A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Queda do preço do açucar e do fumo, devido às novas concorrências. Gastos luxuosos da Coroa. Acordos e Disputas: União Ibérica : 1580 a 1640 Inglaterra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Queda do preço do açucar e do fumo, devido às novas concorrências. Gastos luxuosos da Coroa. Acordos e Disputas: União Ibérica : 1580 a 1640 Inglaterra."— Transcrição da apresentação:

1 Queda do preço do açucar e do fumo, devido às novas concorrências. Gastos luxuosos da Coroa. Acordos e Disputas: União Ibérica : 1580 a 1640 Inglaterra e Holanda X Portugal e Espanha Portugal assina acordo com Inglaterra, devido a intervenção inglesa na luta cotra os holandeses. Livre acesso a navios ingleses na colônia lusitana- Ingleses negociam diretamente com os comerciantes da colônia.

2 Conselho Ultramarino, 1642, ampliação do controle sobre os domínios colôniais. Causa insatisfação dos colonos. Companhia Geral do Comércio do Brasil, momopólio entre o Rio Grande do Norte e o sul da Colônia. Companhia do Comércio do Estado do Maranhão, monopólio do comércio do restante da Colônia. Fim da Autonomia das Câmaras Municipais, passaram a ser dirigidas pelos agentes do Rei.

3 As novas condições de vida e restrições de negociação deixaram a população colonial insatisfeita. A insatisfação popular era de norte a sul do país. A REVOLTA NATIVISTAS Séc. XVII – XVIII Sem propostas de independência Eletistas Localistas

4 Latifundiários x Jesuítas Buscavam o direito de escravizar os indígena, combatida pelos jesuítas em Companhia do Comércio do Maranhão fornecimento de escravos + monopólio de produtos como: bacalhau, trigo e vinho. (Alta dos preços) Descontentamento das elites locais, buscavam eliminar a Companhia do Comércio do Maranhão.

5 Líderes enforcados Jesuítas retornam ao Maranhão Extinção da Companhia de Comércio do Maranhão

6 Olinda x Recife Comerciantes portugueses Latifundiários Motivo da Revolta: Recife obtém autonomia e Olinda não aceita Recife confirma sua autonomia e torna-se capital


Carregar ppt "Queda do preço do açucar e do fumo, devido às novas concorrências. Gastos luxuosos da Coroa. Acordos e Disputas: União Ibérica : 1580 a 1640 Inglaterra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google