação de seus argumentos, selecione provas ou argumentos (de autoridade, de comparação, de causa e efeito, exemplificação) que sustentem seu ponto de vista e, enfim, que na finalização, seja reforçada a posição inicial do autor, sem contradição.


Carregar ppt "TEXTOS EXPOSITIVOS E ARGUMENTATIVOS Writing Across The Curriculum Profa. Marcilene Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google