A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO LINCENCIATURA EM GESTÃO Sociologia Estudo de caso: Associação Comercial e Industrial de Vila Real.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO LINCENCIATURA EM GESTÃO Sociologia Estudo de caso: Associação Comercial e Industrial de Vila Real."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO LINCENCIATURA EM GESTÃO Sociologia Estudo de caso: Associação Comercial e Industrial de Vila Real

2 O que é uma associação? Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objectivo comum O que é o associativismo? O associativismo, enquanto forma de organização social, caracteriza-se pelo seu carácter, normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas.

3 Existem vários tipos de associações, tais como: ONGs As ONGs são organizações sem fins lucrativos, não carecem de qualquer apoio por parte do Estado. Estas pertencem ao terceiro sector de actividade e são consideradas como associações. A principal função é, num termo geral, modificar determinados aspectos da sociedade. OSCIPs A OSCIP é uma organização da sociedade civil que, em parceria com o poder público, utilizará também recursos públicos para suas finalidades, dividindo dessa forma o encargo administrativo e de prestação de contas. E tem o mesmo objectivo das ONGs.

4 A ACIVR: A ACIVR, é uma associação empresarial sem fins lucrativos, com personalidade jurídica. A ACIVR, segue a orientação da Associação Empresarial de Portugal ( AEP ), seguindo a sua máxima, Defender os interesses das empresas e oferecer serviços que potenciam a sua competitividade.

5 A nossa associação é ACIVR. Historia A associação comercial e industrial de vila real, foi fundada 10 de Janeiro de A partir de 30 de Abril de 1940, por força da estruturação sócio politica da época, a associação teve de ser transformada no grémio do comércio de Vila Real. Foi reconvertida em associação após o movimento de 25 de Abril de tornando-se assim na ACIVR. No ano 2000 foi criado um departamento de formação.

6 Missão e objectivos Ao longo destas décadas e no presente, a ACIVR continua com o seu objectivo de defesa e promoção de interesses empresariais dos sócios. Actualmente, tem apoiado a promoção do comércio tradicional. Na área da formação, tem apoiado e financiado vários cursos. Permitindo deste modo ao aumento da sua oferta.

7 Órgãos sociais da ACIVR

8

9 Área Abrangida pela ACIVR A ACIVR tem cerca de 1400 associados e abrange os municípios de Alijó, Mondim de Basto, Murça, Ribeira de Pena, Sabrosa, e Pouca de Aguiar e Vila Real.

10 A associação: ACiVRAssociadosComerciaisIndustriaisFormação

11

12

13 Futuras instalações da ACIVR

14 Estudo de algumas empresas do ramo industrial. Empresas industriais: Real Portas, Carvalho e Mota, Recif Através do(a) inquérito/entrevista feito a algumas empresas do ramo industrial chegamos ás seguintes conclusões:

15 Conclusões: A maior parte das empresas não tem conhecimento dos serviços prestados pela ACIVR; Insatisfação da maioria dos associados entrevistados;

16 Estudo de algumas empresas do ramo comercial. Não apoiadas -» Lagao artigos Florais, Loja Caça e Pesca, Filipe Calvão Apoiadas -» Casa Romanos, Sapataria Carlos, Sr. Carlos Correia Através do(a) inquérito/entrevista feito a algumas empresas do ramo comercial chegamos ás seguintes conclusões:

17 Conclusões: Que das empresas não apoiadas os comerciantes gostariam de ser sócios, se isso lhes fosse mais rentável Que as empresas não apoiadas esperam mais informação da ACIVR Que as empresas apoiadas, raramente, participam na actividade da associação e nos eventos que a ACIVR promove. Que as empresas apoiadas não se sentem favorecidas por estar associadas desde que existe o departamento de formação.

18 Formação. A ACIVR conta actualmente com 126 cursos. Existem dois níveis de cursos modulares, o curso de nível 2, dão equivalência ao 9º ano de escolaridade, os cursos de nível 3, dão equivalência ao 12º ano de escolaridade. Tem apostado em cursos modulares, ou seja, de curta duração.

19 Observações: Negativas O site desta associação dispõe de pouca informação. Há pouca divulgação da ACIVR. Os locais de funcionamento da instituição não são os melhores. Positivas A ACIVR promove alguns eventos durante o ano. (desfiles de moda, animação de natal) Apoio a Inovação dos comerciantes e industriais;

20 FIM Orientado por: Professor José Portela GRUPO Trabalho Realizado por: Os Associados Nelson Aires nº Pedro Neves nº Sebastien Freitas nº Tiago Machado nº Vitor Coelho nº 30526


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO LINCENCIATURA EM GESTÃO Sociologia Estudo de caso: Associação Comercial e Industrial de Vila Real."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google