A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Começando bem e terminando melhor a graduação: Dicas e Reflexões Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Começando bem e terminando melhor a graduação: Dicas e Reflexões Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Começando bem e terminando melhor a graduação: Dicas e Reflexões Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino/Bolsistas PECEGE/FEALQ Aula Introdutória Fevereiro, 2009

2 O que você quer ser quando crescer? (três histórias introdutórias) O que você quer ser quando crescer? (três histórias introdutórias) A universidade é a travessia da minoridade (adolescência) para a maturidade. A universidade é a travessia da minoridade (adolescência) para a maturidade.Adolescência: a. Indivíduos entre 10 e 20 anos (O.M.S.) b. No Direito, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, inicia aos 12 e termina aos 18 anos.

3 Minoridade: Estado de uma pessoa que, devido a sua pouca idade, não é tratado pela lei como responsável pelos seus atos ou plenamente capaz. Adolescência: travessia da minoridade para a: Maioridade: Idade em que, segundo a lei, se entra no gozo de todos os direitos civis. Estado da pessoa que, em virtude da idade, adquiriu plena capacidade civil, podendo dirigir sua pessoa e administrar livremente seus bens. Em síntese: é responsável por seus atos e condutas. Portanto, todo cuidado é pouco. Lembre sempre: sairá da ESALQ na maioridade.

4 A adolescência é um momento de sonhos, esperanças e mudanças nas quais a PREVENÇÃO é fundamental. É preciso uma proposta coletiva de acolhimentos pois a família e a escola já não bastam (A.B. Takioti, HC/S. Paulo). Por um lado existem riscos e, por outro, toda uma proposta de CONSTRUÇÃO do sujeito definitivo a partir da adolescência (M.I. Saito, FM/USP). Nesta TRAVESSIA, este é o papel do EDUCADOR universitário, missão do Mestre Orientador e não do Professor Ensinador.

5 1ª dica: Não caia nessa: faça isso e não se preocupe, pois nunca deu em nada. Você pode se machucar e manchar seu histórico escolar. Como explicar casos de advertência, suspensão (ambos com registro no histórico escolar) e mesmo expulsão (a bem da educação e do serviço público) Cuidado também com aquela história do jogador no futebol que ao ser expulso faz tudo para levar um outro com ele, estimulando ou provocando-o à rebeldia e a indisciplina. Quem não ouve cuidado, escuta coitado

6 Adentrando em sua nova casa: Seja bem-vindo (benvindo na nova ortografia), mas limpe os pés. Educação e respeito para com os recursos públicos Educação e respeito para com os recursos públicos Reflexão da máxima da Ciência do Direito: Antes de exigir seus direitos, verifique se cumpriu a risca com seus deveres e obrigações. Jamais se esqueça: Você está sendo aceito e adentrando uma nova casa (ESALQ). É caso, então, de perguntar: Quais são as regras e normas para esta aceitação e acolhimento? E não, o contrário: eu faço o que bem entendo, eu faço e desfaço. Se este for seu lema, dançará dentro em pouco, ficará marcado, pegue sua mala e tchau. Reflexão da máxima da Ciência do Direito: Antes de exigir seus direitos, verifique se cumpriu a risca com seus deveres e obrigações. Jamais se esqueça: Você está sendo aceito e adentrando uma nova casa (ESALQ). É caso, então, de perguntar: Quais são as regras e normas para esta aceitação e acolhimento? E não, o contrário: eu faço o que bem entendo, eu faço e desfaço. Se este for seu lema, dançará dentro em pouco, ficará marcado, pegue sua mala e tchau.

7 Toda organização social se pauta por leis, normas, estatutos, regimentos etc. Vive uma realidade objetiva (Missão, objetivos, metas, visão, foco) que defronta com percepções subjetivas (pessoas). Só que esta realidade objetiva é impessoal, lastreada em seus elementos de planejamento e manutenção: missão, objetivos e metas. Caso contrário, vira uma Torre de Babel. Portanto, de saída, conheça as regras e as pratique. Toda organização social se pauta por leis, normas, estatutos, regimentos etc. Vive uma realidade objetiva (Missão, objetivos, metas, visão, foco) que defronta com percepções subjetivas (pessoas). Só que esta realidade objetiva é impessoal, lastreada em seus elementos de planejamento e manutenção: missão, objetivos e metas. Caso contrário, vira uma Torre de Babel. Portanto, de saída, conheça as regras e as pratique. Ademais, você é um simples passageiro nesta casa secular. Na sua despedida, deixe uma boa marca. É preciso impor seu bom caráter e, em seu entorno comunitário, saber expor com beleza, dignidade e respeito (E.M.Neves). Neste caso, você é um cidadão, você é um vencedor. Respeitará o bem público pois, gratuitamente, a sociedade o manterá no seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Você se torna um Filho DE Luiz de Queiroz e não apenas um Filho DA Luiz de Queiroz. Ademais, você é um simples passageiro nesta casa secular. Na sua despedida, deixe uma boa marca. É preciso impor seu bom caráter e, em seu entorno comunitário, saber expor com beleza, dignidade e respeito (E.M.Neves). Neste caso, você é um cidadão, você é um vencedor. Respeitará o bem público pois, gratuitamente, a sociedade o manterá no seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Você se torna um Filho DE Luiz de Queiroz e não apenas um Filho DA Luiz de Queiroz.

8 Reflexões soltas e interpretações específicas Sobre estratégia acadêmicas: First come, first served First come, first served Deus ajuda quem cedo madruga Deus ajuda quem cedo madruga Desperta! Fique atento! Pois pode acontecer que a hora que acordar, a vaca foi embora (antecipação da matéria e acompanhamento cotidiano). Explicando e entendendo a Linha do tempo dos estresses Desperta! Fique atento! Pois pode acontecer que a hora que acordar, a vaca foi embora (antecipação da matéria e acompanhamento cotidiano). Explicando e entendendo a Linha do tempo dos estresses Aprender e apreender são sinônimos? Aprender e apreender são sinônimos? Profissionais migratórios e os específicos. Profissionais migratórios e os específicos.

9 Sobre o Conhecimento: A informação e o conhecimento são as ferramentas do poder (Bill Gates) A informação e o conhecimento são as ferramentas do poder (Bill Gates) Quem sabe faz a hora não espera acontecer (G.Vandré) Quem sabe faz a hora não espera acontecer (G.Vandré) Só é útil o conhecimento que nos torna melhores (Sócrates) Só é útil o conhecimento que nos torna melhores (Sócrates) Só planeja bem aquele que bem conhece (E. M. Neves) Só planeja bem aquele que bem conhece (E. M. Neves) A única segurança que o ser humano pode ter na vida é a sua reserva de conhecimento (H. Ford) A única segurança que o ser humano pode ter na vida é a sua reserva de conhecimento (H. Ford) Reflexões soltas e interpretações específicas

10 Ainda sobre o conhecimento: Quatro coisas que não voltam atrás: A palavra proferida, a flecha lançada, a oportunidade perdida e o tempo passado. Quatro coisas que não voltam atrás: A palavra proferida, a flecha lançada, a oportunidade perdida e o tempo passado. Correndo atrás do conhecimento vocacionado, se espelhe na máxima de um herói infantil (Discovery Kids): Insistir, resistir, jamais desistir Correndo atrás do conhecimento vocacionado, se espelhe na máxima de um herói infantil (Discovery Kids): Insistir, resistir, jamais desistir Elegância, sempre; arrogância, jamais Elegância, sempre; arrogância, jamais Reflexões soltas e interpretações específicas

11 Reflexões e Divagações sobre: Engenharia Agronômica x cursos disciplinares (casos da família) Engenharia Agronômica x cursos disciplinares (casos da família) Conhecendo e percebendo a ESALQ: Um ambiente multicultural. Conhecendo e percebendo a ESALQ: Um ambiente multicultural. A lógica dos 3 sensos (bom senso, consenso e dissenso) A lógica dos 3 sensos (bom senso, consenso e dissenso) Leitura: Jamais faça algo.... A linha da racionalidade. Leitura: Jamais faça algo.... A linha da racionalidade. A verdade é uma só; a verdade, não é uma só (D.Piza) A verdade é uma só; a verdade, não é uma só (D.Piza) Quem é o mais jovem? Quem é o mais bonito? Quem é o mais feliz? Quem é o mais jovem? Quem é o mais bonito? Quem é o mais feliz?

12 Regras de relacionamento: 5 Cos (convivência, conveniência, convergência, conivência e coexistência pacífica). Um exemplo: minha vida na republica. Regras de relacionamento: 5 Cos (convivência, conveniência, convergência, conivência e coexistência pacífica). Um exemplo: minha vida na republica. Nestas regras, atentar para: Por ser uma universidade pública mantida pela sociedade (através de recolhimento de impostos) todos os alunos são iguais, independente da classe social, cor, raça, sexo etc. Desta forma, atitudes de preconceito, discriminação e segregação devem ser abolidas e rechaçadas, inclusive certos comportamentos comuns no ensino fundamental e médio, em escolas particulares e públicas, com extensões à Universidade como o bullying. Nestas regras, atentar para: Por ser uma universidade pública mantida pela sociedade (através de recolhimento de impostos) todos os alunos são iguais, independente da classe social, cor, raça, sexo etc. Desta forma, atitudes de preconceito, discriminação e segregação devem ser abolidas e rechaçadas, inclusive certos comportamentos comuns no ensino fundamental e médio, em escolas particulares e públicas, com extensões à Universidade como o bullying. Reflexões e Divagações sobre:

13 Bullying: comportamento extremamente agressivo de grupos de alunos em relação a um determinado colega da classe ou da escola. Envolve agressões verbais, emocionais e físicas como socos, pontapés, ameaças, enfim, um comportamento violento e inaceitável dentro de escolas. Manifesta-se, também, via preconceito, discriminação ou segregação. Esse comportamento agressivo geralmente é liderado por um dos alunos e os outros seguem suas ordens, isolando algum colega, ameaçando-o, hostilizando-o publicamente e chegando mesmo a agressões físicas dentro da escola. O líder, geralmente um aluno problemático, induz outros, que até mesmo por medo de represália e de não serem mais aceitos pelo grupo, obedecem e hostilizam algum colega...este acaba não querendo mais ir à escola, abandonando-a e apresentando problemas emocionais também sérios. ( PedagogaV.V.Victória ). Bullying, não; companheirismo, sim. Reflexões e Divagações sobre:

14 Reflexões sobre a vida universitária Mens sana in corpore sano. A vida universitária, esta passagem da adolescência a maioridade, é bela; quanto mais saudável, tanto melhor. Se é assim, porque, mais a frente, entre vocês, na Universidade existirá aqueles que querem transformar sua vida em um gueto. Reaja enquanto é tempo. Busque aconselhamento e orientação (E.M.Neves). Mens sana in corpore sano. A vida universitária, esta passagem da adolescência a maioridade, é bela; quanto mais saudável, tanto melhor. Se é assim, porque, mais a frente, entre vocês, na Universidade existirá aqueles que querem transformar sua vida em um gueto. Reaja enquanto é tempo. Busque aconselhamento e orientação (E.M.Neves).

15 Lá na frente, não chore o leite derramado, depois que você chutou o balde. Chorar e lamentar que seu colega teve mais sorte na profissão e na vida, vai uma dica: Sorte e oportunidade, geralmente estão juntas e de braços dados e quase sempre (para não dizer sempre) aparecem para quem está com as mangas arregaçadas, lutando. Jamais para o folgado, o braço curto, o absenteísta, o indisciplinado, o que vive sempre em férias. Para este último, pouco adianta o estar no local certo e hora certa, já que nada acontecerá pois estará longe, no pleno gozo do ócio (E.M.Neves). É dar sentido a Quem tem competência se estabelece: quem não tem, bate palmas... sem inveja, para quem merece. Lá na frente, não chore o leite derramado, depois que você chutou o balde. Chorar e lamentar que seu colega teve mais sorte na profissão e na vida, vai uma dica: Sorte e oportunidade, geralmente estão juntas e de braços dados e quase sempre (para não dizer sempre) aparecem para quem está com as mangas arregaçadas, lutando. Jamais para o folgado, o braço curto, o absenteísta, o indisciplinado, o que vive sempre em férias. Para este último, pouco adianta o estar no local certo e hora certa, já que nada acontecerá pois estará longe, no pleno gozo do ócio (E.M.Neves). É dar sentido a Quem tem competência se estabelece: quem não tem, bate palmas... sem inveja, para quem merece. Reflexões sobre a vida universitária

16 Como educador é dolorido ver entre alguns de vocês a passividade, o senso de derrota, a excessiva autopiedade, talvez por ter sido muito mimado e protegido. Reaja! Na primeira dificuldade acredite em você, vá a luta sem esmorecer. Agindo como perdedor, vejo em você, jovem bem mamado(a), bem sarado(a), alguém sem resiliência (será discutido mais a frente), sem atitude, desmotivado e vencido. Só se escolheu a profissão errada: então, está no lugar errado. Exercite um releitura de sua vida. Como educador é dolorido ver entre alguns de vocês a passividade, o senso de derrota, a excessiva autopiedade, talvez por ter sido muito mimado e protegido. Reaja! Na primeira dificuldade acredite em você, vá a luta sem esmorecer. Agindo como perdedor, vejo em você, jovem bem mamado(a), bem sarado(a), alguém sem resiliência (será discutido mais a frente), sem atitude, desmotivado e vencido. Só se escolheu a profissão errada: então, está no lugar errado. Exercite um releitura de sua vida. Se a máxima da terapia ocupacional diz "A ocupação é o melhor remédio (médico) da natureza" imagine uma ocupação vocacionada e motivada? Quem segura esta juventude que fará da motivação uma rotina? Saia de baixo ou da frente, pois este jovem vem atropelando. Se a máxima da terapia ocupacional diz "A ocupação é o melhor remédio (médico) da natureza" imagine uma ocupação vocacionada e motivada? Quem segura esta juventude que fará da motivação uma rotina? Saia de baixo ou da frente, pois este jovem vem atropelando. Reflexões sobre a vida universitária

17 Complementando nossa opinião Como docente da ESALQ (desde 1974), cansei de atender e receber alunos reclamando da falta de tempo para tantas atividades acadêmicas em seu cotidiano levando-o a ficar estressado e ansioso por demais. Como docente da ESALQ (desde 1974), cansei de atender e receber alunos reclamando da falta de tempo para tantas atividades acadêmicas em seu cotidiano levando-o a ficar estressado e ansioso por demais. O que muitos jamais sentiram ou refletiram é sobre sua vida desorganizada, sem planejamento e orientação. O que muitos jamais sentiram ou refletiram é sobre sua vida desorganizada, sem planejamento e orientação. Alguns, inclusive, procrastinadores contumazes. diversos sem agenda e outros com uma agenda sem definição de prioridades semanais ou sem saber estabelecer as atividades importantes em primeiro lugar. Alguns, inclusive, procrastinadores contumazes. diversos sem agenda e outros com uma agenda sem definição de prioridades semanais ou sem saber estabelecer as atividades importantes em primeiro lugar.

18 Uma pena pois na sua juventude perdeu tempos preciosos para sua construção emocional e intelectual. Uma pena pois na sua juventude perdeu tempos preciosos para sua construção emocional e intelectual. Para vocês que estão começando agora a vida universitária uma orientação como ponto de partida: organização, disciplina e forte envolvimento e comprometimento com seus compromissos prioritários. Para vocês que estão começando agora a vida universitária uma orientação como ponto de partida: organização, disciplina e forte envolvimento e comprometimento com seus compromissos prioritários. Estabeleça prioridades educacionais. Vá em frente. Persiga-as. Pense sobre: A diferença entre querer e desejar é que querer é mais objetivo, mais forte e cria a força que move tudo. Deixe que o seu poder se instale e viva cada dia com sabedoria, administrando racionalmente seu tempo. Estabeleça prioridades educacionais. Vá em frente. Persiga-as. Pense sobre: A diferença entre querer e desejar é que querer é mais objetivo, mais forte e cria a força que move tudo. Deixe que o seu poder se instale e viva cada dia com sabedoria, administrando racionalmente seu tempo. Complementando nossa opinião

19 Opinião da Executive and Personal Coach Renata Passos- Command Coaching Administração do tempo e estratégia: Cada semestre na ESALQ, estabeleça antes seus objetivos e metas. Cada semestre na ESALQ, estabeleça antes seus objetivos e metas. Cursos de graduação, empresas e carreiras não aceitam negligências ou omissões. Cursos de graduação, empresas e carreiras não aceitam negligências ou omissões. Qualquer resultado é uma soma de objetivos, estratégia e operação (ação). Qualquer resultado é uma soma de objetivos, estratégia e operação (ação). Ter qualidade de vida exige planejamento, competência, foco e prioridade. Ter qualidade de vida exige planejamento, competência, foco e prioridade. Em qualquer planejamento, antes de qualquer mudança, MUDE a única coisa que você tem o comando: VOCÊ! Em qualquer planejamento, antes de qualquer mudança, MUDE a única coisa que você tem o comando: VOCÊ!

20 A fórmula de todas as pessoas de sucesso é ter objetivos claros, organização, disciplina e muita ação. A fórmula de todas as pessoas de sucesso é ter objetivos claros, organização, disciplina e muita ação. É dominar o seu tempo. É você fazendo as escolhas e não as escolhas elegendo você. É dominar o seu tempo. É você fazendo as escolhas e não as escolhas elegendo você. Trabalhe de forma inteligente. Descubra o que você quer na ESALQ e força, energia e motivação para alcançar seus objetivos e comprometimento e foco para alcançar os resultados esperados. Trabalhe de forma inteligente. Descubra o que você quer na ESALQ e força, energia e motivação para alcançar seus objetivos e comprometimento e foco para alcançar os resultados esperados. Opinião da Executive and Personal Coach Renata Passos- Command Coaching

21 Reflexão Pessoal Sou grato, em primeiro lugar, a sociedade paulista e logo depois, à sociedade brasileira pelas facilidades e oportunidades oferecidas ao longo de minha vida acadêmica e como docente universitário. Tudo recebi dessa sociedade para que pudesse chegar onde cheguei (Prof. Titular, salários, bolsas de estudo, proteção médica e hospitalar, mestrado, doutorado, pós- doutorado nos EUA, concursos, etc). Desta forma, a minha retribuição é compensar os esforços sociais (via recolhimento de impostos e tributos para manutenção de uma educação pública de excelência) através de um comportamento cidadão e atitudes que justifiquem a confiança depositada pela sociedade paulista em minhas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

22 Desde 09/02/2001, quando completei 35 anos de atividades, e, em 23/08/2001, ao chegar aos 60 anos com as benesses da aposentadoria com todos os direitos garantidos (salário integral), entendi que minha permanência como um educador seria a forma (muito pouco, por sinal) de retribuir tudo que a sociedade paulista, e também a brasileira, me proporcionou. Desde 09/02/2001, quando completei 35 anos de atividades, e, em 23/08/2001, ao chegar aos 60 anos com as benesses da aposentadoria com todos os direitos garantidos (salário integral), entendi que minha permanência como um educador seria a forma (muito pouco, por sinal) de retribuir tudo que a sociedade paulista, e também a brasileira, me proporcionou. Saibam, portanto, que ao adentrar os portões da ESALQ, vocês me verão como um cidadão, com comportamento e atitudes que não me envergonhem como educador e como um servidor da sociedade paulista. Saibam, portanto, que ao adentrar os portões da ESALQ, vocês me verão como um cidadão, com comportamento e atitudes que não me envergonhem como educador e como um servidor da sociedade paulista. Reflexão Pessoal

23 E, o que esperar de você, jovem ingressante, um privilegiado e superprotegido pela sociedade paulista? E, o que esperar de você, jovem ingressante, um privilegiado e superprotegido pela sociedade paulista? Que seja apenas um(a) cidadão(ã) com atitudes dignas e comportamento exemplar que justifiquem a bolsa de estudo (formação gratuita) e subsídios que estarão recebendo ao longo de sua jornada universitária pagos pela sociedade. Se esforce para tal. Jamais esqueça: Pessoa educada é grata; pessoa grata, é sempre educada (E.M.Neves) Que seja apenas um(a) cidadão(ã) com atitudes dignas e comportamento exemplar que justifiquem a bolsa de estudo (formação gratuita) e subsídios que estarão recebendo ao longo de sua jornada universitária pagos pela sociedade. Se esforce para tal. Jamais esqueça: Pessoa educada é grata; pessoa grata, é sempre educada (E.M.Neves) Reflexão Pessoal

24 Acreditamos que estas dicas e reflexões iniciais possam dar a você, jovem ingressante, algumas direções e orientações para esta nova jornada, importante para o resto de sua vida. É a passagem da adolescência à maioridade, fundamental na constituição de sua futura família e de sua vida profissional. Acreditamos que estas dicas e reflexões iniciais possam dar a você, jovem ingressante, algumas direções e orientações para esta nova jornada, importante para o resto de sua vida. É a passagem da adolescência à maioridade, fundamental na constituição de sua futura família e de sua vida profissional. Não paramos por aqui. Nestes meses iniciais de sua vida universitária, vamos dedicar mais reflexões e orientações na direção de duas vertentes: administração do tempo (e de sua vida) universitário e estratégias acadêmicas, que se interligam mais a frente. Não paramos por aqui. Nestes meses iniciais de sua vida universitária, vamos dedicar mais reflexões e orientações na direção de duas vertentes: administração do tempo (e de sua vida) universitário e estratégias acadêmicas, que se interligam mais a frente.

25 Obrigado!


Carregar ppt "Começando bem e terminando melhor a graduação: Dicas e Reflexões Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google