A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI ESCOLA INCLUSIVA – UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO CURSO CUIDAR E EDUCAR: PAPEL DE QUEM?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI ESCOLA INCLUSIVA – UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO CURSO CUIDAR E EDUCAR: PAPEL DE QUEM?"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI ESCOLA INCLUSIVA – UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO CURSO CUIDAR E EDUCAR: PAPEL DE QUEM?

2 PAUTA: Apresentação; Dinâmica do barbante; Escola Inclusiva; Vídeo: Inclui; Um olhar para a família; Avaliação.

3 ESCOLA INCLUSIVA Movimento da Escola: Exigência de educar todos os alunos na mesma escola. Reforma do conjunto do Sistema Educacional. Compromisso: garantir qualidade para todos e realizar as transformações necessárias.

4 CONDIÇÕES PARA INCLUSÃO

5 1-Transformação do Currículo Aberto a diversidade. Todos devem aprender quem são os outros e que deve ter sensibilidade para respeitar as diferenças.

6 2- Modificação da Cultura e da Organização: Valores. Normas. Modelos de Aprendizagem. Atitudes. Relações interpessoais. Expectativas Mútuas. Participação de Pais.

7 3- Compromisso com a Mudança: Deve partir de sua própria cultura. É possível nas condições reais da escola. Mudanças duradouras Gera tensão.

8 Que entendemos por escolas inclusivas? Aquela na qual o ensino e a aprendizagem, as atividades e o bem-estar de todos os educandos são considerados igualmente importantes. Todos são reconhecidos em sua individualidade e apoiados na sua aprendizagem. É necess á rio que o princ í pio da inclusão permeie todos os âmbitos da vida escolar.

9 Condições que favoreçam a inclusão escolar Utilizar as práticas e os conhecimentos usuais como pontos de partida para o aperfeiçoamento educacional. Contemplar as diferenças como oportunidades de aprendizagem e não como problemas a solucionar. Analisar os obstáculos que se antepõem à participação dos alunos.

10 Cultura Escolar Inclusiva Inclui os vínculos estabelecidos na instituição escolar, as normas que afetam a comunidade escolar, os processos de ensino e aprendizagem, os sistemas de comunicação e o tipo de colaboração entre os membros da escola e o grupo da sala de aula.

11 Quando os membros de uma escola conseguem avançar na direção de práticas mais inclusivas, esses progressos costumam ter uma influência geral na maneira como são percebidos e na forma de valorização do trabalho.

12 Parceria com a família Expectativas X Realidade; Sentimentos conflitantes; Dinâmica familiar; Parceria com a família real e não a ideal;


Carregar ppt "Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI ESCOLA INCLUSIVA – UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO CURSO CUIDAR E EDUCAR: PAPEL DE QUEM?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google