A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renascimento Científico e Cultural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renascimento Científico e Cultural"— Transcrição da apresentação:

1 Renascimento Científico e Cultural

2 RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. FATORES: A expansão marítima e o renascimento comercial; Influência da civilização bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana), graças à preservação pelos mosteiros medievais; A ascensão sócio-econômica da burguesia; A invenção da imprensa etc.

3 Até a invenção da imprensa (século XV), os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.

4 Em 1428, Gutenberg, em Estrasburgo (França), procedeu às primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis e onde deu a conhecer a sua ideia. Nesta cidade terá, provavelmente, em 1442, impresso o primeiro exemplar na sua prensa original – um pedaço de papel, com onze linhas.

5 CARACTERÍSTICAS: Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião etc. Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval. Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição. Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas). Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes(detalhes anatômicos). Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu. Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito etc.

6 Gravura do alemão Durer
Gravura do alemão Durer. Aqui, Jesus Cristo está pensativo e melancólico. O gosto pelo corpo e a humanização de Deus são típicos do Renascimento, mas o estilo alemão é bem diferente do italiano.

7 As três graças Compare estas duas ilustrações italianas. A da esquerda é medieval (século XIV) e a da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (século XV). Na pintura medieval, as três moças são praticamente idênticas, até mesmo na postura (louras, mão direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenças individuais (cada moça tem suas próprias características). Note a importância dada ao corpo humano: rígido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista.

8 Esta pintura aqui representada é uma pintura renascentista porque: representa perfeitamente a terceira dimensão das personagens, naturalismo representação das coisas tal como são da parte superior do homem e da paisagem (árvores) por traz das figuras, a perspectiva que dá ideia da terceira dimensão e o volume que nos permite ver o sombreado nas vestes e nos rostos. Hieronymus Bosch As tentações de Santo Antão

9 Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

10 ANALOGIA ENTRE O HOMEM MEDIEVAL E O RENASCENTISTA: (MODERNO)
Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.

11 FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO:
Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

12 PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA:
Nicolau Maquiavel – O Príncipe Giovanni Boccaccio – O Decameron Dante Alighieri – A Divina Comédia Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia. Michelangelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera Rafael Sânzio – Diversas Madonas

13 Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
Nicolau Maquiavel, autor de O príncipe Lourenço de Médici Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

14 Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria
Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

15 Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

16 Michelangelo trabalhou durante quatro anos na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, onde concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. A cena mais representativa é a da criação do homem, em que Deus estende a mão para tocar a de Adão.

17 Ao morrer, com aproximadamente 67 anos, Leonardo da Vinci deixou cerca de
quatro mil páginas, com desenhos, anotações, projetos de máquinas e tratados científicos. Entre seus projetos, encontramos máquinas voadoras, máquinas de guerra (capazes de lançar bombas à distância), máquinas têxteis, esboços precisos de músculos, de nervos e do cérebro humano. Ao lado, uma das páginas deixadas por Da Vinci, na qual se pode ver o projeto de um laminador movido por roda hidráulica.

18 A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.

19 A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA:
Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel” Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote

20 Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha)
Países Baixos – Erasmo de Rotterdam: Elogio da Loucura Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas

21 PRINCIPAIS EXPOENTES DO RENASCIMENTO CIENTÍFICO:
Nicolau Copérnico: Teoria heliocêntrica Galileu Galilei: Telescópio (considerado “pai da Física moderna”) Miguel Servet e William Harvey: estudos acerca da circulação sanguínea, dissecando corpos.


Carregar ppt "Renascimento Científico e Cultural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google