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Renascimento Científico e Cultural. RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades.

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1 Renascimento Científico e Cultural

2 RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. FATORES: A expansão marítima e o renascimento comercial; Influência da civilização bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana), graças à preservação pelos mosteiros medievais; A ascensão sócio-econômica da burguesia; A invenção da imprensa etc.

3 Até a invenção da imprensa (século XV), os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.

4 Em 1428, Gutenberg, em Estrasburgo (França), procedeu às primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis e onde deu a conhecer a sua ideia. Nesta cidade terá, provavelmente, em 1442, impresso o primeiro exemplar na sua prensa original – um pedaço de papel, com onze linhas.

5 CARACTERÍSTICAS: Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião etc. Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval. Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição. Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas). Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes(detalhes anatômicos). Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu. Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito etc.

6 Gravura do alemão Durer. Aqui, Jesus Cristo está pensativo e melancólico. O gosto pelo corpo e a humanização de Deus são típicos do Renascimento, mas o estilo alemão é bem diferente do italiano.

7 Compare estas duas ilustrações italianas. A da esquerda é medieval (século XIV) e a da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (século XV). Na pintura medieval, as três moças são praticamente idênticas, até mesmo na postura (louras, mão direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenças individuais (cada moça tem suas próprias características). Note a importância dada ao corpo humano: rígido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista. As três graças

8 Esta pintura aqui representada é uma pintura renascentista porque: representa perfeitamente a terceira dimensão das personagens, naturalismo representação das coisas tal como são da parte superior do homem e da paisagem (árvores) por traz das figuras, a perspectiva que dá ideia da terceira dimensão e o volume que nos permite ver o sombreado nas vestes e nos rostos. Hieronymus Bosch As tentações de Santo Antão

9 Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

10 ANALOGIA ENTRE O HOMEM MEDIEVAL E O RENASCENTISTA: (MODERNO) Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.

11 FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO: Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

12 PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA: Nicolau Maquiavel – O Príncipe Giovanni Boccaccio – O Decameron Dante Alighieri – A Divina Comédia Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia. Michelangelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera Rafael Sânzio – Diversas Madonas

13 Lourenço de Médici Nicolau Maquiavel, autor de O príncipe Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

14 Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

15 Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

16 Michelangelo trabalhou durante quatro anos na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, onde concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. A cena mais representativa é a da criação do homem, em que Deus estende a mão para tocar a de Adão.

17 Ao morrer, com aproximadamente 67 anos, Leonardo da Vinci deixou cerca de quatro mil páginas, com desenhos, anotações, projetos de máquinas e tratados científicos. Entre seus projetos, encontramos máquinas voadoras, máquinas de guerra (capazes de lançar bombas à distância), máquinas têxteis, esboços precisos de músculos, de nervos e do cérebro humano. Ao lado, uma das páginas deixadas por Da Vinci, na qual se pode ver o projeto de um laminador movido por roda hidráulica.

18 A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.

19 A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA: As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo França Michel de Montaigne: Ensaios críticos François Rabelais: Gargântua e Pantagruel Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote

20 Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha) Países Baixos – Erasmo de Rotterdam: Elogio da Loucura Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas

21 PRINCIPAIS EXPOENTES DO RENASCIMENTO CIENTÍFICO: Nicolau Copérnico: Teoria heliocêntrica Galileu Galilei: Telescópio (considerado pai da Física moderna) Miguel Servet e William Harvey: estudos acerca da circulação sanguínea, dissecando corpos.


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